10 tendências que a Sua Empresa vai Precisar ter Para Melhorar no Quesito Tecnologia

Confira novidades e serviços tecnológicos que estão em alta no ambiente corporativo 

Uma rápida olhada nas notícias de tecnologia é o suficiente para constatar: diferentes tendências e ferramentas tecnológicas surgem todos os dias para facilitar a vida de empresas, gestores e demais profissionais.
Hoje, praticamente tudo depende da tecnologia. De campanhas de marketing a relatórios fiscais, passando pelo dia a dia da organização, não há área que não tenha algum software, aplicativo ou ferramenta que otimize a rotina e possibilite processos mais robustos e complexos.
Entretanto, é preciso ficar atento e bem informado sobre o que ocorre no mundo digital. O que é novidade hoje pode não ser mais útil amanhã e a solução inovadora de agora pode se transformar em commodity em poucos meses.
Confira algumas das principais tendências de tecnologia para 2018 e como cada uma delas pode se relacionar com sua empresa. Em um cenário de intensa concorrência, identificar oportunidades é um dos passos para melhorar sua competitividade.
tecnologia-para-empresas


Edge Computing

O conceito surgiu como uma extensão do cloud computing e ganhou popularidade nos últimos meses. Este tipo de computação permite que o armazenamento e processamento dos dados fiquem próximos dos sistemas que geram essas informações.
Essa tática diminui consideravelmente o tempo de resposta em aplicações, ideal para quem busca eficiência e rapidez nos processos. É um ótimo recurso para a popularização da “Internet das Coisas” nos próximos anos.

Blockchain

Uma das grandes tendências para 2018, o blockchain está em evidência graças às moedas digitais. Ele consiste em um grande banco de dados descentralizado e totalmente seguro graças à criptografia existente em cada “bloco” dessa corrente.
A informação reside em cada bloco, em milhões de computadores, e seu compartilhamento não depende de intermediários, aumentando a eficiência da transação. Por conta disso, é a base para diversos serviços que estão sendo desenvolvidos nos últimos meses.

Inteligência Artificial

Ficção científica anos atrás, a Inteligência Artificial (IA) é uma realidade bem concreta em 2018. Tanto que a tendência ganhou espaço nas notícias de tecnologia prometendo revolucionar a forma como as empresas lidam com dados e automação.
As organizações buscam desenvolver sistemas que conseguem agir sozinhos, sem a interferência e orientação humana. Hoje, os chatbots são exemplos práticos de IA, reforçando a otimização de processos e aumento de desempenho e eficiência. Veja também, como evitar ruídos entre as áreas de marketing e TI

Digital Twins

Já imaginou poder fazer testes de um novo produto em uma versão digital, com custo bem mais baixo? Essa é a proposta do “gêmeo digital” (digital twin), uma cópia virtual de processos e sistemas físicos.
Sensores conseguem coletar as informações do projeto e recriá-lo digitalmente. Assim, os profissionais podem realizar diversos testes antes de transferir para o produto final, economizando tempo e dinheiro e reduzindo os riscos.

Algoritmos mais poderosos

Os algoritmos estão na moda após a popularização das redes sociais, mas sua utilização é um caminho sem volta para organizações de diferentes setores. Essas programações estão cada vez mais robustas e conseguem extrair novos dados.  
O caminho para o sucesso em qualquer empresa atualmente é conhecer bem seus clientes – algo possibilitado pelos algoritmos que conseguem construir um perfil completo de empresas e indivíduos. Quanto mais informação, melhor.

Realidade Virtual e Aumentada

Mais uma tendência que segue em ritmo de crescimento acelerado. Aplicações em Realidade Virtual e Realidade Aumentada promovem um novo modelo de interação das pessoas com o mundo digital, principalmente por meio dos dispositivos móveis.
Por conta disso, são os preferidos dos departamentos de marketing para promover novos produtos e serviços. Os gestores também recorrem a esta tecnologia para promover treinamentos e cursos com seus colaboradores.

Big Data

Não é novidade, mas segue como tendência importante para as empresas. Quem investe em Big Data consegue extrair dados em quantidade e qualidade, proporcionando relatórios e análises que facilitam a tomada de decisão.
Essas ferramentas seguem na lista de prioridades de empresários e gestores nos próximos anos. Afinal, os dados são fundamentais para a estratégia das organização e a quantidade de informação na Internet não para de crescer dia após dia.

Multicloud

Até pouco tempo atrás a tendência era apostar na computação em nuvem. Com a consolidação desta tecnologia, hoje a recomendação é adotar duas ou até mais estruturas de cloud para otimizar os custos e a gestão computacional.
A utilização de diversos fornecedores de nuvem permite às empresas encontrar e combinar diferentes serviços que mais se adequam ao seu modelo de negócio. Além, é claro, de ter mais segurança no gerenciamento de seus dados.

Coisas Inteligentes

O conceito de “Internet das Coisas” já está consolidado no mercado e nas notícias de tecnologia. Agora, é hora de apostar na criação das “Coisas Inteligentes”, objetos que conseguem se conectar e exercer algumas tarefas autônomas.
Esse modelo vai além da programação pré-determinada da Inteligência Artificial. A grande aposta do setor são os carros autônomos e as casas conectadas, que aos poucos começam a entrar em nossa rotina.

Segurança e gerenciamento dos dispositivos móveis

Os dispositivos móveis já invadiram o ambiente corporativo e a tendência é aumentarem ainda mais a aderência nos processos administrativos. Com mais aparelhos, é preciso ter uma solução que gerencie todos os equipamentos.
O Mobile Device Management (MDM) permite que empresas consigam controlar todos os gastos com telefonia e consumo de dados e, principalmente, protejam as informações trocadas nestes dispositivos.
tecnologia-para-empresas

Fique atento!

Para competir no mercado nacional e internacional, é essencial que a organização esteja atualizada com os principais recursos tecnológicos. Gestão, marketing, vendas, financeiro… todas as áreas são afetadas por máquinas e processos digitais.
Portanto, pesquise e informe-se sobre as principais tendências e, principalmente, quais os benefícios elas trazem para sua empresa. Faça da tecnologia uma aliada estratégica para o crescimento do seu negócio.
Na sua opinião há outra tendência de tecnologia para as empresas? Conte mais para a gente nos comentários e aproveite para conhecer os serviços da Sumus

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER