Os setores que antes eram muito distantes agora trabalham em conjunto para obter o sucesso
Toda empresa precisa de uma boa comunicação interna para alcançar o máximo sucesso, ela que garante um bom relacionamento entre todos os envolvidos, sejam eles colaboradores ou gestores.
60% dos problemas corporativos são causados por ruídos e falhas de comunicação interna, então com uma comunicação interna eficiente os erros, retrabalhos, conflitos e desmotivação são praticamente excluídos da empresa.
Todas as áreas de uma companhia devem ser interligadas e sem ruídos, principalmente setores estratégicos como o marketing e a área de TI, eles devem estabelecer uma boa relação dentro da corporação.
Com a evolução da tecnologia, o marketing necessita cada vez mais de ferramentas tecnológicas fornecidas pelo TI para criar as melhores campanhas. Uma convivência entre os dois sem ruídos garante um melhor desempenho.
Aproximação dos setores
Por muito tempo o marketing e a área de TI eram setores muito distantes. Com a vinda da internet e a necessidade do mercado de entender melhor o seu cliente, começou a utilização de ferramentas tecnológicas e as áreas se aproximaram.
O TI anteriormente visto como o guardião da empresa, protegendo o núcleo tecnológico da empresa, agora se aproxima com o marketing que já virou digital.
O foco principal do marketing digital é a experiência com o cliente. Site organizado, redes sociais, blogs, acompanhar a campanha, gerenciar os diversos meios de comunicação são algumas das formas de analisar dados gerando a “Customer Experience”.
A maioria dos conflitos entre os dois acontecem porque o marketing cria uma iniciativa e a área de TI executa. O marketing não tem o conhecimento técnico para saber se aquela iniciativa é viável e o plano pode ir por água baixo.
O que se deve fazer é alinhar as visões incluindo o TI também no setor de criação. Confira também cinco tendências da área de TI que você precisa prestar atenção!
Estabelecer o diálogo
Setores interdependentes como o marketing e o TI precisam fazer o diálogo virar uma cultura, falar com clareza e ouvir com muita atenção são pontos chave para o sucesso. Tanto gestores quanto funcionários devem conversar entre si.
Pergunte sem medo
Quando uma informação chega até o receptor pode ter havido um ruído na emissão, para não restar dúvidas, pergunte sem medo e confirme a informação. Um dos principais problemas corporativos é quando alguém não entende corretamente a mensagem e acaba fazendo algo diferente do que foi pedido.
Pergunte até que fique claro a mensagem para evitar o retrabalho, as situações incômodas e desagradáveis. A área de TI e o marketing tem que estar o mais alinhado possível para uma boa campanha marqueteira.
Integração
Quando os membros da empresa conversam naquele intervalo do café ou no almoço, barreiras de intimidade são quebradas e relacionamentos são fortalecidos, o que ajuda na hora do trabalho entre setores.
Feedback
Fazer uma avaliação sobre o trabalho de um colega vai ajudá-lo a aperfeiçoar o seu desempenho, elogios são sempre bem-vindos e críticas construtivas são essenciais para o crescimento profissional.
Empatia
Empatia é se colocar no lugar do outro, sentir o que o outro sente. A empatia é uma das maiores vitórias da comunicação, gerando respeito e confiança.
Canais Oficiais
Use sempre canais oficiais para questões do trabalho, evitando sempre as famosas “demandas de corredor”, um prato cheio para o esquecimento.
Registrar sempre qualquer pedido ou acordo firmado oficialmente. Essa é a verdadeira função dos canais oficiais da empresa, eles devem ser o meio utilizado para formalizar diálogos e transmitir ordens.
Benefícios de uma boa comunicação interna
Uma boa comunicação interna gera credibilidade e transparência para a organização. Setores quanto mais bem informados sobre as principais ações da empresa, mais motivados ficarão para desempenhar sua função.
O bom ambiente de trabalho facilita as tarefas em equipe, uma vez que todos os funcionários têm bom relacionamento e conseguem se ajudar mutuamente sem conflitos. Aproveite e aprenda as diferenças entre líder e chefe!
Não só o marketing e a área de TI vão ser beneficiados por uma comunicação sem ruído, mas a organização por completa. Uma equipe unida consegue resultados acima das expectativas enquanto uma desunida não chega nem perto das expectativas previstas.
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