Como está o andamento da gestão da sua empresa?
Será que ela realmente está colhendo bons resultados ou poderia estar com um desempenho melhor?
Muitas vezes, por conta de alguns erros, acabamos não conseguindo um resultado realmente satisfatório com a nossa gestão.
Neste texto, abordaremos quais são os principais erros na gestão de uma instituição para que você consiga fazer com que a sua empresa tenha um melhor desempenho.
1. Não treinar a sua equipe
Um dos principais erros que diversas instituições cometem é não investirem no tratamento da sua equipe. Parece ser algo simples, mas que pode trazer consequências ruins para o seu empreendimento ao longo prazo.
Os colaboradores, principalmente os recém-chegados, precisam entender como se dá o funcionamento da sua empresa. Eles precisam entender como funciona a dinâmica da instituição e as atividades que deverão ser feitas por eles.
Sem isso, a sua equipe poderá passar um bom período “confusa” sobre como agir ou manter a identidade da instituição. Ao mesmo tempo, eles se sentirão desvalorizados e poderão buscar outras instituições que os valorize melhor.
Por isso, invista em um período para treinar esses novos integrantes da sua equipe às atividades da sua empresa, bem como instruí-los corretamente sobre as novas plataformas que podem ser adicionadas ao seu cotidiano, como uma maneira de modernização da instituição.
2. Não investir em ferramentas de gestão
Um outro erro bastante comum na gestão de instituições é não investir em sua modernidade.
Muitas empresas acabam se acostumando com processos e atividades manuais, o que resulta em uma perda de tempo, dinheiro e até mesmo de informações que podem ser úteis para o desenvolvimento da empresa.
Por isso, o ideal é investir em uma ferramenta de gestão que atenda às necessidades da empresa e otimize a sua atuação. Existem algumas opções no mercado, e por isso, é importante pesquisar bem para escolher a melhor.
Na área de TI e Telecom. uma delas é a Sumus E-billing, Sumus e-Xpenses e Sumus Analytics, que fornece diversas soluções para a sua empresa, como gerenciamento de contas e contratos, financeira, consumo e outras funcionalidades.
Um dos primeiros pontos que devem ser levados em conta é a segurança. Toda empresa lida com dados importantes, principalmente com relação aos seus clientes e por isso, não podem cair em mãos erradas.
Além de seguro, um ferramenta de gestão precisa ter funcionalidades que fazem sentido com a atuação da empresa, além de mostrar essas funções de maneira intuitiva e prática, para que a equipe consiga ganhar agilidade.
Saiba mais: 4 benefícios de usar a tecnologia para controlar as despesas e manter a lucratividade dos negócios
3. Não se planejar
Conforme falamos nesse artigo, outro erro bastante comum das empresas com relação a sua gestão é não fazer planejamento.
É muito importante ter uma estratégia para gerir a empresa e ter as suas principais informações sempre na mão.
Assim, é possível padronizar e organizar o andamento da empresa, fazer com que o restante da equipe consiga seguir as suas instruções de maneira mais correta, além de conseguir analisar se a sua gestão está surtindo efeitos positivos
O ideal é que o planejamento comece desde o momento de idealização da empresa e passe para os diversos setores existentes da instituição. Assim, será possível controlar e encontrar erros facilmente em cada um deles.
Invista o tempo que for preciso em um bom planejamento estratégico e contemple todos os itens necessários, desde a seleção de profissionais capacitados até a contratação de serviços de gestão de telecom para o melhor custo-benefício. Assim, sua empresa será ainda mais bem-sucedida!
4. Negligenciar os registros financeiros
A área financeira da sua empresa também precisa de atenção. Afinal, é por meio dela que você lidará com o dinheiro recebido e que deve ser gasto pela sua empresa para que ela continue em desenvolvimento.
É importante que você tenha, de maneira atualizada, os registros das movimentações financeiras feita pela sua empresa, como uma maneira de avaliar os lucros e gastos da instituição, além de verificar rapidamente se existe algo errado.
Ao perceber que a receita está diminuindo, será possível agir rapidamente, pensando em novas estratégias para fazer a empresa crescer novamente e trazer mais lucro.
E como uma maneira de organizar e otimizar essa atividade, você poderá contar com as ferramentas de gestão, que conseguem até mesmo coletar esses dados automaticamente e agilizar a elaboração de relatórios para a sua equipe.
Saiba mais: Fluxo de caixa: 4 passos práticos para gerenciar melhor a parte financeira do seu negócio
Assim, entendendo quais são os principais erros na gestão de empresas e o que fazer para evitá-los, você terá uma instituição bem mais organizada, otimizada e com redução de gastos, permitindo com que ela consiga se desenvolver mais facilmente.
A Sumus conta com soluções de consultoria e ferramentas especializados na gestão de TI e Telecom, estando há mais de 30 anos na área, tendo auxiliado mais de 400 clientes modernizarem e aumentarem a eficiência dos seus empreendimentos.
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