Como tornar o WhatsApp corporativo mais efetivo para o seu negócio

Aplicativo pode ser um meio poderoso de comunicação e marketing para a sua empresa
O WhatsApp é um serviço que veio para mudar a forma com a qual pessoas se comunicam, já que é prático e gratuito. Quando o WhatsApp corporativo foi lançado, então, o que já era bom para as empresas ficou ainda melhor.
A ferramenta pode proporcionar excelentes resultados para o seu negócio, principalmente para os de menor porte, com a praticidade de não demandar nenhum recurso adicional além do smartphone.
Entenda como sua empresa pode utilizar essa ferramenta da maneira correta para ter resultados ainda melhores e estar presente na internet e nos aplicativos de mensagens, onde os clientes também estão.

Como usar o WhatsApp corporativo da maneira correta?

Através de seu uso pensado como uma solução repleta de recursos comerciais, que o torna bem mais completo e efetivamente voltado ao mundo dos negócios do que o aplicativo original, voltado para fins pessoais. Os principais passos são os seguintes:

Criação de perfil

A criação de um perfil no WhatsApp business é bem simples: basta fazer o download do aplicativo (Android / iOS) e digitar o número da linha corporativa. É recomendável fazer o processo já no celular em que a conta será utilizada para facilitar a verificação.

Configuração de perfil

Em seguida, basta adicionar os detalhes da empresa no menu Configurações > Configurações da empresa > Perfil, onde será possível adicionar as seguintes informações:

  • Foto de perfil: insira aqui uma imagem relacionada à empresa, de preferência seu logo. O tamanho deve ser de, pelo menos, 192 x 192 pixels.
  • Endereço: insira aqui o endereço completo da empresa, para ajudar os clientes a encontrá-la. Inclusive, depois de configurar o endereço corretamente, ao clicar no mapa, o cliente poderá utilizar seu aplicativo de GPS ou mobilidade preferido para receber a rota da empresa.
  • Categoria: selecione a categoria que melhor se enquadra à da empresa.
  • Descrição: aqui, você pode colocar uma breve descrição do negócio para que os clientes possam conhecer a empresa e entender o que ela faz.
  • Horário de atendimento: é fundamental colocar o horário correto aqui, pois isso pode ser utilizado para a configuração de mensagens automáticas quando os clientes quiserem falar com a empresa e ela estiver fechada.
  • E-mail: informe o e-mail de contato da empresa. Caso ela ainda não tenha um, você pode colocar o seu e-mail pessoal.
  • Site: por fim, coloque aqui o site da empresa. Se ela não tiver um site, é possível colocar o perfil de alguma rede social, como Facebook, Instagram ou LinkedIn, por exemplo.

Depois de colocar todas as informações, confirme se elas estão corretas e clique no botão “Salvar”.

Configuração de mensagens automáticas

Mulher usando whatsapp
Não são apenas ferramentas digitais caras e complexas que permitem enviar mensagens automaticamente: o WhatsApp corporativo também, e sua configuração é bem simples.
Ao abrir o menu Configurações > Configurações da empresa, na seção “Ferramentas de mensagem”, você tem três opções, que são as seguintes:

  • Mensagem de ausência: ao habilitar o envio de mensagens de ausência, você pode digitar um texto que será enviado a quem mandar algo para o seu perfil. Essa mensagem pode ser enviada sempre, nos horários que quiser programar ou quando estiver fora do horário comercial definido no perfil.
  • Mensagem de saudação: quando habilitada, é possível digitar uma mensagem a ser enviada quando os clientes mandarem uma mensagem pela primeira vez ou ficarem 14 dias em inatividade com o seu perfil.
  • Respostas rápidas: aqui, o funcionamento é um pouco diferente. Ao clicar no botão “+” localizado no canto inferior direito, no campo “mensagem” é possível escrever textos padronizados, para evitar ter que digitar as mesmas mensagens todas as vezes. No campo “atalho”, digite qual será o atalho para acessar aquela mensagem rápida. Depois de salvar, é só acessar qualquer conversa, digitar “/” e, depois, o atalho escolhido para enviar aquela mensagem.

Veja também: 10 tendências que a sua empresa vai precisar ter para melhorar no quesito tecnologia

Etiquetas para conversas

Para uma empresa, ter todos os chats na mesma página, sem distinção entre eles, pode ser complicado. Por isso, é possível usar o recurso de etiquetas no WhatsApp corporativo, que é um de seus principais destaques.
Quando estiver dentro de uma conversa, abra suas configurações e escolha o item “Nova etiqueta”. Então, crie todas as etiquetas que desejar e clique em “Salvar”.
Para adicionar conversas a uma etiqueta já criada, é só abrir o menu dentro dela, selecionar a que melhor se encaixa e, então, salvar.

WhatsApp Web

Essa é uma dica bem simples, mas que merece ser destacada. Assim como acontece com o WhatsApp tradicional, o Business também pode ser utilizado em computadores e notebooks.
O acesso ocorre da mesma maneira: no computador, abra o site do WhatsApp Web. Então, no menu inicial do aplicativo em seu celular, abra as configurações, selecione a opção “WhatsApp Web” e escaneie o QR Code da tela do computador. A partir de então, é só utilizá-lo normalmente.

Domine o WhatsApp Business e tenha uma empresa mais conectada!

A importância do mobile marketing é bem grande, principalmente na sociedade de hoje em dia, em que os smartphones são tão importantes para a vida pessoal e profissional. Por isso, quem souber como usar o WhatsApp corporativo adequadamente tem muito a ganhar.
Há mais de 1,5 bilhão de usuários de WhatsApp em todo o mundo, sendo 1 bilhão de usuários ativos. Apenas no Brasil, estima-se que o número seja maior de 120 milhões, ou seja, 57,55% de toda a população está no aplicativo de mensagens.
Deve-se ressaltar que essa é uma forma de comunicação gratuita também por parte dos clientes, que não precisam pagar pela ligação para entrar em contato com a empresa, o que é mais um ponto positivo e pode favorecer a conquista de uma maior clientela.
Assim como a gestão de telecom é imprescindível para este setor em seu negócio, o WhatsApp corporativo é importante por seu viés tecnológico. Passe a utilizá-lo em sua empresa e veja como os resultados obtidos tendem a ser satisfatórios!
 

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