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Telefonia IP – Como Economizar

Última atualização: 12/09/2023 10:03:16

Jornal "Diário do Comércio" trazendo notícia sobre consultorias de como economizar.

Telefonia IP – Como Economizar

Diário do Comércio – SP
Redução de custo é uma preocupação constante das empresas que desejam ser competitivas no mercado. Neste sentido, a telefonia IP/VOIP é mais uma alternativa para reduzir os gastos em comunicação, mas não é a única e nem sempre a melhor opção. “Antes de tudo, é preciso traçar o perfil de utilização da telefonia, identificando as localidades em que há mais ligações, tempo médio de chamada, o contrato de tarifas com as operadoras etc. Somente após esta analise é possível definir melhor estratégia”, explica Guilherme Lousada, gerente de Produtos e Marketing da Sumus, empresa especializada em festão de telecomunicações.
Ele conta o exemplo de um cliente na área de alimentos que planejava implantar a telefonia IP em todas as unidades do País. Após análise, a Sumus propôs que somente as unidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que possuíam o maior volume de ligações, utilizassem a tecnologia IP, enquanto que as demais continuassem com a telefonia convencional, firmado acordos especiais de tarifação com as operadoras e também usando os serviços de operadoras IP. Isso porque a implantação de telefonia IP quase sempre existente um alto custo inicial da ampliação da rede interna da empresa “Estes custos têm caído por conta da maior oferta de fornecedores. Hoje, com o padrão SIP (Session Initiation Protocol ou Protocolo de Iniciação de Sessão), o usuário não fica mais dependente de um único fornecedor, ele pode ter vários, pois os sistemas são compatíveis” explica Lousada.
Entre os benefícios oferecidos pelas soluções da Sumus estão a auditoria de irregularidades na cobrança das contas telefônicas, negociação de planos com as operadoras para garantir melhores tarifas, controle de ligações particulares, analise dos pontos críticos das despesas e recomendação de ações para redução de custos, análise de viabilidade e planejamento de migração para telefonia IP, diminuição de custos estruturais com correto, dimensionamento do PABX, definição e monitoramento de limites de gastos, seleção dos melhores planos de operadoras de acordo com o perfil e sob medida para cada empresa.
Segundo Lousada, a auditoria de irregularidades de cobranças é o serviço que traz resultados mais rápidos. Com base em ferramentas e processos desenvolvimento especialmente para esta finalidade, o objetivo é identificar falhas no lançamento dos valores devidos. “Primeiramente, analisamos o contrato de tarifação das operadoras e depois checamos todos os lançamentos. Erros como duplicidade e divergências das tarifas são comuns. Temos grandes clientes que estão economizando ate R$ 5 milhões por ano somente por conta da identificação desses erros”, salienta o gerente.
PRESENÇA VIRTUAL
A operadora GVT mantém desde 2005 o serviço Vono, baseando em VoIP, voltado para residência e pequenas empresas, e que promete uma economia de até 80% nos custos com telefonia, principalmente se o usuário precisa fazer muitas ligações de longa distancia e internacionais. O Vono funciona como um telefone pré-pago- inicialmente se adquire créditos, que serão debitados das ligações. São diversos planos disponíveis. Para micros pequenas empresas, o recomendável é de R$ 250 a R$ 1 mil. Os créditos podem ser comparados sempre que houver necessidade. Pelo site do serviço, é possível acompanhar o extrato, tempo de duração, valor debitado e total restante.
Existem três maneiras de utilizar o serviço: pelo computador com um telefone ligado á internet pelo telefone fixo/celular. O uso direto no computador é o preferido de usuários domésticos e profissionais liberais que trabalham em casa. .Basta ter um computador, acesso á internet banda larga (512 Kbps ou superior), fone de ouvido e microfone. Será preciso baixar um programa, chamado de softfone, que virá com um discador.
Para micro e pequena empresa, o ideal é o uso do telefone, que pode ser feito de duas maneiras. A primeira é a conectado á internet, o que vai exigir o uso de um adaptador, um equipamento chamado ATA. Ele é conectado á internet banda larga e depois a um aparelho de telefone comum. Também é possível conectá-lo ao PABX, de forma que todos os aparelhos da empresa possam usar o serviço. Uma outra forma de usar o telefone, mas sem precisar do acesso á internet , é cadastrando o número do Vono Direto da cidade. O sistema reconhecerá o número e o usuário poderá fazer a ligação com custos mais em conta.
Os preços das tarifas variam conforme o plano. No Vono 250, com recarga de R$ 250, uma ligação para qualquer uma das 240 cidades em que a GVT tem presença física custa R$ 0,90 o minuto para telefone fixo e R$ 0,61 para celular. Se a ligação for para outras cidades, os preços sobem para R$ 0,24 e R$ 0.98, respectivamente. Ainda neste mesmo plano, uma ligação para os Estados Unidos ou Canadá custa apenas R$ 0,25 o minuto para telefones fixo e celular. È possível fazer ligações de baixo custo para 58 países.
Ao se fazer uma ligação para uma cidade onde a GVT tenha presença, a chamada trefega pela internet até a cidade cai na rede de telefonia da operadora como se fosse uma chamada local. O contrário também ocorre: a pessoa de um telefone convencional faz a ligação local, que inicialmente percorre a rede de telefonia até a GVT e depois segue pela internet até o usuário da Vono. Dessa forma o cliente consegue ter presença virtual nos 240 cidades, cobrindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e partes do Nordeste e Norte do País. Caso ele tenha escritórios nestas cidades, a ligação de Vono pera Vono é gratuita.

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