A demissão de um profissional é um momento um tanto quanto complicado, e é importante saber o que fazer nessa hora para não cometer nenhum tipo de erro
Uma das maiores dificuldades ao gerir uma empresa pela primeira vez é o momento de mandar um funcionário embora. Essa costuma ser uma ocasião em que os diretores da empresa podem ficar com um nó na garganta, o que pode prejudicar o andamento do processo.
Porém, muito se engana quem pensa que isso só acontece no início da gestão empresarial: por mais que o tempo passe, esse nunca será um momento totalmente tranquilo, já que envolve uma série de fatores, até mesmo emocionais.
De qualquer forma, é muito difícil que uma empresa nunca precise demitir um funcionário, e é essencial se preparar ao máximo para esse momento, de modo a não cometer nenhum erro que seja irreversível.
Se você deseja saber o que deve fazer para não se arrepender depois e tomar uma decisão baseada em fatos e que realmente será o melhor para a sua empresa, confira as melhores dicas e seja capaz de passar por essa situação com mais tranquilidade.
Melhores dicas para o momento de demitir um funcionário
Ao levar tudo isso em consideração, você estará muito mais preparado mental e emocionalmente para prosseguir com a demissão de um funcionário, sem que isso abale negativamente a sua empresa.
Avalie a real necessidade da demissão
Não importa se for o diretor de uma multinacional ou o dono de uma startup, todos são pessoas. Independente de quais sejam os seus cargos, por trás do profissional, sempre existe um ser humano, com emoções, medos e sentimentos.
Pode ser que alguma discussão ou desentendimento faça com que o gestor ou diretor sinta o desejo imediato de demitir um funcionário, já que ele conta com autonomia para tal. Porém, é preciso avaliar muito bem a situação antes de tomar a decisão.
Pode ser que essa discussão tenha sido causada por algum motivo não tão relevante, e discussões acontecem, já que o relacionamento interpessoal nunca será uma equação perfeita. Pessoas diferentes, quando estão em contato, estão sujeitas a discussões o tempo todo.
Então, se esse for o caso, esfrie a cabeça, dê uma volta, fique tranquilo e, então, pense novamente. Ser levado pela emoção pode trazer danos irreversíveis ao seu negócio.
Sempre tenha um plano B (e um plano C)
Em grande parte das vezes, depois de demitir um funcionário, será necessário contratar outro, já que a função daquele profissional ainda precisará ser cumprida.
Existem alguns casos em que os profissionais atuais são remanejados de setor ou que as atribuições do antigo funcionário sejam divididas entre a equipe. Porém, fora isso, é de praxe ter que contratar uma nova pessoa para substituir o funcionário demitido.
Logo, antes de tomar a decisão da demissão, é uma boa pedida ficar de olho no mercado e já começar a procurar por pessoas que sejam capazes de desempenhar a função da pessoa que saiu. Assim, é possível se resguardar e contar com um plano de reserva.
Mesmo com essa precaução, é importante que os diretores tenham, pelo menos, duas opções de profissionais que podem desempenhar as funções daquele que será demitido. Assim, os clientes da empresa não ficarão na mão, e seus serviços não serão interrompidos.
Depois de já ter planejado isso, então prossiga com a demissão do funcionário. Assim, a produtividade da sua empresa será afetada o mínimo possível.
Considere a questão financeira
Se depois de todas as análises necessárias você realmente tiver definido que vai demitir um funcionário, então é preciso pensar na parte financeira. Afinal, a demissão de um profissional traz custos à empresa.
Essa decisão acarretará no pagamento da rescisão do profissional, que será mais alta no caso de profissionais com mais tempo de casa. Esses cálculos devem ser feitos e refeitos, pois qualquer problema com o pagamento pode trazer sérios problemas.
Caso o funcionário demitido não receba aquilo que lhe é devido, ele pode até mesmo ingressar com uma ação judicial contra a empresa, que dificilmente terá como se defender, já que isso não é correto perante a lei.
Portanto, antes de demitir um funcionário, coloque na balança os custos que isso trará. Talvez, pode ser melhor esperar um pouco mais, para não enfrentar nenhum tipo de problema.
Encare a situação com naturalidade
Um dos maiores erros em uma pequena empresa, mas que também podem ser cometidos em corporações maiores, é o fato de não ter condições de demitir um funcionário devido à parte emocional. Porém, por mais duro que possa parecer, você deve se acostumar com isso.
É claro que isso não quer dizer que sua empresa deve demitir a torto e a direito, mas provavelmente você se deparará com essa situação por diversas vezes na sua vida.
Quase todo mundo já passou pela situação de ser demitido. Isso é normal no mundo dos negócios, e pode acabar sendo positivo para ambas as partes: tanto para a empresa, que poderá renovar sua equipe, quanto para o funcionário, que será capaz de alçar novos vôos.
Quando você é o dono do próprio negócio, precisa tomar decisões importantes, e demitir um funcionário é, sem dúvidas, uma delas. Mas, tente deixar a emoção de lado e aja mais com a razão.
Lembre-se: ao demitir um profissional, você deve também agir como um profissional, já que essa decisão é pautada em fatos e será positiva para a empresa. Se essa se mostrou a melhor decisão para o negócio, então siga em frente.
Aja da melhor maneira possível na hora da demissão
Como foi citado anteriormente, esse é um momento que quase sempre trará uma carga emocional elevada. Porém, isso faz parte do mundo corporativo e também pode ser importante para organizar o fluxo de caixa da sua empresa.
Também é importante ressaltar: não se sinta culpado se tiver que despedir um funcionário. Esse é um processo pelo qual a grande maioria das empresas passa, ou seja, não é o fim do mundo.
Com essas dicas, você terá melhores condições de demitir um funcionário sem cometer erros e ter do que se arrepender depois. Seja cuidadoso, pense bem e, se for a decisão mais acertada, siga em frente, pois sua empresa será beneficiada por isso.