Saiba qual é o impacto dessa tendência de mercado para as empresas dos mais variados setores
A sociedade se renova constantemente devido ao surgimento de novas tecnologias, técnicas e procedimentos, e o mesmo se aplica às empresas, que veem na transformação digital uma tendência cada vez mais forte.
Antigamente, vários trabalhos podiam ser realizados sem participação direta de computadores e sistemas, algo que mudou bastante hoje em dia, já que além de sua importância na execução, o número de clientes que vêm do mundo digital é cada vez maior.
De acordo com o relatório “2018 Digital Transformation Index”, divulgado pela Futurum Research, 76,6% das empresas descrevem seu relacionamento com tecnologia como na média ou acima da média, o que é um indicativo bem significativo, mas que pode melhorar.
Entenda o que é essa tendência, como as empresas lidam com a importância cada vez maior do digital em seu dia a dia e qual é a importância de estar preparado para essa mudança, de modo a se manter competitivo e atrair mais atenção por parte dos clientes.
O que é transformação digital?
É o termo usado para designar a mudança na atitude e nas atividades de empresas de todos os portes e segmentos, que agora precisam estar atentas ao mundo digital, mesmo que não atuem necessariamente na área de tecnologia.
O surgimento da internet no Brasil se deu no ano de 1988, através de uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
A partir de então, ela começou a crescer gradativamente, até chegar à população em massa, algo que ocorreu aproximadamente 8 anos depois, mas cuja força ainda não era tão grande.
Hoje em dia, depois de mais de 22 anos, a internet é imprescindível para os brasileiros e pessoas de todo o mundo. Uma estatística do IBGE, divulgada no início do ano, mostra que 116 milhões de pessoas estão conectadas à internet no Brasil, ou seja, 64,7% de toda a população.
Ainda que não seja a única diferença trazida pela transformação digital, o uso da internet foi um marco muito importante e que mudou completamente a forma com a qual as empresas se comportam, seja qual for seu tamanho ou área de atuação.
Hoje, há várias tendências de TI que você precisa saber, mesmo que não trabalhe diretamente neste segmento, como inteligência artificial, automação de trabalhos e centralização digital, e quem estiver de fora pode perder posições importantes no mercado.
Como as empresas se comportam em relação ao poder do digital atualmente?
Muitas delas já se adequaram ou estão no caminho para que o digital faça parte de seu cotidiano, mas ainda há um número considerável de companhias que não investem os esforços necessários para tal.
Ainda de acordo com o “2018 Digital Transformation Index”, ao mesmo tempo que 76,6% das empresas lidam bem ou relativamente bem com a tecnologia, 23,4% não o fazem, o que equivale a, praticamente, uma a cada quatro companhias.
A grande questão é que a transformação digital já não pode mais ser desconsiderada. Há 20 anos ela ainda era novidade, mas no ano de 2014, o número de dispositivos móveis, muitos deles conectados à internet, superou a população mundial, fato que demonstra bem o seu crescimento.
O estudo “Digital transformation in 2019: A business leader’s guide to future challenges and opportunities”, desenvolvido pela Tech Pro Research, traz várias informações relevantes que ajudam a entender melhor como as empresas se relacionam com o assunto.
O estudo diz que a mudança em grande escala para a transformação digital já está bem estabelecida, mas que um dos desafios é saber como isso pode ser aplicado de uma maneira sustentável e repetida entre as organizações.
Em outras palavras, as tendências de tecnologia para a sua empresa não são vistas como algo tão complicado, já que a inovação chegou a um bom número de companhias, mas existem aquelas que ainda não se modernizaram o suficiente.
Outro ponto interessante trazido pelo estudo é que empresas experientes, de grande porte e cujo ramo de atuação esteja mais distante da tecnologia apresentam maiores dificuldades de lidar com a transformação digital.
Uma das consequências dessa atitude pode ser a perda do prestígio ou da posição daquela companhia do mercado, em detrimento de empresas menores e mais novas, cujo pensamento já está naturalmente voltado à tecnologia e à modernidade.
Porém, em linhas gerais, muitas empresas estão atentas às inovações tecnológicas e passam a adotar algumas de suas soluções, mesmo que isso ocorra, por enquanto, apenas em determinados setores. Depois de dar o primeiro passo, os demais são praticamente uma consequência.
Esteja preparado para a transformação digital e ocupe melhores posições no mercado
Assim como a tecnologia já está presente em nossa vida pessoal, o mesmo se aplica ao mundo corporativo, e quem estiver aberto e pronto para implementar essas novidades terá bons resultados.
O Fórum Econômico Mundial acredita que o crescimento da transformação digital será tão grande que seu valor econômico atingirá os US$ 100 trilhões por ano até 2025, número que chama muito a atenção.
Caso isso se confirme, os meios digitais serão responsáveis por movimentar aproximadamente US$ 274 bilhões por dia, US$ 11,4 bilhões por hora e US$ 190 milhões por minuto, em uma participação será massiva que não pode ser desconsiderada.
Se isso é um alento para quem já investe em gestão de tecnologia da informação, digital marketing e branded content e várias outras inovações do mundo digital, também serve como um alerta para quem ainda não se adequou à nova realidade do mercado.
Não é tarde para começar agora, mas é importante não procrastinar muito essa adequação, já que a concorrência no mundo digital é maior a cada dia que passa, e quem largar na frente poderá ter uma vantagem competitiva bem interessante.
Gestão da Tecnologia da Informação
Seja em agências de marketing digital, empresas de gestão de telecom ou companhias de qualquer outra área, é essencial que a transformação digital comece o quanto antes. Afinal, esse pode ser o diferencial para alcançar um lugar de ainda mais destaque no mercado.