Como Evitar Ruídos Entre a Área De Marketing e o TI

Os setores que antes eram muito distantes agora trabalham em conjunto para obter o sucesso

Toda empresa precisa de uma boa comunicação interna para alcançar o máximo sucesso, ela que garante um bom relacionamento entre todos os envolvidos, sejam eles colaboradores ou gestores.
60% dos problemas corporativos são causados por ruídos e falhas de comunicação interna, então com uma comunicação interna eficiente os erros, retrabalhos, conflitos e desmotivação são praticamente excluídos da empresa.
Todas as áreas de uma companhia devem ser interligadas e sem ruídos, principalmente setores estratégicos como o marketing e a área de TI, eles devem estabelecer uma boa relação dentro da corporação.
Com a evolução da tecnologia, o marketing necessita cada vez mais de ferramentas tecnológicas fornecidas pelo TI para criar as melhores campanhas. Uma convivência entre os dois sem ruídos garante um melhor desempenho.
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Aproximação dos setores

Por muito tempo o marketing e a área de TI eram setores muito distantes. Com a vinda da internet e a necessidade do mercado de entender melhor o seu cliente, começou a utilização de ferramentas tecnológicas e as áreas se aproximaram.
O TI anteriormente visto como o guardião da empresa, protegendo o núcleo tecnológico da empresa, agora se aproxima com o marketing que já virou digital.
O foco principal do marketing digital é a experiência com o cliente. Site organizado, redes sociais, blogs, acompanhar a campanha, gerenciar os diversos meios de comunicação são algumas das formas de analisar dados gerando a “Customer Experience”.
A maioria dos conflitos entre os dois acontecem porque o marketing cria uma iniciativa e a área de TI executa. O marketing não tem o conhecimento técnico para saber se aquela iniciativa é viável e o plano pode ir por água baixo.
O que se deve fazer é alinhar as visões incluindo o TI também no setor de criação. Confira também cinco tendências da área de TI que você precisa prestar atenção!

Estabelecer o diálogo

Setores interdependentes como o marketing e o TI precisam fazer o diálogo virar uma cultura, falar com clareza e ouvir com muita atenção são pontos chave para o sucesso. Tanto gestores quanto funcionários devem conversar entre si.

Pergunte sem medo

Quando uma informação chega até o receptor pode ter havido um ruído na emissão, para não restar dúvidas, pergunte sem medo e confirme a informação. Um dos principais problemas corporativos é quando alguém não entende corretamente a mensagem e acaba fazendo algo diferente do que foi pedido.
Pergunte até que fique claro a mensagem para evitar o retrabalho, as situações incômodas e desagradáveis. A área de TI e o marketing tem que estar o mais alinhado possível para uma boa campanha marqueteira.

Integração

Quando os membros da empresa conversam naquele intervalo do café ou no almoço, barreiras de intimidade são quebradas e relacionamentos são fortalecidos, o que ajuda na hora do trabalho entre setores.

Feedback

Fazer uma avaliação sobre o trabalho de um colega vai ajudá-lo a aperfeiçoar o seu desempenho, elogios são sempre bem-vindos e críticas construtivas são essenciais para o crescimento profissional.
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Empatia

Empatia é se colocar no lugar do outro, sentir o que o outro sente. A empatia é uma das maiores vitórias da comunicação, gerando respeito e confiança.

Canais Oficiais

Use sempre canais oficiais para questões do trabalho, evitando sempre as famosas “demandas de corredor”, um prato cheio para o esquecimento.
Registrar sempre qualquer pedido ou acordo firmado oficialmente. Essa é a verdadeira função dos canais oficiais da empresa, eles devem ser o meio utilizado para formalizar diálogos e transmitir ordens.

Benefícios de uma boa comunicação interna

Uma boa comunicação interna gera credibilidade e transparência para a organização. Setores quanto mais bem informados sobre as principais ações da empresa, mais motivados ficarão para desempenhar sua função.
O bom ambiente de trabalho facilita as tarefas em equipe, uma vez que todos os funcionários têm bom relacionamento e conseguem se ajudar mutuamente sem conflitos. Aproveite e aprenda as diferenças entre líder e chefe
Não só o marketing e a área de TI vão ser beneficiados por uma comunicação sem ruído, mas a organização por completa. Uma equipe unida consegue resultados acima das expectativas enquanto uma desunida não chega nem perto das expectativas previstas.
O que achou das nossas dicas? Compartilhe conosco sua experiência e já conheça os serviços que a Sumus oferece para sua empresa!

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