PABX IP: como esse sistema de telefonia te ajuda?

O sistema é ideal para empresas que querem mais praticidade, produtividade e qualidade no atendimento

Oferecer um bom atendimento ao cliente está entre os principais objetivos de uma empresa, que também deseja ser produtiva, contar com soluções tecnológicas e economizar ao máximo. Você sabia que o PABX IP reúne tudo isso?
Esse sistema de telefonia está entre os mais completos que a sua empresa pode escolher e reúne características que vão exatamente de encontro com o que ela precisa. Assim, os resultados serão ótimos e o investimento valerá muito a pena.
Depois de aprender quais são as principais funcionalidades desse sistema, é certo que você desejará contar com ele em sua empresa o quanto antes para aproveitar todos os seus benefícios!
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O que é o PABX IP?

O PABX IP é um sistema de telefonia que centraliza toda a comunicação interna e externa da empresa e permite que as ligações sejam feitas através da rede de dados IP (Internet Protocol, ou Protocolo de Internet).
Seu funcionamento é bem parecido com o dos sistemas de PABX convencionais, com as diferenças de que a comunicação é feita através da rede de dados e que a disponibilidade de recursos é muito maior.
Um exemplo prático do sistema de PABX, também chamado de central telefônica, é quando ligamos para uma empresa e somos atendidos por uma gravação, que depois encaminha a ligação para os atendentes, como acontece em call centers.
Um relatório da Synergy, empresa norte-americana especializada em pesquisas de mercado, constatou que os sistemas de PABX IP ultrapassaram os convencionais na metade de 2015 no Brasil, ou seja, o sistema já é muito usado aqui.
Além disso, o mesmo relatório disse que até o ano de 2020, os sistemas de PABX pela internet devem crescer 9,2%, ao passo que o sistema convencional deve ter uma redução no uso de 4,4%, ou seja, o PABX IP já é uma realidade e deve ganhar cada vez mais espaço.

Quais são as vantagens do PABX IP?

Benefícios não faltam para que você escolha esse sistema de telefonia como o principal para a sua empresa. Os principais são os seguintes:

Infraestrutura mais simples

Um sistema de PABX convencional precisa de uma infraestrutura completa, com uma central telefônica que deve ser interligada fisicamente a todos os ramais da empresa, o que traz um certo grau de complexidade.
Além disso, caso haja algum tipo de problema com um ramal, ele para de funcionar adequadamente até que seja consertado. Se o problema for na central telefônica, então, os prejuízos podem ser maiores.
O PABX IP não precisa de uma infraestrutura tão complexa, já que seu funcionamento se dá através da internet. Basta ter um computador conectado à central telefônica remota ou até mesmo um tablet ou smartphone.
Quanto à infraestrutura, a principal exigência é ter uma rede de internet estável para garantir a comunicação. Recomenda-se ter pelo menos dois pontos de internet, fornecida por duas operadoras diferentes, para que a disponibilidade seja garantida.

Recursos mais completos

O PABX convencional oferece vários recursos, mas vários deles demandam investimentos adicionais. Por exemplo, a URA (Unidade de Resposta Audível), que são as gravações que nos atendem quando ligamos para call centers, precisam de um módulo adicional para funcionar
Quando se trata do PABX IP, ela e vários outros módulos já estão disponíveis gratuitamente, graças ao seu funcionamento pela internet. Assim, sua empresa tem, sem investimentos adicionais, recursos que seriam pagos no sistema convencional.
Além disso, há vários outros recursos interessantes, como gravação de ligações, encaminhamento de chamadas, discagem automática, personalização de mensagens automáticas e rastreamento das ligações.

Maior economia e produtividade

Saber como economizar com telefonia IP é um dos principais objetivos da sua empresa, e isso é perfeitamente possível com o PABX IP.
Caso a empresa tenha várias filiais, todas elas podem ser interligadas no mesmo sistema, o que significa que as ligações internas serão gratuitas, não importa qual seja sua quantidade ou a duração das ligações.
Isso tem um impacto positivo direto na produtividade dos colaboradores, que poderão se comunicar instantânea e gratuitamente com outras filiais da sua empresa, o que permite ter respostas muito mais rápidas do que através de e-mails, por exemplo.
A necessidade de manutenções também é muito menor, já que o sistema fica hospedado na nuvem. Por isso, não será preciso contratar um técnico para o conserto do equipamento, como acontece com o PABX convencional.
Além disso, uma das maiores vantagens do PABX IP é a possibilidade de contratar operadoras VoIP, em que as ligações são feitas pela internet ao invés da rede convencional. Isso faz com que os planos de telefonia sejam muito mais econômicos.
Veja também – Central telefônica e suas tendências para economia!

Escalabilidade garantida

Sistemas convencionais de PABX podem ter o número de ramais aumentado ou diminuído, mas o processo é relativamente complicado, já que será preciso mexer na infraestrutura física da empresa, o que não é muito prático.
Como o PABX IP funciona através da internet, a quantidade de ramais pode ser alterada com apenas alguns cliques. É possível contratar mais ramais em períodos sazonais, em que a procura por seus serviços é maior, e depois voltar ao número original de linhas, por exemplo.

Compatibilidade com tarifadores telefônicos

De tudo o que você precisa saber sobre o tarifador telefônico, os pontos mais importantes são a maior qualidade da gestão de telefonia, a redução de custos e o total controle sobre as linhas. Felizmente, eles são compatíveis com os sistemas de PABX IP.
Isso quer dizer que sua empresa não terá que abrir mão de uma tecnologia para utilizar a outra, já que ambas podem ser usadas em conjunto. Assim, a economia será ainda maior, e o melhor, com sistemas da mais alta qualidade.

Melhore a eficiência da telefonia da sua empresa com o PABX IP!

Com tantas vantagens assim, pode até parecer que os sistemas de PABX são tecnologias ainda distantes da nossa realidade, mas a boa notícia é que elas já podem ser utilizadas na sua empresa e revolucionar a gestão de telefonia.
A central telefônica e suas tendências para economia já são conhecidas por muitas empresas no Brasil e em todo o mundo, e a sua pode ser a próxima a utilizar esse sistema seguro, moderno e econômico.
Portanto, não perca mais tempo: passe a utilizar todos os recursos que o PABX IP oferece,  integre-o aos sistemas de tarifação telefônica que a sua empresa já utiliza e tenha uma gestão de telefonia ainda mais eficiente!
O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer os demais serviços da Sumus, como a auditoria de contas!

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