Descubra como aliar tecnologia e gestão para melhorar seus negócios

As duas áreas devem trabalhar juntas para potencializar os resultados da companhia
Cuidar da administração de uma empresa é tarefa complicada, a qual envolve uma série de assuntos e precisa ser feita com total cuidado e atenção. Para trazer melhorias tangíveis, é necessário aliar tecnologia e gestão.
Os dois assuntos são essenciais para companhias de todos os portes e segmentos, e tratá-los separadamente pode ser um grande erro. Quando aliados, eles possuem o potencial de revolucionar a realidade da sua empresa para muito melhor.
Vamos entender o que pode ser feito para que ambos assuntos caminhem juntos e, assim, a gestão possa ser aplicada da maneira mais tecnológica e eficiente possível.

Quão importantes são a tecnologia e gestão?

Fundamentais para as empresas, cada uma delas em determinados aspectos, embora possam se complementar para ajudar ainda mais as companhias.
A tecnologia é um assunto bem visto pela população. De acordo com a pesquisa Trust Barometer 2019, divulgada pela Edelman, 87% dos brasileiros entrevistados afirmam confiar no setor de tecnologia, neste que foi considerado como o setor líder em confiança.
Além disso, o índice de confiança de 2015 a 2018 foi de 81%, 83%, 82% e 86% respectivamente, ou seja, com exceção de uma pequena queda em 2017, os níveis apresentam uma elevação considerável.
Outro ponto que merece destaque dentro da mesma pesquisa é que a tendência é de que, em 5 anos, o índice de confiança na tecnologia será de 93%, número bastante positivo e que mantém o setor como potencial mais confiável, seguido pelo automotivo, com estimativa de atingir 86% de confiança em 2024.
Já uma pesquisa feita em 2013 pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com executivos de 212 empresas indicou que 99,53% deles afirmam que investir em melhorias na gestão podem ajudar a empresa a ser mais competitiva, mas só 79% deles disseram que a companhia realmente se importa com o assunto.
Ainda na mesma pesquisa, 58% afirmaram não saber exatamente quanto é investido para melhorar a gestão, enquanto 21% disseram que o investimento é de até 2% do faturamento total, 13% disseram que o valor vai de 2 a 5%, 4% afirmaram investir de 5 a 10% e outros 4% afirmaram que o valor é maior de 10%.
Os números mostram que tecnologia e gestão podem andar juntos, já que a confiança do brasileiro na primeira é bem grande, principalmente ao aliar o fato de que a gestão tende a ser um dos maiores desafios nas companhias.

Como aliar gestão e tecnologia em uma companhia?

Um dos maiores erros de gestão empresarial é deixar de recorrer à tecnologia para auxiliar nas necessidades da empresa, e saber complementar essas duas áreas é fundamental. Algumas das melhores dicas para realizá-lo em sua companhia são as seguintes:

Invista em um ERP

Quando se fala sobre tecnologia e gestão, é difícil não se lembrar do ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais), solução que alia perfeitamente as duas áreas.
Além de ser um dos termos de gestão que todos deveriam saber, esse tipo de software tem como finalidade centralizar as atividades de todos os setores, de modo que os níveis de organização da companhia melhorem consideravelmente.
Antigamente, tais sistemas eram viáveis apenas para empresas de grande porte e que tinham um elevado poder aquisitivo, já que sua aquisição englobava o investimento no próprio software e também na infraestrutura necessária para sua operação, como um servidor físico.
Hoje em dia, é possível encontrar opções econômicas no mercado, as quais podem operar através da computação em nuvem, ou seja, deixou de existir a necessidade de adquirir um servidor, o que reduz consideravelmente seus custos.
Veja também: O que é cloud computing? Por que esse serviço cresceu 51,7% em 2017?

Esteja aberto às novas tecnologias

Pessoa usando o tablet
Felizmente, o desenvolvimento da tecnologia nunca para. A cada dia que passa, surgem novos produtos, serviços e funcionalidades capazes de melhorar as atividades das empresas, seja qual for seu porte ou segmento, e é fundamental estar aberto a esse tipo de mudança.
Esse pode ser um processo complicado, principalmente em empresas tradicionais e que ainda recorrem a procedimentos e tecnologias antigas, mas a falta de adaptação pode resultar em sérios prejuízos a médio e longo prazo.
As tendências de tecnologia para sua empresa precisam ser aproveitadas para não “parar no tempo”. A internet já foi uma inovação, mas hoje em dia é uma verdadeira necessidade para as companhias, seja direta ou indiretamente.
Quando tecnologia e gestão andam juntas, é possível aproveitar o que há de melhor em cada uma delas, sempre com o intuito de ajudar nas operações da companhia.

Nunca deixe de investir na gestão

Essa é uma dica fundamental, principalmente com a chegada de novas tecnologias que podem ajudar na gestão. Por melhor que ela esteja, sempre é possível melhorar em alguma área para potencializar os resultados.
De acordo com uma pesquisa feita por professores das universidades de Harvard, Duke e Stanford, startups em que os fundadores aplicam mais tempo à gestão de pessoas apresentam melhores resultados, o que também se aplica a companhias de outros portes.
Essa é apenas uma das vertentes da gestão que pode ser melhorada, em conjunto com marketing, vendas, finanças, produção, tempo e informação, entre outras. Fazer uso de tecnologia e gestão pode lhe ajudar a encontrar pontos de melhoria que poderiam passar despercebidos.

Tecnologia e gestão: áreas que devem andar de mãos dadas

É possível cuidar da gestão sem o apoio da tecnologia, e a recíproca também é verdadeira, mas essa não é uma boa decisão. Ao aliá-las, é possível ter resultados muito melhores, mais eficientes e duradouros.
Não é preciso ser um profundo conhecedor das tecnologias e nem um gestor com décadas de experiência, mas quando os assuntos são pensados em conjunto, a empresa só tem a ganhar com isso.
Assim como a gestão de telecom é uma mescla das duas áreas, aplique este raciocínio para o restante da empresa e veja como tecnologia e gestão não apenas combinam como são fundamentais para qualquer companhia!
Conheça nossas soluções para Gestão em Telecom e contrate!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER