Atacadão reduz em 30% os custos com telefonia

Fonte:IP News
A empresa economizou R$ 380 mil com telecomunicações ao longo dos anos, desde que adotou uma solução de gerenciamento de informações, baseada em programas de conscientização do usuário, negociação de tarifas e traçando o real perfil de utilização da companhia.
O Atacadão adotou sistema de gestão de informações em telecomunicações da Sumus (Telecom Expenses Management). Trata-se de uma ferramenta que gere os custos com telefonia das 40 lojas da rede espalhadas pelo o Brasil.
A solução proporcionou redução e racionalização das despesas com telecomunicações, possibilitou o planejamento para o controle do uso, além de análises periódicas e acompanhamento das ações implantadas e gastos com telefonia.
A tecnologia também permitiu a extração de informações estratégicas, corretas e atualizadas para o eficiente gerenciamento do sistema de telefonia. Para isso, o projeto se deu em três fases, sendo que a primeira foi traçar o real perfil de utilização da empresa e, com isso, desenhar o escopo do projeto a ser desenvolvido.
Em seguida, a fornecedora da solução realizou análises específicas focando a redução de custos e, em paralelo, disparou uma campanha de conscientização do uso dos recursos de telefonia junto ao público interno.
Essas análises foram dirigidas em três principais áreas: a utilização, o dimensionamento dos recursos e as tarifas, que por meio de um benchmarking permitiu identificar o grande percentual de economia que poderia ser gerado.

Economia de respeito

Baseado nas informações levantadas nas duas primeiras etapas, foi possível realizar um leilão da minutagem com as operadoras (terceira etapa do projeto), que resultou em uma economia anual projetada em torno de R$ 380 mil, apenas com a implantação das novas tarifas negociadas.
Desde 1998, quando o trabalho vem sendo realizado o Atacadão conseguiu uma redução, aproximada, de mais de 30% nos seus custos com telefonia. “Antes da solução o controle sobre as ligações era ineficiente, faltavam informações e o custo com telefonia era muito alto”, diz Marco Antonio Tadeu da Silva, gerente de tecnologia, informação e comunicação do Atacadão.

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