A gestão de telecom é importe para as empresas, principalmente de pequeno porte, que contam com um poder de investimento mais limitado
Toda empresa possui gastos, isso é um fato. Porém, esse é um fator ainda mais preocupante em empresas menores, já que um gasto um pouco mais alto do que o esperado em determinado setor já pode colocar todo o orçamento a perder.
Para evitar esse tipo de problema, são adotadas políticas de economia de energia elétrica, consumo de água, suprimentos e materiais de escritório, entre outros. Porém, a telecomunicação é um assunto que quase sempre fica em segundo plano.
Não é nem por mal que isso acontece, mas sim porque as empresas geralmente não sabem da existência de sistemas que podem ajudar a controlar os gastos com telefonia. Felizmente, o tarifador telefônico é a melhor solução para isso.
Entenda como essa solução pode revolucionar a forma com a qual uma pequena empresa lida com a gestão telefônica e, consequentemente, pode economizar bastante com isso.
O Que é um Tarifador Telefônico?
Antes da explanação dos benefícios que podem ser obtidos por esse sistema, é importante fazer uma introdução ao tarifador telefônico.
A finalidade desse sistema é registrar todas as ligações que são feitas por uma empresa, sejam elas originadas de telefones fixos, celulares e até mesmo centrais de PABX.
Ao se deparar com essa informação, porém, algumas pessoas podem pensar que a fatura do telefone já conta com essas informações, mas o tarifador conta com um recurso muito vantajoso, que é a identificação de qual foi o operador ou setor que realizou determinada ligação.
Assim, será possível acompanhar de perto os gastos com telefonia, de modo que se identifique quais setores e funcionários fazem um bom uso dos telefones da empresa e quais passam dos limites.
Como os Tarifadores Telefônicos Podem Ajudar a Empresa a Economizar?
Por mais que existam regras para utilizar o telefone corporativo, é muito difícil que elas sejam seguidas à risca, já que alguns profissionais não se dão conta dos prejuízos que isso pode gerar.
Logo, a melhor alternativa para esses casos é a implantação de um tarifador telefônico, já que o sistema registrará todas as informações referentes à gestão telefônica da empresa. Assim, caso algum funcionário passe dos limites, ele poderá ser advertido por isso.
Essa, porém, não é a única finalidade dos tarifadores: eles podem evidenciar quando os planos de telefonia contratados não são os mais adequados às necessidades da empresa. Afinal, esse pode ser um dos maiores problemas com redução de custos em telefonia.
Por exemplo, caso o plano contratado junto à operadora de telefonia seja de 1.000 minutos, mas se constate que a utilização do telefone sempre extrapola os 1.500 minutos mensais, então é muito mais adequado contratar um plano mais robusto, cujo valor pode ser ainda mais vantajoso.
O contrário também se aplica: no caso do mesmo plano contratado, se o uso do telefone dificilmente ultrapassa os 500 minutos mensais, então o melhor a se fazer é optar por um plano mais simples, de valor mais baixo, para poder economizar bastante.
Para que essas decisões sejam tomadas da maneira mais assertiva possível, é essencial que seja utilizado um tarifador telefônico, que reunirá todas as informações necessárias para poder alterar o plano ou manter o que existe atualmente.
Livre-se dos Problemas Com a Gestão Telefônica de Sua Pequena Empresa
Sem dúvidas, são várias as dificuldades ao gerir uma empresa pela primeira vez, já que cada situação será uma novidade, e nem sempre o novo gestor saberá como deve proceder da melhor maneira possível. Porém, esse aprendizado é essencial para seu desenvolvimento.
A redução de custos que pode ser obtida através do uso de um sistema de tarifação telefônica é muito grande, o que certamente compensará o investimento que é feito no software.
Ao constatar que Sicredi, Sabesp e Atacadão são algumas das empresas que utilizaram tarifador telefônico, fica mais do que evidente que essa é uma solução de excelente qualidade, que também pode (e deve) ser aplicada em empresas de pequeno porte.
Para poder escolher a solução mais adequada para a sua empresa, o melhor a se fazer é verificar as características dos sistemas de tarifação telefônica e ver quais são as mais apropriadas. Assim, o custo-benefício obtido será o melhor possível.
Portanto, não importa se a sua empresa atua há apenas alguns meses no mercado, conta com uma equipe de de 5 profissionais e tem recursos limitados para investir, a adoção de um tarifador de telefonia é uma decisão muito sábia e que pode te fazer economizar milhares de reais por ano.
Então, não perca mais tempo: passe a utilizar um tarifador telefônico o mais breve possível em sua empresa e seja capaz de reduzir custos em telecom de maneira considerável, o que contribuirá para o crescimento de sua empresa!