Inteligência artificial nas empresas: como se preparar para essa realidade

Veja o que o seu negócio deve fazer para estar pronto quando essa tecnologia começar a ser implementada

Até pouco tempo atrás, quando ouvíamos falar sobre inteligência artificial (também conhecida como IA ou AI), ela se parecia com algo bem distante de nossa realidade. Porém, hoje em dia, ela já existe e cresce cada vez mais.
A inteligência das máquinas é capaz de revolucionar o mundo em todas as suas áreas, do relacionamento interpessoal à prestação de serviços e oferecimento de produtos aos clientes, e é claro que não poderia ser diferente com as empresas.
Veja quais são os benefícios da IA e como o seu negócio pode se preparar para a chegada dessa tecnologia disruptiva e com potencial para, literalmente, mudar o mundo.

Quais são as vantagens da inteligência artificial?

Muitas, desde um melhor atendimento ao cliente até a redução de custos operacionais. A grande maioria das empresas pode se beneficiar com o uso da AI e, assim, obter resultados ainda mais satisfatórios.
De acordo com uma pesquisa da Deloitte, que entrevistou 1.100 executivos que entendem sobre inteligência artificial e tecnologias cognitivas, 64% das empresas podem obter vantagens competitivas com o seu uso.
A mesma pesquisa trouxe outras estatísticas interessantes:

  • 88% das empresas pretendem investir mais em tecnologias cognitivas no próximo ano;
  • 54% afirmam que aumentarão os gastos em pelo menos 10%;
  • 37% dos entrevistados disseram que o investimento em tecnologias cognitivas por parte de suas empresas foi de pelo menos US$ 5 milhões;
  • 82% das empresas obtiveram lucros através dos investimentos em inteligência artificial, com retorno médio de 17%.

A Deloitte também afirma que a implantação dos sistemas de AI pode ser feita através de serviços em nuvem e softwares empresariais, e o melhor de tudo, com custos relativamente baixos a princípio e pouco risco para o negócio.
Os investimentos em IA-como-serviço (AIaaS) crescem 48,2% em todo o mundo por ano, o que mostra que as empresas estão bastante preocupadas em adotar essa tecnologia e que ela deve estar disponível com mais intensidade no mercado.
Logo, se a sua empresa quiser estar na linha de frente dessa tecnologia e desfrutar de seus benefícios antes da concorrência, o ideal é que ela esteja totalmente preparada para a sua implantação.
inteligência artificial

Como uma empresa pode se preparar para a inteligência artificial?

Alguns passos podem ser adotados pela companhia para que a adaptação à IA seja a mais rápida possível, e quanto antes isso for feito, melhor.
Muito além de ser uma das tendências de TI que você precisa saber, ela deve estar em seu cotidiano para que os benefícios dessa tecnologia impulsionem os resultados da sua empresa e melhorem consideravelmente seu faturamento.
Alguns dos processos que podem ser adotados para se adaptar à inteligência artificial são os seguintes:

Estar aberto a mudanças

É provável que várias tendências de tecnologia para sua empresa tenham causado um pouco de estranhamento no começo, mas depois que foram absorvidas pelos colaboradores, os resultados puderam melhorar. O mesmo acontecerá com a AI.
A origem da inteligência artificial veio de filósofos clássicos, que descreviam os processos de pensamento humano como a manipulação mecânica de símbolos. Isso deu origem à invenção do computador digital programável, em 1940.
Em 1956, iniciou-se a pesquisa em IA, no campus da Faculdade de Dartmouth, EUA, mas foi só no século XXI que os investimentos começaram a aumentar e o assunto se tornou mais presente na sociedade. Logo, ele ainda pode ser considerado como uma novidade.
Assim como o cloud computing e a 4ª Revolução Industrial são novidades que trouxeram (e ainda trarão) vários benefícios às empresas, a inteligência das máquinas também o fará, e as empresas que estiverem dispostas a mudar se adaptarão mais rapidamente.

Pensar de maneira estratégica

Pense em todas as ações realizadas por sua empresa. Será que algo pode ser melhorado? Se a resposta for positiva, é bem provável que a inteligência artificial possa ajudar de alguma forma, já que sua área de aplicação é muito extensa.
Os desafios das empresas se tornam cada vez mais complexos com a introdução de novas tecnologias, análise e comparação de dados, integração de sistemas e automação de processos. Logo, a AI tem um grande campo para ajudar.
Uma grande vantagem é o fato de que sua aplicação pode resolver tais problemas e dificuldades muito mais rapidamente e proporcionar resultados assertivos, com menor chance de falhas humanas no processo.

Aprenda o máximo possível sobre o assunto

Praticamente não restam dúvidas de que a inteligência artificial veio para ficar, ainda mais com estatísticas que deixam isso evidente. Portanto, sua empresa estará vários degraus à frente se entender como essa tecnologia funciona.
Parte desse aprendizado diz respeito à adaptação dos colaboradores à sua implantação, já que é evidente que muitas tarefas que hoje são feitas por seres humanos passarão a ser realizadas com o auxílio da IA em um futuro não muito distante.
Ao entender como o sistema funciona, os colaboradores poderão pensar em uma maneira de fazer a AI trabalhar em conjunto com eles, e não em seus lugares. Afinal de contas, bons profissionais sempre terão o seu espaço no mercado de trabalho.

Não lute contra a tecnologia, mas sim junto a ela

Quem tentar lutar contra a inteligência artificial, seja uma pessoa ou uma empresa, provavelmente perderá a batalha, já que ela vem com tudo e está conquistando uma posição de destaque no mercado.
Daqui em diante, seu desenvolvimento será constante, até chegar o ponto em que o mercado de trabalho praticamente não saberá mais como oferecer seus produtos e serviços sem o uso da IA.
Assim como muitas pessoas e empresas não sabiam o que é cloud computing até pouco tempo atrás, mas a tecnologia continuou se desenvolvendo e hoje dominou o mercado, o mesmo acontecerá com a AI, e quem estiver a seu lado sairá ganhando.
inteligência artificial

Prepare-se para a chegada da inteligência artificial em sua empresa!

A IA deixou de ser apenas um dos termos de TI que todo profissional da área precisa saber e hoje já faz parte do nosso cotidiano, como nos assistentes pessoais dos celulares, nos gadgets para casas inteligentes e nos chatbots das redes sociais, entre muitos outros exemplos.
O potencial dessa tecnologia é absurdo. Ela já está crescendo e ainda se manterá assim por muito tempo, e a consequência disso será uma adaptação da forma como as empresas trabalham.
Se você quer estar entre os vanguardistas da inteligência artificial em sua empresa, comece hoje mesmo a se preparar para sua chegada. Afinal de contas, quem dá os primeiros passos tem muito mais chances de vencer a corrida.
O que achou do nosso artigo? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer a Gestão de Telecom da Sumus!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER