Problemas com redução de custos em telefonia? Veja como resolver!
Saiba como utilizar o tarifador telefônico para reduzir os custos com telefonia de forma rápida, simples e segura
Em tempos de crise, todas as empresas enfrentam o mesmo dilema: como se manter competitivo no mercado, equilibrando os custos fixos com uma demanda por serviços que, eventualmente, tende a cair?
É nesse momento que entram em cena os bons gestores, negociando melhores condições de pagamento em contratos ou cortando itens supérfluos que não impactem no dia a dia do ambiente produtivo.
Entretanto, nem todos os itens são analisados com carinho. Muitas vezes, o departamento financeiro se preocupa com o gasto de alguns copos plásticos a mais e sequer olha para a conta de telefone.
Isso não quer dizer, obviamente, que cuidar dos copinhos plásticos não seja importante, mas se a sua conta telefônica não recebe a devida atenção é bem provável que ali seja uma fonte de gastos onde há possibilidade de corte.
Como reduzir os custos com telefonia?
Há uma série de medidas que podem ser tomadas pelos gestores quando o objetivo é reduzir os valores pagos na conta de telefone.
Porém, apenas a diminuição do uso não é suficiente. Em alguns casos, deixar de usar o telefone pode comprometer diretamente o desempenho da sua atividade de forma que a maneira mais inteligente de se fazer isso é, primeiramente, entender como funciona o seu consumo.
Se a sua empresa ainda não tem uma política de uso de telefonia, saiba que ela deveria adotar algo nesse sentido. Quando não há regras claras a serem seguidas, cada colaborador se torna livre para criar as suas próprias regras. Esses valores próprios de cada um nem sempre são condizentes com os valores da empresa e, por isso, pode haver desperdícios.
Implantando um tarifador telefônico
Depois da conscientização é hora de um pouco de ação. Nenhuma medida que você coloque em prática será tão eficiente quanto a adoção de um sistema tarifador telefônico.
Trata-se de um software que se encarrega de registrar todas as ligações, sejam elas feitas a partir de um telefone fixo ou de um celular. Esses registros são exibidos em um relatório que pode ser conferido em tempo real pelos gestores.
Os benefícios de se usar um sistema como esse são inúmeros. Você pode, por exemplo, descobrir qual é o custo de telefonia por setor ou até mesmo por funcionário, apenas monitorando a maneira como os seus colaboradores utilizam o telefone.
E entender as suas despesas mais a fundo é o primeiro passo para que você possa elencar aquilo que é útil e descartar tudo aquilo que for supérfluo.
Aprenda mais sobre redução de custos com sistema de tarifação telefônica
Um pente fino nas suas contas
Os itens relacionados à telefonia geralmente são tratados como uma coisa única, sem discriminação. Entretanto, quando você conhece os detalhes sobre a maneira como o serviço é utilizado é possível pensar em alternativas para que o uso seja mais inteligente.
Assim, ao compreender que um determinado setor tem uma demanda alta por telefone móvel e outro por telefone fixo, você pode diminuir o número de pessoas que têm celulares empresariais.
Ou, ainda, certos setores podem justificar a presença de um celular “fixo”, como forma de reduzir os custos de telefonia para outros celulares.
Note ainda a possibilidade de ampliar ou reduzir a sua franquia de telefonia. Uma franquia muito baixa pode fazer com que as ligações excedentes custem muito mais caro. Uma franquia muito alta pode significar dinheiro sendo desperdiçado.
Questione as operadoras de telefonia
Depois que você tiver todos os dados em mãos é chegada a hora de tomar as decisões. Essas decisões, agora, serão muito melhor embasadas e certamente terão impacto na sua conta de telefone.
Comece analisando, por exemplo, as tarifas que são cobradas na sua fatura. É bem provável que você esteja pagando por serviços, como seguros e TV por assinatura, que muito provavelmente não utiliza.
Além disso, compare os dados de telefonia obtidos com o seu tarifador telefônico com os valores efetivamente cobrados pelas operadoras.
É comum encontrarmos contas telefônicas cuja tarifação não corresponde ao valor que deveria ser cobrado. Tendo os dados para comparar você pode solicitar a readequação, economizando quantias consideráveis todos os meses.
Saiba como reduzir custos da sua empresa negociando com as operadoras!
Renegocie seus planos de telefonia
Por fim, saia da sua zona de conforto. Muitos gestores deixam de lado a renegociação do plano de telefonia por considerarem essa tarefa “muito trabalhosa” em função dos procedimentos necessários.
Entretanto, quando você tem em mente a perspectiva de reduzir em até 50% os custos com telefonia, esse é um ideal que vale a pena ser perseguido.
Assim, vá ao mercado e converse com representantes de todas as operadoras que possam atender as suas necessidades para reduzir custos na gestão de telecom.
Exponha exatamente aquilo que você precisa e compare os valores. Você verá que há uma grande diferença entre eles e, além disso, muitos vão tentar empurrar para você novos serviços, dos quais você não precisa.
Selecionando apenas aquilo que é necessário, você será capaz de chegar a uma proposta concisa e com valor condizente com a sua realidade e com a sua necessidade.
E isso inclui não apenas a telefonia fixa, mas também a telefonia móvel. Você verá uma grande diferença entre os valores e vai se dar conta de quanto dinheiro pode ter perdido deixando de dar a devida atenção para a telefonia.
O melhor de tudo é que contratar um serviço tarifador telefônico é bastante simples e os valores investidos, em geral, são recuperados em poucos meses.
Contrate uma empresa para Gestão de Telecom e reduza os custos da sua empresa!