Contas a Receber – Entenda Como Deve Funcionar Na Sua Empresa!

Contas a Receber – Entenda Como Deve Funcionar Na Sua Empresa!

Saber como lidar com os recebíveis de uma empresa é essencial para manter todos os pagamentos em dia e evitar surpresas na gestão financeira

A gestão de uma empresa envolve uma série de procedimentos, processos, pagamentos, recebimentos, transferências e várias transações financeiras, seja para qual finalidade for. Tudo isso precisa estar perfeitamente alinhado, de modo a evitar rombos financeiros.
Uma das partes mais importantes é a de recebimento, já que é nela que a empresa será remunerada pelos produtos oferecidos ou pelos serviços prestados. Porém, por mais vantajoso que seja esse momento, ainda é comum vivenciar erros bem sérios.
Não importa se for uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, todos esses procedimentos precisam ser feitos: o que vai mudar é apenas sua escala. Por isso, saber como lidar com a situação não é aornas recomendável, mas sim fundamental.
As contas a receber devem fluir perfeitamente na sua empresa, já que o dinheiro precisa ser utilizado para o pagamento dos custos operacionais, sejam eles fixos ou variáveis. Então, qualquer pequeno erro pode resultar em uma grande bola de neve.
Entenda melhor como sua empresa deve lidar com os recebimentos, de modo a otimizar esse processo ao máximo e manter a saúde financeira lá em cima.

Como Cuidar das Contas a Receber na Sua Empresa?

Uma das maiores dificuldades que as empresas têm com contas a pagar e a receber é acreditar que os recebimentos não merecem tanta atenção quanto os pagamentos. Isso está absolutamente errado.
É até comum pensar assim, já que o processo de pagar contas pode gerar juros, multas e demais dívidas caso não seja feito adequadamente, ao passo que os recebimentos já estão “garantidos”. Na teoria, isso funciona, mas na prática não.
Todo recebimento deve acontecer em uma determinada data, e é aí que mora uma questão muito importante e que é comumente deixada de lado: o planejamento da data pode fazer toda a diferença.
Uma suposição simples: as contas a receber estão programadas para o dia 10, mas os salários e demais custos estão provisionados para o dia 5. Então, será preciso utilizar o limite da conta durante 5 dias, o que pode resultar em juros muito altos.
Se o cheque especial já age como um vilão nas contas de pessoas físicas, que utilizam apenas o seu dinheiro, quanto mais no de pessoas jurídicas, cujo montante é muito maior. Nesse processo aparentemente simples, é possível perder milhares de reais, praticamente à toa.
Por isso, a primeira dica para ser mais eficiente na gestão de contas é planejar, planejar e planejar. O processo pode levar bastante tempo, mas acredite: valerá muito a pena.
Entenda melhor sobre o processo de contas a receber!

Como Lidar Perfeitamente Com a Gestão de Contas?

É comum ouvir falar que as pessoas só começam a cuidar de seu dinheiro quando elas já passaram por problemas financeiros. Seu caso pode endossar ou negar essa afirmação, mas é verdade que sentir essa dor na pele traz muito aprendizado.
Porém, você não precisa passar por isso na sua empresa se já começar a cuidar das contas a receber com todo o cuidado e atenção que ela merece. Assim, será possível se tornar um expert em gestão de contas.
Confira algumas dicas simples e que podem fazer toda a diferença na gestão financeira da sua pequena, média ou grande empresa:

  • Busque centralizar os pagamentos em uma mesma data, ou pelo menos em dias próximos. Faça o mesmo com as contas a receber, pois assim o processo fluirá melhor.
  • De preferência, deixe alguns dias de folga entre os recebimentos ou pagamentos. Dessa forma, caso ocorra algum imprevisto, será possível aguardar mais um pouco ou correr atrás de outras alternativas.
  • Busque eliminar contas desnecessárias, que podem parecer de baixo valor, mas se somadas e multiplicadas pelo total de meses do ano, já resultam em um bom dinheiro.
  • Estabeleça em contrato com os clientes que, caso haja algum tipo de atraso no pagamento, ele precisará ser feito acrescido de multa e juros. A ideia não é necessariamente receber mais, mas sim evitar atrasos que podem ser muito prejudiciais.
  • Mantenha tudo devidamente organizado, tanto das contas a pagar quanto a receber. Isso evita que algo passe em branco, por menor que seja o valor.

Nenhuma dessas dicas é demasiadamente complicada. Pode ser que a implantação delas demore um tempo, mas dedique o que for necessário para isso. Alguns dias “perdidos” para cuidar de tudo isso pode te fazer economizar bastante dinheiro.
Veja como deve funcionar o processo de contas a receber na sua empresa!

É Possível Fazer Isso Sozinho?

Pode parecer complicado demais gerenciar as contas a receber de uma empresa. É claro que não é super simples, mas também não é um processo demasiadamente complicado ou quase impossível, muito pelo contrário.
É imprescindível que a equipe financeira seja composta por profissionais capacitados e que entendam a fundo seu segmento de atuação, tanto na parte teórica quanto na prática. Assim, eles saberão como lidar com as situações do dia a dia.
Além disso, hoje em dia, existem excelentes ferramentas para organizar contas, que reúnem tudo em uma única interface e se beneficiar.da tecnologia para que a gestão da sua empresa seja feita com perfeição.
Não tente se negar ao uso dessas ferramentas para as contas a receber e a pagar. Alguns empresários podem achar que não vale a pena pagar por uma solução que ajude a cuidar das finanças, mas isso se mostra mais errado a cada dia que passa.
Com a constante evolução da tecnologia, o que esses softwares pode fazer é magnífico. Inclusive, é possível até mesmo reduzir as atribuições da equipe financeira ou diminuir a equipe, já que um software específico para tal finalidade poupa muito trabalho manual.

Atinja a Excelência na Gestão das Contas a Receber

Ao entender que as contas a pagar não são mais importantes do que as a receber, que é preciso fazer um planejamento bem restrito das datas e que as ferramentas tecnológicas podem ajudar muito, já será possível ter uma situação muito mais saudável financeiramente e a curto prazo.
Para que as contas a receber da sua empresa fiquem irretocáveis, utilize um bom sistema de gestão de contas e contratos. Assim, a parte financeira caminhará sem nenhum problema, e toda a empresa sentirá os benefícios disso.
Na sua empresa este processo já está em andamento? Como você lida com as contas a receber? Deixe seu comentário!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER