O controle financeiro para empresas pode salvar o seu negócio!

Veja como controlar as finanças está diretamente relacionado à subsistência da sua empresa

O controle financeiro para empresas é um assunto comum no mundo corporativo, já que diz respeito às atividades e decisões que podem ser tomadas para manter a saúde financeira em dia, mas suas consequências nem sempre são conhecidas.
Muito além de ser um assunto presente nas reuniões da equipe financeira, ele deve ser incentivado para todos os gestores da empresa, já que cada um pode ajudar nesse processo de organização.
Vamos entender melhor como esse controle é fundamental para que a empresa possa manter suas operações e quais são as atitudes que podem ser tomadas para se atingir o resultado desejado.

Quão importante é o controle financeiro para empresas?

Muito. Esse é um assunto indispensável em companhias de todos os portes e segmentos, e deixar de tratá-lo pode trazer sérias (e negativas) consequências à companhia.
De acordo com um estudo de 2017 do Serasa, que analisou 150 variáveis em todas as companhias ativas no Brasil, um terço das 17 milhões de empresas no país apresentam problemas financeiros, o que é um sério indicador.
Isso, porém, pode ser entendido como um reflexo da relação das pessoas físicas com o seu dinheiro, o que por consequência afeta a maneira com a qual elas lidam com as finanças da empresa.
Outra pesquisa, feita pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN) com 2.000 funcionários de 100 empresas, os quais ocupavam diferentes cargos hierárquicos, mostrou que 84% dos entrevistados possuem problemas para lidar com seu dinheiro.
Isso pode acontecer por falta de instrução financeira para a vida pessoal, já que o assunto não é tão abordado quanto poderia ser e faz com que as consequências desse desconhecimento estejam presentes também no meio corporativo.
Ao pensar que 1 a cada 3 negócios passa por dificuldades com finanças, ressalta-se a importância de um controle financeiro para empresas que seja bem elaborado e seguido à risca, de modo a não fazer parte das estatísticas negativas.
Logo, para mudar essa situação e fazer com que o controle de gastos apresente resultados positivos, é imprescindível conhecer boas dicas para saber como lidar com o setor financeiro em uma empresa.

Como ter um controle financeiro exemplar na empresa?

Duas pessoas, vistas pelo reflexo de um vidro, apontam para a tela de um computador, o qual exibe uma série de gráficos, indicando a presença de um controle financeiro exemplar.
Através da análise da atual situação da empresa e da aplicação de conceitos que possam melhorar essa condição. Pode levar um pouco de tempo para mudar esse aspecto cultural da empresa, mas os resultados em potencial fazem valer a pena.
Algumas sugestões que podem ser colocadas em prática para tal finalidade são as seguintes:

Estude sobre controle financeiro

“Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não tema o resultado de cem batalhas.” Essa frase, dita por Sun Tzu em seu icônico tratado militar “A Arte da Guerra”, tinha como aplicação o cenário bélico, mas também pode ser usada no controle financeiro para empresas.
É quase impossível vencer um inimigo se você não conhecê-lo. Logo, além de saber tudo o que puder sobre a sua empresa, faça o mesmo com o mundo das finanças e comprove como poderá lidar melhor com cada situação.
Isso vai desde a compreensão dos termos de controle financeiro empresarial até questões práticas, como pagamentos, recebimentos e afins. Dessa forma, será mais fácil encarar os desafios que surgirem a esse respeito.

Tenha um plano de negócios bem-definido

O plano de negócios é um documento fundamental para qualquer empresa. Por mais que não seja obrigatoriamente exigido para sua abertura, suas informações são determinantes para poder encarar o mercado.
Basicamente, esse é o documento que guiará as decisões a serem tomadas na empresa. Ele conta com estratégias de marketing, projeções para o futuro e descrições sobre os produtos e serviços oferecidos, entre outras informações.
Um dos pontos que mais se relacionam com o controle financeiro para empresas é a construção de cenários, ferramenta que permite aos gestores planejarem o que fazer em situações atípicas.
Tais cenários são um período de resultados muito positivos, acima dos esperados, e outro negativo, em que as despesas tenham sido bem maiores que o faturamento.
Ao se antecipar para a possível ocorrência de tais situações, é possível agir com mais racionalidade e não ser pego de surpresa, o que por sua vez ajuda na tomada de decisões acertadas.

Conheça a atual condição financeira da empresa

Um dos maiores erros de gestão financeira é não saber qual é a sua condição atual, como o dinheiro que entra através do pagamento dos clientes e o que precisa sair para arcar com as despesas corporativas.
É claro que pode haver mudanças nas despesas fixas e variáveis de acordo com a produtividade da empresa e outros fatores externos, mas o setor financeiro deve ser acompanhado de perto, já que é um dos pilares do negócio.
Mesmo que você não seja especializado em finanças, separe um tempo toda semana para ter um panorama da situação e, assim, ser capaz de tomar decisões que possam ajudar a evitar maiores problemas futuros.

Analise os custos com telecom

Ainda relacionado ao assunto anterior, é fundamental se atentar às despesas de telecom e ponderar as que podem ser reduzidas sem prejudicar a produtividade e eficiência da empresa.
Toda empresa precisa dispor de linhas de telefonia para se comunicar com clientes, colaboradores e parceiros, mas às vezes os planos contratados não são compatíveis com suas necessidades.
Com isso, pode ser escolhido um plano com mais recursos do que o necessário ou um que não seja suficiente e resulte no consumo de minutos e recursos adicionais, ambas alternativas prejudiciais para as finanças.
Essa é uma das dicas de gestão financeira que pode reduzir consideravelmente as despesas sem nenhum efeito colateral e que, por isso, pode ser posta em prática o quanto antes.

Invista em um bom controle financeiro e tenha uma empresa saudável!

Três pessoas em uma mesa de trabalho, uma segurando uma caneta e um caderno, outra segurando um tablet com uma mão e apontando com a outra e a última com uma caneta na mão. Há alguns papéis com gráficos e um óculos na mesa, o que representa o investimento da empresa em um bom controle financeiro.
Em um mercado competitivo e que exige cada vez mais versatilidade, é essencial que os gestores entendam o máximo possível sobre o setor financeiro de modo que possam contribuir com o sucesso da empresa.
A cultura organizacional pode fazer com que essas decisões sejam difíceis, mas a partir do momento que se decide melhorar a situação atual, os resultados tendem a aparecer naturalmente.
Controle de gastos: 5 dicas para economizar nas contas da empresa
Seja através do aprimoramento profissional, da definição de um bom plano de negócios ou de uma gestão de telecom organizada, invista no controle financeiro para empresas e colha bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER