Saiba as vantagens de possuir um celular da empresa

Entenda porque vale a pena ter um celular corporativo para o seu negócio!
O celular da empresa é um recurso fundamental para os colaboradores, não importa qual seja o porte ou o segmento da companhia, mas você conhece quais são as reais vantagens trazidas por sua adoção?
É grande o número de empresas que já adotou essa solução, e pode-se estimar que aquelas que ainda não recorreram aos aparelhos corporativos não o tenham feito por desconhecimento dos potenciais benefícios.
Vamos conferir algumas estatísticas que ajudam a entender o quão utilizados eles são pelas empresas brasileiras, bem como as vantagens que levam este número a ser tão alto.

Quantas empresas utilizam celulares corporativos?

A maioria delas. De acordo com estatísticas da Teleco, 68% das empresas brasileiras os utilizavam em 2017. Esse número já foi de 65% em 2010 e de 74% em 2011, tendo estado nessa faixa desde então.
Já outro estudo, o “Mapa das Empresas Brasileiras”, publicado pela BigData Corp no primeiro semestre de 2018, mostrou que há aproximadamente 21,55 milhões de empresas no Brasil. Logo, ao cruzar os dados, podemos concluir que algo próximo a 14,564 milhões de companhias o utilizam.
O número chama a atenção, principalmente por parte daqueles que nunca utilizaram ou conhecem os benefícios proporcionados pelas linhas corporativas, mas depois de saber quais são eles, será possível compreender essa proporção.

Quais são as maiores vantagens de usar o celular da empresa?

As seguintes merecem destaque por fazerem toda a diferença e poderem colocar a companhia e seus colaboradores em um novo patamar:

Produtividade

O mundo se tornou adepto dos smartphones. Antes aparelhos desenvolvidos com o propósito de fazer ligações e enviar mensagens SMS, hoje eles são verdadeiros computadores de bolso, por meio dos quais é possível fazer quase tudo que o hardware maior é capaz.
Seu uso hoje está diretamente relacionado à produtividade, já que os colaboradores podem realizar suas atividades através dos dispositivos portáteis, tanto aqueles que trabalham externamente, como equipes de vendas, quanto os que ficam alocados na empresa.
Envio de e-mails, uso de softwares de gestão de tarefas, ligações para clientes e fornecedores e acesso aos sistemas internos da empresa são algumas das tarefas que podem ser feitas pelo celular da empresa.
Veja também: Você faz bom uso do celular corporativo?

Segurança

Esse é um ponto que não costuma ser tão lembrado, mas a segurança também aumenta quando se trata do celular da empresa, já que o dispositivo é desenvolvido para uso exclusivamente corporativo.
Os riscos de cibersegurança são reais e podem afetar todos os usuários de smartphones, principalmente quando dados sigilosos que pertencem à empresa são acessados no mesmo aparelho em que se utilizam redes sociais, navegadores e aplicativos para uso pessoal.
Caso o celular pessoal seja infectado por algum tipo de vírus, seus arquivos e dados podem ser acessados por pessoas mal intencionadas, entre os quais pode haver informações sigilosas da companhia.
Como os celulares corporativos são utilizados apenas para este fim, os riscos são muito menores.

Economia

Esse é mais um ponto que pode parecer contraditório, mas que é totalmente verdadeiro. Os celulares corporativos são capazes de fazer com que a empresa economize de diferentes maneiras.
Primeiramente, caso ela liberasse o uso de celulares particulares para fins profissionais, haveria o risco de interceptações que vimos anteriormente, e conseguir corrigi-los demandaria um investimento muito alto, além do prejuízo à imagem da empresa.
Outra possibilidade seria permitir que os colaboradores usassem sua linha pessoal para ligações profissionais e depois passassem o valor para os gestores ou o setor financeiro para reembolso, mas isso poderia trazer gastos muito altos de acordo com o plano de cada colaborador.
O celular da empresa evita todos esses problemas e traz a economia que ela precisa. É possível escolher planos que se adequam às necessidades dos colaboradores e, então, obter um custo-benefício incomparável.
Confira: Você sabe quanto o seu funcionário gasta com celular?

Mobilidade

Uma das principais virtudes dos dispositivos móveis, como o próprio nome indica, é destacada no uso do celular da empresa, já que traz aos colaboradores toda a mobilidade que eles precisam em seu dia a dia.
Antes da invenção e da popularização dos celulares, para que fosse possível entrar em contato com algum colaborador, ele precisava estar nas dependências da empresa ou então usar outro telefone fixo para se comunicar.
Hoje em dia, porém, a realidade é totalmente diferente, e é possível conversar com os colaboradores mesmo sem que nenhum deles esteja no ambiente de trabalho. Isso permite que eles possam participar de reuniões, encontros e quaisquer outros eventos externos sem que fiquem incomunicáveis.

Como controlar os gastos com os celulares da empresa?

A imagem mostra parte do corpo de um homem segurando um celular corporativo
Essa é uma das principais dúvidas por parte das companhias que ainda não adotaram essa tecnologia, mas felizmente é possível solucioná-las através do uso de uma solução para gestão de dispositivos móveis, como a MDM (Mobile Device Management).
Essa é uma solução que permite à empresa monitorar os gastos dos colaboradores nas linhas móveis, o que traz um nível de controle sensacional à companhia, já que todas as informações necessárias estarão disponíveis a apenas alguns cliques de distância.
O MDM pode ser instalado em celulares com os sistemas operacionais Android e iOS, e os controles são feitos por meio de uma plataforma web, a qual pode ser acessada por computadores, notebooks, tablets e smartphones.
Após o MDM estar nos dispositivos móveis, é possível também bloquear a instalação de aplicativos não autorizados, o que ajuda a combater perdas de produtividade e segurança.
O acesso à plataforma pode ser liberado aos diretores, gestores e todos os demais colaboradores que tenham tais permissões de acesso, o que traz ainda mais liberdade e segurança.
Ao saber como usar o celular corporativo de forma consciente, os resultados tendem a ser os melhores possíveis depois de sua adoção, com maiores níveis de economia, produtividade, segurança e mobilidade na companhia.
O celular da empresa é uma ferramenta e tanto para contribuir positivamente com seus resultados, principalmente quando aliado a uma boa gestão de telecom. Aproveite a oportunidade e invista em sua implantação o quanto antes!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER