Descubra quais são os principais desafios ao gerir uma empresa

 
Saiba o que você enfrentará nesse processo empreendedor!
A gestão de negócios é uma atividade trabalhosa, que envolve uma série de planejamentos, operações e testes. Por isso, é natural que o processo seja acompanhado de desafios durante sua realização.
Na verdade, os desafios são praticamente inevitáveis, seja para quem ocupa a posição de gestão de uma empresa pela primeira vez ou para os que já estiveram nessa situação, já que cada caso possui suas especificidades.
Por isso, o melhor a se fazer é conhecer os desafios por antecipação e saber como proceder com cada um deles. Dessa forma, será possível resolvê-los rapidamente e, assim, agir em prol do crescimento da empresa!

Quais são os maiores desafios envolvidos na gestão de negócios?

Mesmo que não seja possível prever todos eles, graças às peculiaridades de cada empreendimento, alguns que merecem destaque são os seguintes:

Gestão financeira

Quando se pensa nas características de um empreendedor, é comum se lembrar da criatividade e imaginação, com ideias disruptivas e que chamam a atenção, mas eles nem sempre possuem afinidade com finanças.
Não há nada de errado em não conseguir realizar uma gestão financeira com criatividade, já que cada empreendedor possui o seu perfil, mas não há dúvidas de que esse é um assunto que precisa ser acompanhado de perto.
De acordo com um estudo feito em 2017 pelo Serasa, das 17 milhões de empresas brasileiras ativas na época, um terço delas tinha problemas financeiros, ou seja, mais de 5,6 milhões, número que chama a atenção.
Por isso, o ideal é que a empresa tenha um diretor financeiro experiente, o qual possa tomar as melhores decisões possíveis para o sucesso da gestão de negócios e, assim, proporcionar resultados positivos e sustentáveis.
Se o orçamento não permitir a contratação de um diretor financeiro, podem ser contratados os serviços de consultoria de uma empresa especializada, cujo custo-benefício pode ser melhor para as condições da companhia.

Legislação e burocracia

A partir do momento que se tem uma empresa, é preciso seguir às normas e regras para pessoas jurídicas. Além disso, de acordo com a área de atuação, existem outras leis e normas que devem ser seguidas, o que pode trazer uma grande dor de cabeça.
Para conseguir superar essa etapa, é possível recorrer a um consultor empresarial que entenda sobre a área de atuação da companhia e, assim, possa esclarecer tudo o que precisa ser seguido para que ela opere dentro do que a lei exige.
Outra alternativa é tentar entender o assunto por conta própria, mas devido à burocracia e quantidade de normas, a dificuldade pode ser grande. Por isso, analise a situação e veja se vale a pena terceirizar essa etapa da gestão de negócios, pelo menos em seu início.

Recrutamento e seleção

A imagem mostra uma lousa com um marcador apontando para cima, simbolizando o crescimento
Por mais criativo e esforçado que seja um diretor, é quase impossível guiar todo o negócio sozinho. Em um determinado momento, ele precisará de outras pessoas ao seu redor para que os processos funcionem perfeitamente.
Para isso, é fundamental escolher profissionais qualificados e que realmente queiram vestir a camisa da empresa, com uma atuação consistente, responsável e que faça o investimento valer a pena.
Quem deseja empreender com sucesso deve escolher colaboradores capacitados, os quais demandam uma remuneração maior do que outros menos experientes, mas tenha em mente que isso poderá trazer resultados muito melhores à empresa.
A quantidade de colaboradores é importante para a gestão de negócios, mas antes disso, pense na qualidade. Dessa forma, a equipe pode ser enxuta, mas altamente eficiente e com a possibilidade de trazer um grande potencial de crescimento e desenvolvimento para a empresa.

Adoção de novas tecnologias

Sejam pessoas da geração Baby Boomer, X, Y, Z ou Millennial, chegará um momento em que elas terão que lidar com novas tecnologias para o bem da empresa, e isso não pode ser deixado de lado.
Existem diferentes tipos de empreendedorismo, mas para que a companhia tenha sucesso, é essencial que ela aproveite o melhor que a tecnologia tem a oferecer, o que pode trazer diferenciais importantes em relação à concorrência.
Uma que se destaca atualmente é a Big Data, por meio da qual é possível entender melhor quem são os potenciais clientes da empresa e, assim, agir de maneira mais assertiva para conseguir impactá-los com estratégias de marketing, entre outras aplicações.
A gestão de telecom é outra tecnologia importante, que embora não seja tão nova, merece ser analisada pela empresa, já que a partir do momento em que for instaurada, o setor de telecomunicações tende a fluir com excelência.
Estar atento às tecnologias que surgem no mercado é uma etapa essencial na gestão de negócios e que pode trazer bons frutos.

Atendimento ao cliente

Por último, mas não menos importante, vem o atendimento ao cliente. A empresa pode oferecer os melhores produtos do mercado ou serviços que superem até as expectativas dos clientes mais exigentes, mas se os clientes não forem atendidos a contento, sua satisfação é colocada em xeque.
É fundamental oferecer um atendimento diferenciado aos clientes, não apenas por obrigação, mas sim como uma etapa importantíssima da gestão de negócios, principalmente hoje em dia, em que os canais de comunicação possuem fácil acesso.
Quando o cliente é bem atendido, pode ser que ele não deixe uma avaliação positiva nas redes sociais ou perfis da empresa, mas caso o atendimento tenha sido ruim, são grandes as chances de que ele exponha seu descontentamento pela internet.
É claro que esse não é o único motivo a ser considerado em relação ao atendimento, já que é importante oferecer uma experiência de alta qualidade ao cliente, mas vale a pena pensar nas consequências que isso pode trazer.
Vale a pena investir esforços pesados para atender aos clientes com excelência. Assim, além da chance de que ele volte a fazer negócio com a empresa, ele pode se tornar um defensor da marca e, assim, ajudar a conquistar novos clientes.

Supere os desafios da gestão de negócios!

Cada um dos desafios citados pode se fazer presente em sua empresa, não importa qual seja o porte ou o segmento, já que eles fazem parte do processo de crescimento e desenvolvimento da companhia.
Diferente do que se pode pensar, a presença dessas dificuldades pode ser até positiva para a empresa, já que a ensina a pensar e superar as situações pelas quais tem de passar, o que a torna mais resistente para lidar com o mercado.
Assim como a gestão de telecom é fundamental para o sucesso do setor e das finanças, cada desafio é benéfico em sua área. Com isso, quem está envolvido na gestão de negócios pode tornar-se um melhor profissional a cada dia que passa!
Está precisando de uma auditoria de contas? Veja agora nossas principais soluções!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER