Como foi a evolução do telecom até hoje

Entenda quando este conceito surgiu e em que evoluiu desde então
Hoje em dia, quando se fala sobre telecom, é comum se lembrar de celulares, linhas móveis, internet, telefonia fixa e outros itens que fazem parte do cotidiano. A área, porém, nem sempre foi assim, muito pelo contrário.
Seu significado está relacionado à comunicação, a qual naturalmente não acontecia há centenas de anos como ocorre hoje, o que torna o assunto ainda mais interessante e curioso.
Vamos saber qual é a definição deste conceito, quão importante ele é para a sociedade moderna e, posteriormente, sua evolução com o passar do tempo.

O que é telecom?

É um termo abreviado para telecomunicação, o que, por sua vez, consiste na transmissão de sinais, mensagens, palavras, escritas, imagens, sons ou informações de qualquer outra natureza por fios, sinais óticos, de rádio ou de sistemas eletromagnéticos.
A telecomunicação ocorre quando existe a troca de informações entre diferentes partes mediante o uso da tecnologia, algo que é bem comum hoje em dia e, inclusive, colabora para a evolução e o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Computadores, notebooks e tablets conectados à internet, bem como telefones móveis e fixos, rádios e televisores estão entre alguns dos principais recursos de telecom da atualidade.
Algumas estimativas que chamam a atenção na área são as seguintes, todas disponibilizadas pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês):

  • No final de 2018, 51,2% da população global, ou 3,9 bilhões de pessoas, estavam conectadas à internet.

 

  • Também no final de 2018, a cada 100 habitantes, havia 107 assinaturas de telefonia móvel, 12,4 assinaturas de telefonia fixa, 69,3 assinaturas ativas de internet móvel banda larga e 14,1 assinaturas de internet fixa banda larga.

 

  • No final de 2018, havia 1,616 bilhão de assinaturas de telefonia móvel em países desenvolvidos e 6,545 bilhões de assinaturas em países em desenvolvimento, totalizando 8,160 bilhões de assinaturas, número maior que o da população mundial da época, estimada em 7,633 bilhões de pessoas.

Outra estatística que também merece ser comentada está disponível no portal Statista, que diz que a receita global dos serviços de telecom era de € 1,13 trilhão, valor que deve aumentar para € 1,196 trilhão em 2019.
Veja também: Serviços de telecom: como usá-los a seu favor

A evolução do telecom

Como vimos anteriormente, o conceito de telecomunicações está ligado ao uso da tecnologia, mas mesmo quando ela ainda não era tão desenvolvida, a comunicação a distância já existia.
Vamos conferir uma linha do tempo e entender o que aconteceu desde aquela época até termos o que está disponível hoje!

  • 1200 a.C.: Homero comenta, na famosa obra “Ilíada”, a respeito de sinais de fumaça.

 

  • 700 a.C. a 300 d.C.: pombos-correio foram usados nas Olimpíadas.

 

  • 1588: a chegada da Marinha Espanhola foi anunciada por sinais de fumaça.

 

  • 1791: os irmãos Chappe, na França, eram jovens e iam para escolas diferentes, mas que ficavam no mesmo campo de visão. Com permissão, eles desenvolveram um sistema de sinalização, como um semáforo, para que pudessem mandar mensagens um para o outro através da movimentação de seus braços com um bastão, cujas posições remetiam às letras do alfabeto.

 

  • 1793: os mesmos irmãos Chappe desenvolveram o primeiro sistema semafórico comercial entre duas localidades próximas a Paris. Napoleão acreditou que essa era uma boa ideia e desenvolveu sistemas para cobrir as principais cidades da França, o que se estendeu para Itália, Alemanha e Rússia. A velocidade era de aproximadamente 15 caracteres por minuto.

Antenas de telecomunicação com o fundo do céu

  • 1837: Cooke e Wheatstone obtiveram uma patente para telégrafo.

 

  • 1843: o FAX foi inventado pelo físico escocês Alexander Bain.

 

  • 1844: Morse demonstra seu telégrafo elétrico, enviando uma mensagem de Baltimore das câmaras da Corte Suprema de Washington, DC. A frase, “What hath God wrought?” (O que Deus fez?) marcou uma nova era na comunicação e os primórdios do telecom.

 

  • 1851: havia 51 empresas de telégrafos em operação.

 

  • 1866: a primeira linha transatlântica de telégrafos foi feita com sucesso. Antes da instalação do cabeamento, uma mensagem entre os Estados Unidos e a Europa levava 11 dias para ser transmitida.

 

  • 1875: a teoria do telefone de Alexander Graham Bell foi confirmada em um experimento. No mesmo ano, as primeiras palavras foram transmitidas por telefone.

 

  • 1876: Bell inventa o telefone. No mesmo ano, a primeira sentença completa foi transmitida por telefone em Boston.

 

  • 1892: primeira conversa por linha aérea foi realizada, entre Nova York e Chicago, com quase 1.450 km de distância entre os pontos.

 

  • 1902: primeira conversa de longa distância por cabos subterrâneos, de Nova York a Newark, com mais de 15 km entre os pontos.

 

  • 1907: início do oferecimento de serviços comerciais transatlânticos sem fio, o que foi estabelecido por Guglielmo Marconi, com estações em Clifden (Irlanda) e Glace Bay (Nova Escócia, Canadá).

 

  • 1926: demonstração de uma TV através do uso de bulbos de neon e discos mecânicos de escaneamento.

 

  • 1927: Philo Farnsworth demonstra a primeira televisão para potenciais investidores através da transmissão da imagem de um cifrão ($).

 

  • 1936: a BBC começa com seu serviço de televisão.

 

  • 1949: o volume de ligações telefônicas chega a 180 milhões por dia.

 

  • 1974: primeiro satélite doméstico entra em operação.

 

  • 1981: o primeiro serviço de telefonia móvel é oferecido na Arábia Saudita e na Escandinávia.

 

  • 1982: primeiro serviço de teleconferência colorido é oferecido.

 

  • 1992: a World Wide Web nasce.

 

Melhore seu desempenho com nosso Servidor for Web – Intelligence Business, você ainda pode experimentar totalmente gratuito por 30 dias!

Telecom: uma história de sucesso

O número de tendências de telecom disponíveis hoje em dia é muito grande, mas é interessante saber como ocorreu a evolução até atingir o ponto que existe atualmente.
Não há dúvidas de que o desenvolvimento das telecomunicações impactou direta e positivamente no mundo, já que permitiu a empresas, pessoas e órgãos governamentais a comunicação a distância, algo indispensável na atualidade.
Portanto, quando for fazer uma ligação, usar a internet ou contratar um serviço de gestão de telecom, lembre-se dessa linha do tempo e de cada passo da evolução que precisou ser percorrido até que se atingisse o patamar atual!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER