Tipos de Empreendedorismo: Em Qual Nos Encaixamos?

O empreendedorismo se divide em vários tipos, e a forma de atuar em cada um deles também é diferente

Empreender é um assunto que cresce a cada dia que passa. Porém, ainda assim, poucas pessoas sabem que existem diferentes tipos de empreendedorismo, que melhor se aplicam a diferentes negócios.
O interesse no assunto é muito grande devido ao número de pessoas que deseja embarcar em uma nova jornada, onde cada um pode ser o seu próprio chefe, o que faz seus olhos brilharem.
Se nós também quisermos embarcar nessa jornada, então é muito importante entendermos os tipos existentes de empreendedorismo. Assim, será possível se direcionar para os objetivos certos.

Quais São os Diferentes Tipos de Empreendedorismo?

De acordo com o relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017/2018, o Brasil aparece na 20ª posição entre 54 países analisados quanto ao índice de espírito empreendedor, o que é um ótimo indicativo.
Ao aliar isso com as informações corretas sobre cada tipo de empreendedorismo, será possível obter ainda mais sucesso nessa nova jornada, que pode ser um marco em nossas vidas!

1 – Empreendedorismo de Pequenas Empresas

Esse é o mais comum entre todos os tipos de empreendedorismo. Assim como o nome deixa claro, ele consiste nas pessoas que são donas de negócios em pequena escala.
Aqui entram os donos de mercearias, cabeleireiros, consultores, agentes de viagem, redatores, carpinteiros, encanadores, pedreiros, eletricistas e outros.
Quando esses empreendedores contratam alguém, geralmente são empregados da região ou então parentes. Como são muitas as dificuldades ao gerir uma empresa pela primeira vez, o mais comum é que esses negócios não sejam muito lucrativos.
A definição de sucesso para esses pequenos empreendedores é conseguir se sustentar e lucrar, e não necessariamente ser um líder de mercado ou ter um negócio que valha milhões de reais.
O dinheiro que eles precisam para investir muitas vezes vêm de amigos, parentes ou de financiamentos em bancos, já que eles não possuem o porte necessário para receber outros tipos de investimento.

2 – Empreendedorismo de Startups Escaláveis

Diferente dos pequenos empreendedores, esses estão entre os negócios que podem receber investimentos, já que possuem um porte maior e também mais chances de obter lucros.
Entre os tipos de empreendedorismo, esse é aquele que as pessoas sabem que sua empresa pode mudar o mundo desde o dia em que eles começaram, já que as ideias são super inovadoras.
É isso o que os capacita a atrair investidores, que também possuem mentalidades mais abertas e criativas. Na hora de escolher colaboradores, eles miram pelos melhores do mercado, que realmente possam impulsionar o negócio.
Assim que esses empreendedores encontram um modelo de negócio repetível e que pode ser ainda mais escalado, então o adotam e, para isso, procuram por ainda mais investimentos para crescer rapidamente.
A participação desses empreendedores é relativamente pequena em relação aos outros tipos de empreendedorismo, mas ao mesmo tempo eles conseguem lucros muito altos e, por consequência, atraem mais investidores.

3 – Empreendedorismo de Grandes Empresas

O ciclo de vida desses negócios é finito. Muitos dos empreendedores de grandes empresas crescem ao oferecer produtos inovadores, mas que sejam variantes de outros produtos já existentes.
Então, as mudanças no comportamento dos consumidores, nas tecnologias, legislações e novos competidores no mercado criam uma certa pressão para que a grande empresa inove, o que acontece de uma maneira bem peculiar.
Nesse caso, a empresa cria produtos e soluções totalmente diferentes, que devem ser vendidos para novos consumidores e em novos mercados.
Para alcançar esse objetivo, elas compram empresas inovadoras ou então tentam criar sozinhas uma solução que seja bem diferente daquela oferecida atualmente, em um processo que pode ser bastante complicado.
É irônico que, entre todos os tipos de empreendedorismo, por mais que essas empresas tenham recursos para desenvolver soluções realmente inovadoras, seu porte e sua cultura inviabilizam esse desenvolvimento.

4 – Empreendedorismo Social

Os empreendedores sociais são aqueles cujo objetivo é o de criar produtos e serviços que atendem às necessidades e solucionam os problemas da sociedade.
Porém, esse é o único dos tipos de empreendedorismo em que o objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, e não necessariamente conquistar uma parcela do mercado ou resultar em altos lucros para seus fundadores.
Os negócios podem ser sem fins lucrativos, para fins lucrativos ou híbridos, embora esse não seja o principal objetivo do empreendedorismo social.

Qual é o Melhor dos Tipos de Empreendedorismo?

É impossível cravar um tipo de empreendedorismo que seja melhor do que os outros, já que essa é uma questão muito subjetiva e varia de acordo com a mentalidade do empreendedor e seus objetivos.
Empreender em 2018 é uma tendência muito grande, que sofreu forte influência dos períodos de crise pelos quais o Brasil passou. Então, muita gente teve seus olhos abertos e resolveu arriscar em ter um negócio próprio.
Porém, seja qual for a vertente do empreendedorismo escolhida, é importante entender que essa é uma trajetória que pode ser um tanto complicada, principalmente no começo, até o empreendedor se adaptar à sua situação.
Com o passar do tempo, ele terá condições de desenvolver produtos, serviços e soluções ainda melhores, que possam fazer com que eles obtenham lucros mais altos e, também, auxiliem as pessoas que estão ao seu redor.
Um combustível bem comum para todos os tipos de empreendedorismo é o desejo de solucionar um problema ou necessidade que o próprio empreendedor enfrenta. Afinal, se ele passou por isso, outras pessoas também devem passar.
A trajetória de empreender pode ser complicada, mas é certo que os benefícios que ela proporciona são muitos – e que estes somente podem ser obtidos a quem arriscar e se enveredar nesse caminho.
Felizmente, existem ótimos blogs sobre gestão de empresas, que podem ajudar todos os novos empreendedores a enfrentar os desafios que sempre aparecerão e sair vitoriosos dessas situações.
Agora, a escolha entre os tipos de empreendedorismo fica a seu critério. Porém, seja qual ela for, não se esqueça de empregar todo o esforço possível e de fazer algo que você realmente gosta. Assim, o sucesso será apenas uma questão de tempo.

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER