Investir em coleta seletiva, fontes de energia limpa e outras práticas sustentáveis pode aproximar a empresa de seus consumidores.
A sustentabilidade está cada vez mais presente na sociedade. No mundo dos negócios, por exemplo, a adesão a práticas conscientes atrai consumidores e pode impactar a relação que eles têm com as empresas que consomem.
O levantamento “Future Consumer Index” da EY, divulgado em novembro de 2023, apontou que a preocupação dos brasileiros com o planeta afeta o consumo, e 73% dos consumidores estão mudando para opções sustentáveis. Um estudo mais recente, de janeiro de 2024, também comprovou essa questão.
A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mapeou o comportamento do consumidor em 2023 em relação ao ano anterior e constatou que o número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis aumentou de 74% para 81%.
Dessa forma, o posicionamento das empresas diante de ações ligadas à sustentabilidade é uma questão que vem se tornando cada vez mais fundamental para atrair consumidores e criar uma imagem positiva para a marca.
Além de participar de debates relacionados a hábitos conscientes, os empresários e empreendedores podem apostar em práticas no dia a dia de seus negócios, como fazer coleta seletiva, usar fontes de energia limpa e reduzir os níveis de desperdício de água.
Por que investir em sustentabilidade nos negócios?
Empresas que se preocupam com a sustentabilidade podem colher bons frutos no futuro e, de quebra, ajudar o meio-ambiente. Os primeiros aspectos percebidos em marcas alinhadas a ações conscientes são a valorização da imagem da marca e o aumento da lucratividade.
Uma empresa que se mostra preocupada com assuntos desse viés acaba construindo um perfil responsável, consciente e preocupado com o futuro das pessoas e do planeta. Do ponto de vista do consumidor, esse tipo de atitude é positivo e pode ser um diferencial competitivo.
Um relatório do Boston Consulting Group revelou que 80% dos consumidores consideram as questões de sustentabilidade em suas compras no dia a dia, aceitando inclusive pagar por um preço maior para ter itens e serviços sustentáveis.
Além disso, o perfil consciente também pode ajudar a diminuir custos e desperdícios no dia a dia da empresa, assim como gerar um aumento na eficiência operacional.
Confira também: Promova a impressão sustentável de documentos com o Print Control
4 práticas sustentáveis para adotar no dia a dia empresarial
Para se tornarem negócios sustentáveis, as empresas devem apostar em medidas, processos e políticas conscientes no dia a dia corporativo. Ao adotar essas ações, também é importante criar iniciativas para sensibilizar os colaboradores sobre a sustentabilidade.
Mostrar como as ações funcionam na prática, criar momentos de conscientização e debater sobre o assunto no ambiente de trabalho são atitudes que podem ajudar a fortalecer os hábitos conscientes para todos os que atuam na empresa.
Há diferentes iniciativas que podem ser adotadas para criar uma empresa sustentável, entre elas estão coleta seletiva, energia limpa, medidas para reduzir o consumo de água e certificações ambientais.
Coleta seletiva
A coleta seletiva de resíduos é uma forma de dar um destino produtivo ao lixo gerado na empresa. Em linhas gerais, essa prática é um sistema inteligente de recolhimento de resíduos que envolve a classificação prévia dos materiais. Itens como vidro, plástico, metal e papel são agrupados de acordo com as suas características, possibilitando uma gestão mais eficiente e ecologicamente correta dos resíduos.
Esse tipo de ação estimula o consumo consciente, evita desperdícios, reduz custos de produção, evita a poluição do solo, diminui o impacto nas águas e ainda gera economia para a organização.
Energia limpa
A energia limpa é uma forma de se obter energia a partir de fontes renováveis e sustentáveis, que geram impacto reduzido ou quase nulo ao meio ambiente. Diferentemente do que ocorre com as fontes tradicionais, como combustíveis fosseis, essa proposta utiliza recursos naturais inesgotáveis, como o vento e a luz solar.
Nos modelos tradicionais, há um impacto significativo ao meio ambiente, já que a queima de combustíveis fósseis libera grandes quantidades de gases nocivos à natureza que contribuem para o aquecimento global e mudanças climáticas.
Redução no consumo de água
A preocupação com o consumo de água é uma das ações que as empresas podem adotar para se tornarem mais conscientes com o meio ambiente. No dia a dia, é importante se atentar a alguns detalhes e prestar atenção no nível de água utilizado em suas atividades.
Nos jardins, por exemplo, é importante ligar os irrigadores em horários mais frescos, como o início da manhã ou fim de tarde. Nos banheiros, a instalação de torneiras de pressão e de descargas de duplo acionamento também ajudam a reduzir o gasto desse recurso. Além disso, o reuso da água também pode ser interessante.
Certificações ambientais
As licenças e certificações ambientais confirmam a adequação da empresa às normas e leis ambientais. Além disso, também certificam medidas e ações tomadas em prol da sustentabilidade, ainda que não sejam obrigatórias.
Esse tipo de selo ajuda a mostrar ao consumidor a preocupação da empresa com pautas conscientes, além de comprovar a sustentabilidade empregada nos negócios.
Saiba mais: Conheça os tipos de certificação ISO