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Como contratar uma empresa de gestão financeira e controlar os gastos da sua empresa

Homem segurando e olhando para um celular. Na outra mão, ele segura uma folha de papel.

Para contratar uma empresa de gestão financeira é preciso conhecer sua reputação, certificações, pacotes oferecidos e até marcar uma conversa. Confira como contratar o serviço para o seu negócio!

A gestão financeira de empresas desempenha um papel crucial na sustentabilidade e crescimento de organizações. Afinal, ela evita falhas que podem ser fatais para as empresas, levando até mesmo ao encerramento prematuro das atividades.

Em busca de assegurar uma gestão financeira sólida e personalizada, muitas organizações optam por contratar uma empresa de gestão financeira. Essa decisão não apenas fortalece a base financeira do negócio, mas também proporciona insights especializados, vitalidade econômica e resiliência em face de desafios econômicos. Prossiga a leitura para entender mais sobre o tema!

O que é a gestão financeira de uma empresa?

A gestão financeira de empresas é um conjunto de atividades e processos que visa administrar os recursos de uma organização. São procedimentos administrativos que planejam, executam, analisam e controlam as atividades financeiras do negócio.

O grande objetivo de ter uma gestão financeira eficiente é garantir a saúde econômica da operação, permitindo a perpetuação e o crescimento do negócio. A gestão financeira busca permitir que a empresa obtenha o seu melhor resultado e o maior lucro possível.

Qual é a importância da gestão financeira de uma empresa?

Segundo dados do IBGE, das empresas fundadas em 2008, apenas um quarto permanecia em atividade no ano de 2018. Cerca de 20% fecharam as portas durante o primeiro ano de atividade e, em cinco anos de operação, mais da metade já tinha encerrado seus negócios.

Apesar de haverem fatores macroeconômicos do período que podem ser levados em conta para explicar esses dados, 25% dos empreendedores apontaram falhas de gestão como o motivo para o encerramento das atividades.

Esses dados demonstram a importância da gestão financeira de pequenas e médias empresas. Afinal, ela é o que garante o sucesso (ou o fracasso) de um negócio.

Até mesmo os outros motivos citados pelos empreendedores como razões para a falência – os altos impostos, a pouca demanda e a alta competitividade – podem ser driblados e vencidos com uma gestão financeira eficaz e inteligente.

Entenda: Como o Sistema de Gestão de Empresa ajuda no controle de gastos?

Como funciona a gestão financeira de uma empresa?

A gestão financeira de empresas tem diversas funções; em geral, ela serve para planejar, analisar e controlar os gastos e os recursos da organização.

Planejamento

O planejamento muitas vezes é esquecido ou subestimado, mas é um dos passos mais importantes da gestão financeira. Segundo o Sebrae, 29% dos pequenos negócios fecham após 5 anos por falta de planejamento.

A fase do planejamento serve para listar as metas e objetivos financeiros da empresa e traçar ações e atividades que serão realizadas para chegar até lá.

Por exemplo, ao iniciar um negócio você pode colocar a meta de recuperar todo o seu investimento em até 3 anos. Aí, no seu planejamento financeiro, vai listar quais ações serão tomadas para alcançar esse objetivo.

 

Vista de cima de uma mesa com documentos. Um homem de terno aponta para um gráfico com um lápis.

O planejamento deve lidar com o cenário ideal, mas também traçar planos de ação para situações de crise. Afinal, pode ser que, por diversos fatores, você não consiga alcançar seu objetivo de recuperar o investimento em 3 anos. Se isso acontecer, quais atitudes serão tomadas?

O planejamento para situações de crise é algo que muitas empresas não executam, mas que faz muita falta nos momentos de dificuldade. Vimos isso acontecer com muitas organizações em 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19, que trouxe diversas dificuldades financeiras para o setor privado.

As empresas que souberam lidar com a crise até se aproveitaram do momento e cresceram ainda mais, lucrando muito. Enquanto isso, outros negócios tiveram que recorrer a linhas de crédito e até mesmo vieram à falência.

Por isso é importante que seu planejamento financeiro considere o que fazer em períodos de dificuldade econômica ou baixa demanda. Prever, por exemplo, uma reserva de emergência para o seu negócio é essencial.

Controle

Quando a empresa já está em operação, o controle financeiro se encarrega de monitorar todas as entradas e saídas de caixa. É importante saber exatamente de onde vem e para onde vai todo o dinheiro que passa pelo fluxo da empresa, pois isso permite classificar os recursos para realizar análises posteriormente.

Uma empresa que não possui um controle de caixa eficiente está fadada ao fracasso. Afinal, se você não souber com o que gasta e o quanto gasta, não vai precificar seus produtos e serviços corretamente e pode nem ao menos identificar caso seu negócio esteja operando no negativo.

Análise

Não basta fazer um bom controle de caixa, é necessário analisar esses dados com inteligência e olhar crítico. Nessa fase, será possível identificar gargalos e desperdícios, diminuindo os gastos do dia a dia para gerar mais lucros.

Durante a fase de análise você pode identificar, por exemplo, que está gastando demais com determinado item e, a partir disso, renegociar o contrato de fornecimento ou até mesmo buscar outro fornecedor mais em conta.

Sem um olhar crítico diante do fluxo de caixa, esses detalhes podem passar despercebidos, causando prejuízo à empresa a médio e longo prazo.

Confira: Evite surpresas na fatura com a ferramenta Bill Control da Sumus

Quais as consequências de uma má gestão financeira?

As consequências de uma má gestão financeira são muito graves para qualquer empresa. Isso pode resultar numa perda imensurável de dinheiro e recursos que, se mantida por muito tempo, inevitavelmente levará a empresa à falência.

É a gestão financeira que serve de base para que a empresa cresça e se desenvolva. Com uma base mal construída e fraca, certamente o restante da organização irá ruir.

Como saber se a minha empresa precisa de gestão financeira?

Não existem dúvidas de que a sua empresa precisa sim de gestão financeira, afinal, qualquer negócio, por menor que seja, precisa deste serviço. Essa gestão é essencial para empresas de todos os tamanhos, pois ajuda a garantir a saúde financeira, a tomar decisões informadas e a atingir os objetivos comerciais.

Alguns sinais de que a sua necessidade é extremamente urgente são:

  • Fluxo de caixa irregular – quando você encontra dificuldade para fazer o pagamento de fornecedores e funcionários, pois não tem dinheiro em caixa ou não consegue prever quando terá para fazer esses pagamentos;
  • Endividamento excessivo – se você percebe que sua empresa está acumulando dívidas rapidamente e não consegue ver como fará para pagá-las;
  • Falta de planejamento orçamentário – se você não tem ideia de quais são as metas e objetivos que deseja alcançar com seu negócio, nem possui orçamento definido para nenhuma despesa ou investimento futuro.

Como contratar uma empresa de gestão financeira?

Contratar uma empresa de gestão financeira é uma decisão importante que pode melhorar muito o desempenho do seu negócio.

Antes de dar esse passo, é importante analisar a fundo quais são as necessidades financeiras e problemas que sua empresa enfrenta no momento. Tenha documentos e extratos bancários em mãos e saiba o quanto você tem e o quanto deve. Assim, o processo de implementação do serviço será mais fácil.

Depois você pode pesquisar empresas de gestão financeira na sua região. Algumas se especializam em segmentos específicos de mercado, e isso pode ser benéfico para você, já que contará com uma consultoria extremamente especializada nas suas necessidades e particularidades.

Confiar a gestão financeira do seu negócio a alguém é um passo importante, portanto, não deixe de pesquisar a fundo a reputação das empresas, ler avaliações e buscar referências sobre o serviço.

Algumas certificações e qualificações podem servir de atestados de competência da empresa. Um exemplo é a certificação CPA (Contador Público Certificado).

Conhecer a gama de serviços oferecidos por cada uma das empresas de gestão financeira é muito importante. Lembre-se do levantamento das dificuldades e necessidades financeiras do seu negócio que você fez no início desse processo e busque uma alternativa que supra tudo que você espera.

Solicite uma reunião inicial e a apresentação de uma proposta das empresas que melhor atenderem seus requisitos. Analise muito bem a proposta e leia com atenção qualquer documento antes de assiná-lo. Se necessário, consulte um advogado.

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