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Faça o planejamento estratégico da sua empresa e obtenha sucesso!

Última atualização: 20/10/2020 10:32:04

Entenda melhor o que é esse planejamento e qual é a sua finalidade

Gerenciar uma empresa demanda muito esforço, não apenas na execução, mas principalmente na elaboração de planos e objetivos para alcançar as metas desejadas, e o planejamento estratégico se destaca durante essa etapa.
É bastante improvável que uma empresa seja bem-sucedida no mercado se ela não investir em ideias, pensamentos e metodologias. Por isso, planejar antes de agir é fundamental.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia aproximadamente 5,4 milhões de empresas ativas em 2013, das quais 262,3 mil (6,3%) fecharam até 2016, e boa parte delas pode ter chegado a essa situação pela falta de planejamento.
Saiba qual é a definição desse que é um dos principais termos de gestão, como ele pode ser realizado em sua empresa e quais são os benefícios que podem ser obtidos através de sua aplicação.
planejamento estratégico

O que é planejamento estratégico?

É uma atividade sistêmica na gestão de empresas utilizada para definir prioridades, investir recursos, fortalecer operações e ajustar a direção para a qual a companhia caminha, de modo a obter os melhores resultados possíveis.
Em outras palavras, o planejamento visa determinar precisamente para onde a sua empresa caminhará durante os próximos anos e como poderá chegar até o local proposto.
O planejamento é essencial à saúde de um empreendimento, já que é por meio dele que se definem as metas. Uma empresa que não se planeja fica à mercê no mercado e, assim, se mantém mais longe do sucesso.
Empresas de todos os portes e segmentos podem investir nesse tipo de planejamento. E, optar por não realizá-lo, pode trazer sérias consequências.

Como fazer um planejamento estratégico para a empresa?

Basicamente, ele pode ser dividido em três etapas: saber onde a empresa está atualmente, onde planeja chegar nos anos seguintes e como fará isso.

Definir a posição atual da empresa

Um dos grandes erros de gestão empresarial é não saber qual o lugar ocupado pela empresa no mercado hoje. Isso faz com que ela perca a concepção de sua identidade, o que é fundamental para competir com a concorrência.
Imagine o mercado como um mapa. O primeiro ponto é saber onde a empresa está para, então, poder definir o lugar que deseja chegar.
Analise os pontos fortes e fracos da companhia, conheça seu perfil e, assim, tenha informações suficientes para percorrer os próximos passos.
Uma boa sugestão para essa etapa é a definição de missão, visão e valores, algo imprescindível, mas que pode ter sido deixado de lado no momento da criação da empresa. Cada um dos itens corresponde ao seguinte:

  • Missão: propósito da empresa, que deve definir o motivo de sua existência, quais são as atividades desempenhadas e quem deseja atingir, além de conter qualidades consideradas como essenciais para aquele negócio, como transparência, honestidade e confiança.
  • Visão: objetivos futuros para a companhia, que resumem os resultados que se deseja obter através dos esforços aplicados e do dinheiro investido. Pode definir a pretensão de ocupar determinado lugar no mercado algum dia e mostrar porque isso é importante.
  • Valores: princípios adotados pela empresa em todas as suas esferas, desde os colaboradores operacionais até os gestores e o presidente, que determinam como ela se comporta.

Essa é uma etapa que não necessariamente diz respeito ao planejamento estratégico, já que muitas empresas já definiram sua missão, visão e valores, mas seu estabelecimento ajuda a nortear onde a empresa se encontra atualmente.

Saber onde ela quer chegar

Para que a empresa tenha um bom desempenho em seu cotidiano, é de suma importância que ela defina qual é o seu objetivo no mercado.
Ainda no exemplo em que a empresa é um mapa, seu dia a dia é a trajetória para chegar ao destino, mas quem não sabe onde quer chegar fica perdido no meio do caminho.
Além disso, a falta da definição pode fazer com que a empresa não consiga atingir seus objetivos. A médio e longo prazo, esse pode ser um poderoso fator desmotivador.
Portanto, defina precisamente quais são as metas da companhia, como ser referência em determinado nicho de um setor, ampliar suas operações para outros estados ou atender a um determinado número de clientes. Tudo depende do que a empresa deseja.
Tal etapa do planejamento estratégico pode ser algo ambicioso, mas precisa ser tangível. Assim, é certo que a empresa poderá alcançar aquele objetivo e, quando isso acontecer, definir novas metas.

Definir como ela atingirá o objetivo

Não basta apenas saber onde se quer chegar: é essencial estabelecer os métodos e estratégias que serão aplicados a fim de conseguir atingir aquele objetivo.
No mesmo exemplo do mapa, a empresa precisa saber como ela chegará ao seu destino: se pela avenida principal, pelas ruas paralelas ou pela rodovia. Cada caminho tem uma distância e uma dificuldade, o que deve ser ponderado pela companhia.
O objetivo deste passo do planejamento estratégico é definir os melhores métodos para chegar ao destino proposto, o que demandará esforços, tempo e dinheiro, mas também tende a trazer resultados mais benéficos.
Quando se planeja, é possível evitar alguns problemas no meio do percurso e saber como lidar com os inevitáveis. Dessa forma, pode-se atingir o objetivo proposto em menor tempo e com menos sustos, problemas e inconvenientes.
planejamento estratégico

Invista no planejamento estratégico da sua empresa e colha bons frutos

Cada atitude feita no dia a dia deve ser planejada em prol de obter os melhores resultados, e o mesmo se aplica no universo empresarial, principalmente com um mercado que se torna mais concorrido a cada dia que passa.
Pode parecer que essa é uma situação que acomete apenas quem não sabe como administrar uma pequena empresa, mas mesmo companhias de grande porte e com sucesso no mercado podem não ter metas bem definidas, o que é prejudicial a longo prazo.
Invista o tempo que for preciso em um bom planejamento estratégico e contemple todos os itens necessários, desde a seleção de profissionais capacitados até a contratação de serviços de gestão de telecom para o melhor custo-benefício. Assim, sua empresa será ainda mais bem-sucedida!

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