Mobile Marketing: Saiba Como Pode Alavancar Sua Empresa!

Mobile Marketing: Saiba Como Pode Alavancar Sua Empresa!

O uso de dispositivos móveis cresce a cada dia que passa, e sua empresa precisa investir em estratégias de marketing específicas para esses casos

De acordo com a 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), divulgada em abril de 2017, até o final do ano, o número de celulares excederia o de habitantes.
Ao considerar que o Brasil tem aproximadamente 208 milhões de habitantes, então são pelo menos 208 milhões de aparelhos celulares por aí, presente nos bolsos e bolsas de quase todas as pessoas.
É fato que esses dispositivos são ótimos para o dia a dia, já que eles podem ajudar a se comunicar com pessoas distantes, aprender novos conhecimentos e também estar em contato com empresas de todos os tipos, e aí entra um ponto fundamental.
O mobile marketing é um conceito que já existe há muito tempo, mas que ganha mais força a cada dia que passa, tanto pelo número crescente de celulares quanto por seu uso no cotidiano de todas as pessoas.
Sua empresa pode se aproveitar muito disso e construir oportunidades de negócio valiosas e duradouras, desde que saiba como agir. Conheça melhor esse conceito e veja como ele pode ser transformador para o seu negócio.

O Que é o Mobile Marketing?

Basicamente, esse é um conceito que trata da interação de empresas com usuários através de seus dispositivos móveis, sejam eles celulares ou tablets. Tal possibilidade abre muitas portas, que antes simplesmente não existiam.
Por exemplo, antigamente as malas diretas eram estratégias muito adotadas pelas empresas, que precisavam de um investimento considerável, mas obtinham um bom retorno com isso. Porém, atualmente, essa alternativa não é mais vantajosa.
Prova disso é a sua caixa de correios hoje em dia: é bem mais raro receber materiais de empresas do que era há alguns anos atrás, e as que você recebe dificilmente se convertem em chances reais de negócio.
Porém, com o mobile marketing, a situação é completamente diferente. Também é possível constatar isso em seu dia a dia: pode ser que você já tenha saído de casa e esquecido das chaves ou da carteira, mas o celular sempre está no bolso.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016, cujos dados foram divulgados pelo IBGE no mês de março de 2018, aproximadamente 116 milhões de brasileiros acessam à internet.
Outro dado que pode ser ainda mais surpreendente do que esse, divulgado na mesma pesquisa, é que 94,6% de quem utiliza a internet no Brasil o faz através do celular, ou seja, esse é um público muito grande para ser ignorado por sua empresa.

Como o Marketing em Dispositivos Móveis Pode Ajudar Minha Empresa?

Oportunidades não faltam. Entre os principais erros em uma estratégia de marketing digital encontra-se a desconfiança das empresas em sua eficácia, mas não tenha dúvidas de que o mobile marketing pode fazer toda a diferença, positivamente.
Algumas das melhores soluções disponíveis são as seguintes:

SMS

Hoje em dia, existem diversos aplicativos para envio de mensagens gratuitas, como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Skype e outros, mas nem por isso as mensagens em SMS deixaram de ser importantes.
Primeiro de tudo, todos os celulares, sem exceção, podem receber mensagens SMS, mesmo que seus proprietários não estejam conectados à internet no momento. Logo, a taxa de abertura dessas mensagens tende a ser muito maior.
Além disso, o público que recebe SMS o faz porque autorizou sua empresa a enviá-los, ou seja, a assertividade também tende a ser muito maior.
São muitas as atividades que podem ser feitas através do SMS, como o envio de informações sobre a entrega de produtos, ofertas exclusivas, condições especiais de compra e até mesmo cobranças.
Por mais que já tenha alguns aninhos de vida, o SMS e o mobile marketing ainda caminham de mãos dadas e devem se manter assim por muito tempo.

E-Mail Marketing

Assim como acontece com os SMS, um bom e-mail marketing só é enviado a pessoas que tenham autorizado o recebimento de mensagens. Além disso, por ser um formato multimídia, as possibilidades aumentam ainda mais.
Entre as melhores estratégias de marketing digital para empresas de telecomunicações, o e-mail marketing se destaca por sua versatilidade e também praticidade, já que o e-mail é a caixa de correio da era moderna.
Você pode disparar e-mails com ofertas, lançamento de novos produtos e serviços, artigos e informações relevantes para o seu público, pesquisas de opinião e inauguração de novas lojas, entre muitas outras possibilidades.
Seja qual for o objetivo pretendido por sua empresa, não abra mão dos e-mails para o mobile marketing, Afinal de contas, hoje em dia, quase todo mundo deixa sua conta conectada no celular e recebe os e-mails imediatamente.
Saiba mais sobre a importância do mobile marketing!

Redes Sociais

Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn… Seu público em potencial está espalhado nessas redes sociais: basta que você o encontre e consiga construir novas oportunidades de negócio.
Existem várias finalidades para as redes sociais no mobile marketing, mas duas que se destacam são o relacionamento com os clientes e também a possibilidade de encontrar novos clientes, que ainda não conhecem a sua marca.
Para a primeira, sua empresa pode abastecer as redes sociais com conteúdos periodicamente, pelo menos algumas vezes por semana. Assim, você mostra que ela está conectada e ativa naquele local.
A segunda possibilidade também é muito interessante. Através das segmentações, você consegue impactar pessoas que podem gostar muito dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa e se transformar em novos clientes.
De acordo com um estudo sobre o uso de internet e redes sociais no mundo, promovido pela HootSuite, em parceria com uma agência, 62% dos brasileiros estão conectados nas redes sociais, ou seja, quase 130 milhões de pessoas.
É por tudo isso que as redes sociais simplesmente não podem faltar em uma estratégia de marketing digital que se preze. Além do mais, os resultados podem ser completamente mensurados, de modo a saber qual estratégia é a mais vantajosa.

Aplicativos

Hoje em dia, é possível encontrar aplicativos para praticamente tudo: desde pagar contas até reservar quartos de hotel e pedir uma pizza no seu restaurante preferido. Logo, os apps também são fundamentais para o mobile marketing.
Assim que alguém baixar o aplicativo da sua empresa, será possível se comunicar diretamente com ela através das notificações, com ofertas, conteúdos e materiais interessantes.
Como todo mundo deseja praticidade hoje em dia, é bem provável que o seu público prefira utilizar um aplicativo do que fazer uma ligação telefônica, que pode demorar mais e ainda é tarifada.
Por isso, o investimento em aplicativos é uma estratégia que pode te diferenciar da concorrência, além de mostrar que a sua empresa está ligada com as mais recentes novidades do mundo da tecnologia.

Aproveite o Mobile Marketing Para o Crescimento da Sua Empresa!

Conforme a tecnologia se desenvolve, o mercado precisa se adaptar a isso. Empresas que ficam para trás tendem a perder muitos clientes, o que é perigoso no curto prazo e pior ainda para o futuro mais distante.
Por isso, o marketing para dispositivos móveis deve ser aproveitado o quanto antes, ainda mais pelo fato de que várias empresas não começaram a utilizá-lo ainda. Logo, quem o fizer já estará no pelotão de frente, pronto para atingir seu público.

Então, se a sua empresa possui gerenciamento de Soluções MDM, porém ainda não se utiliza do mobile marketing, não perca nem mais um dia para começar a planejar suas estratégias. Quem fizer isso poderá alavancar vendas e colher ótimos frutos dentro de pouco tempo.

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