Gestão de equipes que usa celular corporativo, saiba como rastrear e não ultrapassar limites
Investir em regulamento para o uso dos serviços de telefonia e a conscientização é o melhor caminho para economizar e gerir equipes
O uso do celular da empresa não é sinônimo de telefonemas grátis. É comum detectar abusos por parte dos colaboradores, tanto na origem de chamadas quanto na navegação de dados para fins pessoais.
A gestão de equipe, no que diz respeito a celular corporativo, trata-se aos gastos da empresa que devem ser os mais enxutos possíveis. O uso dos recursos devem sempre ser proporcionais aos resultados.
Além disso, toda organização deve cuidar para que nenhum conteúdo ou ação ilícita tenha origem em telefones da empresa. Acesso a sites de pedofilia, racismo, ou mesmo crimes virtuais relacionados a isso, podem ser prejudiciais para a empresa.
Como rastrear o celular empresarial?
O trabalho de rastreamento da telefonia é importante para evitar problemas de cunho jurídico e custos desnecessários para as empresas. No entanto, requer algumas precauções.
Para realizar essa gestão de equipes e continuar com a confiança dos seus colaboradores, é importante manter a conversa aberta com eles. Explique que o conteúdo das conversas são monitorados por sistemas.
Este fato por si já vai garantir que os colaboradores tenham mais cautela com a origem de chamadas e envio de mensagens inúteis. Conversar com sinceridade vai fazer que direcionem o uso da telefonia apenas para o trabalho e não se sintam invadidos.
Feito isso, é importante criar um plano de operação que vise contemplar o trabalho de cada um, dentro da gestão da equipe. Cada função tem exigências diferentes.
Faça um levantamento do uso médio para cada profissional, de acordo com as suas atribuições, e separe pacotes de dados específicos para eles. O representante de vendas tem necessidades de recursos de celular diferentes de alguns analistas, por exemplo.
Essas informações devem ser utilizadas no momento de estruturar o inventário telefônico da empresa. O trabalho consiste em reunir informações sobre a estrutura já existente: quantidade de celulares e planos contratados para cada um.
Preste atenção nesse processo, já que aí pode ser importante estruturar mudanças e alguns ajustes para otimizar ainda mais para fazer bom uso dos celulares corporativos.
Ao mapear os aparelhos existentes e entender as necessidades de cada setor e cada profissional, a empresa sabe exatamente qual aparelho está com determinado colaborador.
A partir daí, fica mais fácil realizar o controle do uso dos celulares. A empresa tem acesso ao trânsito do aparelho entre os departamentos, todas as especificidades técnicas e usuais do equipamento e até a pessoa que pode solicitar ao colaborador tais informações.
Consciência no uso de celulares da gestão de equipe
Além do controle realizado, é importante investir para que todos os usuários tenham a consciência de que o uso de celulares corporativos seja apenas voltado ao trabalho.
O controle por si só costuma gerar polêmica entre as equipes, devido ao direito à privacidade. No entanto, após deixar avisado que os celulares devem ser destinados ao uso corporativo e que o controle é feito, a empresa fica resguardada de problemas de violação.
Ao trabalhar na cultura da empresa toda ação voltada ao resultado, fica mais fácil que os próprios trabalhadores compreendam a importância de utilizar os recursos disponíveis em prol das atividades.
O trabalho de conscientização tem poder de impactar positivamente a otimização dos recursos da telefonia. A economia pode ser ainda maior. Faça que os colaboradores percebam, por exemplo, que algumas chamadas entre celulares podem ser realizadas entre ramais.
É importante frisar que o armazenamento de gravações e mensagens que circulam entre os telefones da empresa só podem ser utilizados para fins de controle das ferramentas disponíveis para as empresas.
A partir dessas informações, é que é possível direcionar o uso desses telefones apenas para os interesses das empresas, com equipamentos e planos voltados às especificidades de cada colaborador.
A consultoria e gestão em telecom podem auxiliar na identificação de oportunidades e definir ações para reduzir custos com telefonia.
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