Pesquisar
Close this search box.

Indústria 5.0: Como o 5G e a Internet das coisas estão transformando a maneira como as empresas operam

Pessoa utilizando tecnologia

A Indústria 5.0 e a (IoT) estão sendo de extrema importância para a revolução da forma que as empresas trabalham. Entenda como essa tecnologia pode ser essencial para o seu negócio!

Máquinas inteligentes e seres humanos trabalhando lado a lado. Um cenário até então restrito aos filmes de ficção científica, emerge no mundo real como uma realidade irreversível trazida pelo conceito da Indústria 5.0.

No cerne dessa nova realidade, estão a Internet das Coisas (IoT) e a internet 5G.  Tecnologias que permitem que as indústrias se tornem mais inteligentes, eficientes e sustentáveis. E, dessa forma, transformam a maneira como vivemos e trabalhamos. 

No entanto, de que forma essas três forças se conectam entre si e o que isso significa para o futuro? Continue a leitura que explicaremos ao longo deste artigo. 

O que é a Indústria 5.0

Se falamos de Indústria 5.0 é porque já escalamos as outras quatro fases anteriores da indústria. 

Infografico da evolução da industria

O termo Indústria 5.0 se refere à quinta geração/revolução da indústria e está construída sobre os mesmos alicerces da Indústria 4.0, mas com algumas diferenças. 

Enquanto a Indústria 4.0 focava na automação e na digitalização, a Indústria 5.0 busca uma maior colaboração entre humanos e máquinas

Em outras palavras, a Indústria 5.0 busca simplificar os processos diários das pessoas, seja no trabalho ou fora dele, favorecendo a mobilidade e a acessibilidade dos usuários. 

Isso não significa que a tecnologia irá substituir os humanos, mas sim trabalhará a seu favor, complementando habilidades e melhorando a eficiência nas tarefas do dia a dia.

O que é Internet das Coisas (IoT)

A IoT refere-se à rede de dispositivos físicos, desde carros e eletrodomésticos até sensores industriais, que estão conectados à internet e podem trocar dados entre si, bem como com os usuários, criando um ecossistema altamente conectado e inteligente.

Em se tratando da rotina das pessoas no ambiente corporativo, a IoT pode ser usada para melhorar a eficiência dos processos internos de várias maneiras, incluindo: 

Monitoramento e controle remoto: Ela permite que as empresas monitorem e controlem ativos e processos remotamente, o que pode ajudar a reduzir custos e melhorar a produtividade

Por exemplo, uma empresa de manufatura pode usar sensores IoT para monitorar o desempenho de suas máquinas e identificar problemas antes que eles causem falhas. O que pode ajudar a reduzir o tempo de inatividade e aumentar a produtividade.

Entenda: Gestão de Facilities: o que é e como superar desafios no setor corporativo

Automatização: A IoT pode ser usada para automatizar tarefas e processos liberando os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas para a firma. 

Por exemplo, uma empresa de varejo pode usar sensores IoT para monitorar os níveis de estoque e automatizar o reabastecimento. Dessa forma, ela contribui para a melhoria no atendimento ao cliente e redução dos custos operacionais.

Análise de dados: A IoT pode gerar uma grande quantidade de dados, que podem ser usados para melhorar a tomada de decisão

Ou seja, uma empresa de logística pode usar os dados por sensores IoT para rastrear o movimento de mercadorias e identificar oportunidades de otimização. Resultando em economia e agilidade na entrega

O que é a internet 5G

A Internet 5G é a próxima geração de conectividade móvel. Ela promete velocidades de download e upload significativamente mais rápidas, de até 10 Gbps. O que permite transmitir uma grande quantidade de dados em menos tempo. 

Além disso, promete uma latência bem menor em comparação com as gerações anteriores, de até 1 milissegundo. Algo significativamente importante para aplicações de IoT que exigem respostas rápidas, como veículos autônomos e cirurgias remotas.

A internet 5G também permite a conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo à rede. Ideal para aplicações IoT que exigem uma grande quantidade de dispositivos conectados.

E é assim que a tecnologia vem abrindo novas portas e oportunidades para as indústrias e para a sociedade como um todo. 

Como as novas tecnologias afetam a maneira como trabalhamos

A Indústria 5.0, a IoT e a Internet 5G estão intrinsecamente ligadas. A IoT fornece a infraestrutura para a Indústria 5.0, permitindo que dispositivos e máquinas se comuniquem e colaborem. 

Já a Internet 5G, por sua vez, fornece a conectividade de alta velocidade e baixa latência necessária para que essa comunicação ocorra de maneira eficiente. Favorecendo, assim, a redução de custos e o aumento da produtividade. 

Alguns exemplos para entendermos melhor como a IoT e a 5G estão sendo usadas na Indústria 5.0 e seus benefícios:

Manufatura

Monitoramento do desempenho de máquinas e equipamentos, a fim de identificar problemas antes que eles causem falhas e automatizar tarefas. Com a 5G é possível conectar vários dispositivos à rede, mesmo em locais remotos ou de difícil acesso.

Logística

Rastreamento do movimento de mercadorias, otimização das rotas de transporte e redução dos custos operacionais. Com o 5G, diversos dispositivos IoT podem se comunicar em tempo real, o que é essencial para aplicações como veículos autônomos.

Saúde

A IoT está sendo usada para monitorar pacientes em casa, fornecer assistência remota a médicos e hospitais e desenvolver novos tratamentos e medicamentos. A alta conectividade e velocidade no sinal de internet é essencial para aplicações como cirurgias remotas.

Como podemos ver, a integração entre as tecnologias através da Indústria 5.0 pode ser usada de diversas maneiras, principalmente para monitorar e controlar ativos e processos remotamente, de qualquer lugar do planeta. 

Essa integração gera uma grande quantidade de dados que podem ser usados para tomada de decisão no ambiente corporativo. Além disso, ajuda a mitigar custos e aumentar a produtividade

Embora a 5G não esteja disponível para todos, já vemos muitos impactos na indústria. À medida que a tecnologia se expande, podemos esperar ainda mais aplicações de IoT inovadoras, que simplificam o nosso dia a dia. 

Como a SUMUS pode ajudar a inserir a sua empresa Indústria 5.0

A SUMUS oferece uma ampla gama de serviços e soluções que podem auxiliar as empresas a aproveitarem os benefícios da 5G para a IoT e, assim, potencializarem seus processos operacionais.

Através da plataforma Sumus Concept, a empresa pode contribuir para a inserção de empresas de pequeno, médio e grande porte, à vanguarda da Indústria 5.0. Além de assistência na implantação e suporte para soluções de IoT. 

Módulos como Asset Managment, Facilites Managment, Billing Telecon e Cost Allocate, ajudam a automatizar, monitorar e controlar ativos e processos remotamente.

Veja mais: IA na Gestão de Ativos: Como a inteligência artificial pode beneficiar as empresas

Ademais, geram grande quantidade de dados, contribuindo para o alinhamento estratégico da indústria, no gerenciamento de custos e rateio inteligente entre as áreas.

Por exemplo, na área de Manufatura, as soluções da Sumus permitem à empresa-cliente identificar e reduzir o tempo de inatividade de seus ativos, otimizando a produção. 

No Varejo, os módulos Asset Management e Faciliteis Managment são de grande utilidade para monitorar estoques, diminuindo desperdícios e custos operacionais, favorecendo melhorias no atendimento ao cliente.  

A Sumus está comprometida em ajudar as empresas a serem inseridas na Indústria 5.0, aproveitando ao máximo o potencial da 5G para a IoT, bem como para a Inteligência Artificial (IA) e big data. 

Somos uma empresa em busca constante pela inovação, e comprometida em fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que as indústrias possam alcançar o sucesso

Entre em contato ou clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Autor:

NEWSLETTER



    Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: