WhatsApp
Pesquisar
Close this search box.

5 tendências de telecom que vão bombar em 2019

Última atualização: 20/10/2020 10:32:04

Conheça o que estará em alta no segmento de telecom para 2019!

A tecnologia se desenvolve em um ritmo muito acelerado. Algo que parece bem distante em um ano pode se tornar realidade no próximo, o que faz com que as tendências de telecom sejam cada vez mais surpreendentes.
O crescimento dessa área é latente: de acordo com o portal Statista, o faturamento global do setor de telecomunicações foi de € 1,099 bilhão em 2014 e está estimado a atingir € 1,196 bilhão em 2019, ou seja, um crescimento de 8,83% em 5 anos.
Nós já falamos sobre algumas tendências de tecnologia para a sua empresa, mas com a chegada de 2019, outras novidades devem surgir, e quem souber quais são elas de antemão estará melhor preparado do que a concorrência.
Saiba o que deve estar com toda força na área de telecomunicações para o ano seguinte (e também influenciar nos próximos) e prepare antecipadamente o que for possível para adotar essas novidades!

Fortes tendências de telecom para 2019

De inteligência artificial a aprendizado de máquina, esses assuntos devem mudar muito do que existe no setor de telecomunicações atualmente!

1 – Big Data

Pessoa de óculos olhando para a tela do computador. A imagem de gráficos e números é refletida nas lentes do óculos, simbolizando o Big Data.
 
 
 
 
 
 
 
Os provedores de serviços de telecomunicações se deparam com demandas constantes dos usuários em relação ao aumento da qualidade do seu serviço e à construção de uma melhor experiência, o que consequentemente cria um banco de dados.
Uma das maiores tendências de telecom para o futuro, portanto, é o uso das informações obtidas através dos dispositivos, redes, aplicativos, geolocalização, cobrança e uso de dados, o que é conhecido como Big Data.
De acordo com a Gartner, haverá aproximadamente 20,4 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo até 2020, o que resultará em um mundo mais inteligente e também com várias fontes para coleta de dados.
Logo, as prestadoras de serviço dessa área já começam a se preparar para utilizar o Big Data para empresas e, assim, criar insights poderosos para a melhoria do que é oferecido aos clientes.

2 – Inteligência artificial

O grande volume de dados visto anteriormente será utilizado em conjunto com a inteligência artificial (artificial intelligence, ou AI), uma das tendências de TI que você precisa saber, que cresce mais a cada dia que passa.
Ela já está presente em nosso dia a dia, como nos assistentes pessoais dos celulares e nos gadgets para casas inteligentes, mas a tendência é de que o crescimento da AI seja exponencial, já que sua abrangência é muito grande.
Por ser versátil, sua aplicação poderá ser compatível com várias outras tendências de telecom, de Big Data a manutenções preditivas.

3 – Manutenção preditiva com aprendizado de máquina

Pessoa mexendo no notebook e no celular, com imagens de gráficos próximo aos dispositivos, representando o aprendizado de máquina.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quando se fala sobre manutenção, é normal lembrar-se da preventiva e da corretiva, mas a próxima leva de tendências de telecom deve trazer a manutenção preditiva, que visa prever acontecimentos futuros de acordo com os passados.
Pode parecer um pouco confuso, mas é simples: dados analíticos baseados na AI usam algoritmos complexos e técnicas de aprendizado de máquina para analisar dados históricos e, assim, prever o que pode acontecer no futuro.
Logo, na prática, as empresas podem usar esses insights para monitorar o estado de funcionamento de determinado equipamento e prever falhas antes que elas aconteçam, de modo a consertar torres de comunicação, linhas de energia, centros de dados e até equipamentos nas casas dos clientes.
Tudo isso é feito baseado em padrões e informações anteriores, o que pode melhorar a análise de problemas e sua manutenção a curto prazo e a definição de metas estratégicas, como a criação de experiências personalizadas e o ato de lidar melhor com as demandas dos clientes a longo prazo.
9 dicas de como reduzir os custos com gestão de telecom

4 – Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais se tornam cada vez mais inteligentes e eficientes, o que permite um atendimento incrível ao cliente e, assim, uma experiência que supere suas expectativas, além de permitir que a empresa economize a médio e longo prazo.
As plataformas de comunicação com inteligência artificial, conhecidas como assistentes virtuais, podem lidar tão bem com o atendimento que uma pesquisa da Juniper Research mostra que eles podem fazer as empresas economizarem mais de US$ 8 bilhões por ano até 2022.
Seu lugar é merecido na lista de tendências de telecom, já que no ano de 2017, estima-se que a economia tenha sido de US$ 20 milhões através do uso de assistentes virtuais, número considerável, mas 400 vezes menor que a estimativa da pesquisa para daqui a 4 anos.
Em conjunto com a realidade virtual para empresas, os assistentes virtuais trarão uma nova era ao atendimento dos clientes.

5 – Gestão de telecom

O desejo de economizar se faz presente em todas as empresas, e uma ótima alternativa para isso é a gestão de telecomunicações, cujo crescimento está bastante acentuado.
De acordo com o relatório “Telecom Order Management Market, Service, Network Type, Deployment Type, and Region – Global Forecast to 2022”, feito pela MarketsandMarkets, o mercado de gestão de telecom deve atingir o faturamento anual de US$ 3,22 bilhões até 2022.
Outro relatório similar, chamado de “Telecom Order Management Market – Global Industry Analysis, Size, Share, Growth, Trends and Forecast, 2017 – 2025”, feito pela Transparency Market Research, mostra que o mercado de gestão de telecom deve movimentar US$ 4,05 bilhões ao final de 2025.
Logo, fica evidente que uma das maiores tendências de telecom está nos serviços de gestão para o setor, mostrado através de relatórios emitidos por diferentes institutos mundialmente conhecidos e respeitados.
As soluções de gestão para o segmento de telecomunicações devem ser mais adotadas a cada dia que passa, já que existem várias dicas de como reduzir custos com gestão de telecom quando o processo é feito da maneira correta.

Invista nas tendências de telecomunicações e tenha uma gestão impecável!

Alguns desses itens já existem com força atualmente, enquanto outros ainda podem ser considerados como embriões, principalmente pelo potencial massivo de crescimento que eles têm no mercado, e quem estiver na linha de frente terá boas vantagens competitivas.
Por isso, aproveite a oportunidade de se antecipar às tendências de telecom e faça o que for possível para adotá-las, da gestão de telecom aos assistentes virtuais, e colha todos os bons frutos que eles podem oferecer!

Autor:

NEWSLETTER

[contact-form-7 id=”5646″ title=”Form News Sidebar” html_name=”/news-blog-form/”]

Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: