Ambas soluções são voltadas aos usuários de celulares corporativos, e saber qual é a melhor para a sua empresa pode fazer toda a diferença
O uso de celulares corporativos é uma realidade hoje em dia. Seu número não para de aumentar, o que torna os serviços das empresas de telecom ainda mais importantes para o dia a dia das companhias.
Entre os serviços oferecidos por elas, destacam-se o MAM e o MDM, cada um com suas próprias características, embora ambos sejam voltados para os dispositivos móveis.
Se a sua empresa precisa de uma solução para esse caso, é imprescindível conhecer mais sobre esses dois serviços e como eles funcionam exatamente, de modo a tomar a melhor decisão possível para as suas necessidades.
MAM e MDM: Quais São as Diferenças Entre Eles?
Para uma melhor compreensão, é mais fácil explicar quais são as características de cada um dos serviços, para depois poder compará-los e, então, chegar à decisão sobre o que melhor pode atender à sua empresa.
MAM (Mobile Asset Management)
Ao pé da letra, essa solução significa gerenciamento de ativos móveis. Em uma explicação mais direta, ela é utilizada para que se tenha um controle mais específico e assertivo dos dispositivos móveis da empresa.
De acordo com a Anatel, o Brasil fechou o mês de abril de 2018 com 235,7 milhões de celulares, número maior do que o da população brasileira, que chegou aos 209 milhões de habitantes em maio do mesmo ano.
No que tange aos funcionários de empresas, de 20% a 30% deles utilizam dispositivos corporativos para trabalhar, o que é um número considerável. Porém, um detalhes que muitas vezes é esquecido é que eles possuem um tempo de vida específico.
É claro que esse tempo de vida depende de como os aparelhos são utilizados, mas ninguém duvida que eles precisam ser substituídos de tempos em tempos, e é aí que as empresas de telecom entram.
É difícil controlar os celulares de uma empresa, ainda mais quando ela é de grande porte e centenas (ou milhares) de funcionários utilizam celulares corporativos. É preciso ter um controle bem específico a respeito disso.
A solução de MAM (Mobile Asset Management) ajuda a controlar esses ativos da empresa, de modo a saber quanto tempo de uso eles possuem, o que por sua vez ajuda na tomada de decisão na hora de comprar celulares novos para a equipe.
Por mais que se saiba como usar o celular corporativo de forma consciente, eles ainda apresentam desgaste com o passar do tempo, o que é normal. Porém, o grande problema é que isso pode prejudicar na produtividade dos colaboradores.
Isso não quer dizer que eles precisem ter os celulares mais avançados do mundo, mas é fundamental que os aparelhos possam ajudá-los em seu dia a dia, de modo que ela seja mais rápido e prático, o que torna sua substituição necessária.
Portanto, em suma, as empresas de telecom oferecem o serviço de MAM para que as empresas controlem o tempo de vida de seus celulares e saibam quando é a melhor hora para substituí-los.
MDM (Mobile Device Management)
Além de saber o tempo de uso de um celular, também é fundamental que eles sejam utilizados da maneira correta, para que a produtividade do colaborador seja máxima e que todos os dados e informações da empresa estejam a salvo.
Você sabe quanto o seu funcionário gasta com celular? Essa pergunta é quase sempre respondida com uma negativa, embora isso não seja bom, já que é fundamental saber quanto os colaboradores gastam com os aparelhos.
As empresas de telecom sabem de tudo isso e compreendem que seus clientes precisam ter um controle bem específico acerca dos telefones corporativos, que são ótimas ferramentas, desde que sejam usadas adequadamente.
É claro que isso não poderia ser feito manualmente, já que daria muito trabalho, ainda mais com um grande número de celulares corporativos. Por isso, a solução de MDM (Mobile Device Management) se torna indispensável.
O MDM permite que tudo que é feito em um celular corporativo seja controlado, desde as ligações feitas, sua duração e quantidade até as informações contidas nos aparelhos e a restrição de aplicativos não-autorizados.
Com todo esse controle, será possível orientar os colaboradores a respeito de um bom uso dos celulares, bem como saber quando as despesas estão mais altas ou mais baixas do que o planejado.
Em posse dessas informações, será possível mudar o plano de telefonia, caso necessário, ou tratar diretamente com os colaboradores quanto ao uso inadequado do aparelho.
Esse é um serviço muito procurado nas empresas de telecom, ainda mais pelo fato de também aliar a solução de MAM, de modo a oferecer ainda mais praticidade e eficiência aos clientes.
Qual é o Melhor Serviço Para Minha Empresa?
Agora, com todas essas informações, você poderá fazer uma escolha muito mais direcionada, sem a chance de contratar uma coisa e esperar por outra.
Se a necessidade for apenas para o controle do inventário dos aparelhos, sem necessariamente controlar para que eles foram utilizados, o MAM é uma opção melhor, já que oferece justamente essas funcionalidades.
Já para quem deseja ter um controle mais específico sobre os telefones e também o que é feito neles, o MDM é muito mais completo e proporciona tudo o que as empresas desejam.
Porém, tão importante quanto escolher o melhor serviço é tomar a melhor decisão a respeito das empresas de telecom, já que muitas delas oferecem tanto a solução de MAM quanto a de MDM.
Para isso, é fundamental saber se a empresa é realmente confiável, se já atua há bastante tempo no mercado e se os atuais clientes estão satisfeitos. Assim, a decisão superará todas as suas expectativas.
Nesse ponto, é importante se lembrar de que o custo-benefício é muito mais importante do que levar apenas o custo em consideração. Afinal de contas, de nada adianta pagar mais barato e não ter os serviços que sua empresa precisa.
Agora que você já sabe de tudo o que precisa sobre MAM e MDM, escolha a melhor das empresas de telecom e tenha tudo o que precisar à disposição da sua empresa, o que certamente garantirá uma gestão de telecom muito mais eficiente!