Os 3 melhores aplicativos para gerenciamento de finanças que você precisa conhecer
Conheça ótimas opções de gerenciador financeiro e deixe a sua empresa sempre no azul assumindo o controle das suas contas
Como está a situação das contas a pagar e a receber da sua empresa? Se você cuida da área de gestão financeira de sua companhia e não está por dentro do cenário atual, é bem provável que um dos motivos disso seja o fato de que você não usa nenhum aplicativo de finanças como seu gerenciador financeiro. E saiba que essa é uma decisão que pode fazer toda a diferença no seu negócio.
Além de poder ter uma visão geral de suas contas a pagar e a receber, por meio de um sistema de gerenciamento de finanças você consegue tomar decisões mais inteligentes seja na hora de fazer pagamentos ou ainda de fazer investimentos com os valores que você possui em caixa. Sabendo para onde está indo cada centavo da empresa você tem condições, ainda, de promover cortes nas áreas certas da companhia.
Que é importante ter um aplicativo como esse ao seu lado não resta dúvidas, mas você sabe qual é a melhor opção a ser escolhida? Listamos aqui três alternativas para você levar em consideração antes de definir qual será o sistema oficial da sua empresa. Há versões para todos os gostos e bolsos de forma que o mais importante é escolher um que se adeque às suas necessidades.
Sumus
Você sabia que poderia economizar até 50% do valor pago em sua conta telefônica apenas fazendo a gestão correta desse tipo de conta? Muitas empresas não se dão conta, mas esse é um dos itens mais dispendiosos e que, de certa forma, menos são auditados. Existe uma série de possibilidades que podem ser adotadas para minimizar os gastos.
As alternativas vão desde a contração de um sistema de gestão tarifária à implantação de uma central telefônica única. Dessa forma, você garante não apenas o controle manual das ligações – já que as pessoas se sentem mais intimidadas a fazer ligações pessoais ou alheias aos propósitos da empresa – mas também o controle técnico, identificando a tarifa paga em cada um dos momentos.
Outra vantagem é a possibilidade de renegociar seus planos junto ás operadoras. Muitas vezes, as empresas pagam valores sobre planos que não utilizam, com dados a mais, na falsa ilusão de que estão economizando. Outro ponto falho é que sem uma auditoria muitas tarifas “se perdem” fazendo com que você pague a mais junto à companhia telefônica.
Se esse problema já passou pelas suas mãos ou você acredita que está na hora de colocar um gerenciador financeiro para trabalhar para você, vale a pena conhecer o trabalho da Sumus. A empresa é responsável não apenas pela implementação de softwares como esse, mas também pela manutenção, prestando toda consultoria do começo ao fim do processo.
Existem diversos tipos de planos e pacotes que se adequam às necessidades de cada companhia, esteja ela em busca de uma ação mais pontual ou ainda tenha planos de incorporar em definitivo essa estratégia em suas políticas.
Compoundee HD
Embora a interface do Compoundee HD não seja das mais interessantes, esse é um dos aplicativos mais simples de serem utilizados por aqueles que nunca tiveram contato com nenhum tipo de serviço dessa espécie. Por meio dele, o empresário pode calcular de forma rápida e sem muitas complicações qual é o retorno esperado em um investimento.
A ferramenta permite ainda que você leve em consideração até mesmo a variação de juros em um empréstimo, de forma que você pode escolher o que for mais conveniente: um prazo mais amplo, ainda que com taxas de juros maiores, ou um prazo mais curto, mas que proporcione taxas de juros mais atrativas. Cada caso é um caso, mas o Compoundee HD vai ser seu parceiro na hora de calcular isso.
A inflação é outro item silencioso, deixado de lado por muitos empresários, mas que acaba contribuindo para esvair o patrimônio com o passar do tempo. Sabendo como as taxas atuais vão impactar nos seus preços, você pode projetar com mais precisão seus lucros mensais e também as margens que vai adotar em cada uma das negociações em que se envolver.
Isso permite, por exemplo, que você tenha mais tempo para tomar uma decisão correta em caso de alta ou baixa da inflação. Dessa forma, basta acompanhar as tendências que a ferramenta se encarrega do cálculo.
Expensify
Outro bom exemplo de gerenciador financeiro é o Expensify. Para aquelas companhias que já automatizaram os seus sistemas ele pode não ser a escolha mais adequada, uma vez que ele só permite a introdução manual de dados. Contudo, ainda assim ele pode ser considerado um excelente aplicativo de finanças para gerenciar as contas da sua empresa.
Uma as principais vantagens é a possibilidade de eliminar a necessidade de arquivar papeis, já que você pode fotografar cada um dos recibos de compra e venda de produtos e arquivar direto no software. Dessa forma, basta buscar pela empresa ou pela compra que você precisa para localizar com rapidez as respostas.
Como você pôde perceber, é nos pequenos detalhes que muitas vezes sua empresa pode fazer a diferença. A economia aparece somente quando há planejamento e para que ele exista é preciso se munir do maior número possível de informações. Os softwares de gerenciamento financeiro fazem essa parte do seu trabalho, restando a você a função de interpretar os dados e tomar as melhores decisões possíveis para fazer mais gastando menos.