Bitcoin: saiba como guardar suas moedas de forma segura

Veja onde guardar suas criptomoedas com segurança!
Foi-se o tempo em que as moedas eram apenas físicas. Hoje em dia, as criptomoedas movimentam cifras bilionárias em todo o mundo, e é aí que surge uma dúvida importante: como guardar Bitcoin?
Ele se destaca por ser uma iniciativa descentralizada e criptografada, o que levantou o interesse de pessoas ao redor de todo o mundo, mas ao mesmo tempo abre algumas brechas de segurança importantes e que precisam ser consideradas com cautela.
Saiba quais são os potenciais riscos que envolvem o Bitcoin e, em seguida, confira quais são as melhores opções para cuidar bem das suas moedas!

Por que se preocupar com o armazenamento de Bitcoins?

Porque ele ocorre de maneira diferente do funcionamento de moedas tradicionais, que podem ficar dentro da carteira ou em uma conta bancária, o que também traz cuidados especiais.
Alguns exemplos que podem acontecer com todos os detentores de Bitcoins e fazer com que eles percam seu dinheiro são os seguintes:

  • Vazamento da base de dados de usuários de um determinado provedor de e-mail, os quais podem parar em locais estranhos, como na Deep Web e ser adquiridos por alguém. Através de softwares de análise semântica, é possível acessar os Bitcoins que estão em todos os serviços cuja autorização ocorre através daquele e-mail.
  • Ações mal-intencionadas dos funcionários de empresas de tecnologia, que podem ter direitos de administrador e simplesmente roubar os Bitcoins das contas dos usuários, mesmo sem que ninguém perceba, em um primeiro momento, que aquilo aconteceu.
  • Ataques, interceptações e problemas de exchanges de Bitcoin, o que levará junto o dinheiro parcial ou total de seus clientes, algo que já aconteceu diversas vezes com empresas que atuam na área, como QuadrigaCX, Mt. Gox e Bitcoinica.
  • Instalação de um cavalo de tróia em seu computador, que pode criptografar todos os arquivos no disco rígido, encontrar links para as carteiras virtuais e perceber quanto o responsável por aquele vírus pode pedir ao usuário para desbloquear o aparelho e, então, retomar seu acesso.

Essas são apenas algumas das possibilidades, as quais mostram que saber como guardar Bitcoin é essencial para não ser prejudicado.

Como guardar Bitcoin com segurança e praticidade?

Investir em Bitcoin vale a pena e te torna parte integrante de uma das iniciativas financeiras mais disruptivas dos últimos anos, e saber como armazenar as criptomoedas é fundamental para proteger seus rendimentos!

Jamais dê sua chave privada para alguém

A chave privada dos Bitcoins funciona de maneira similar a uma senha, responsável por assinar as transações realizadas por você quando quer enviar as criptomoedas para outra pessoa ou serviço, além de te manter protegido.
Composta por até 78 números aleatórios, ela precisa ser armazenada em um local muito seguro e jamais oferecida para quem não conhece ou confia, sob riscos de perder todas as suas criptomoedas.

Adote o “armazenamento frio”

Quem quer saber como guardar Bitcoin sem correr os riscos inerentes à internet precisa deixá-lo salvo em algum lugar que não possa ser acessado por ela. A isso dá-se o nome de armazenamento frio.
Alguns dos métodos possíveis para guardar seus Bitcoins são pen drives e HDs externos. Além disso, existem dispositivos similares a pen drives desenvolvidos especialmente para guardar Bitcoins.
Ao optar por alguma dessas alternativas, as criptomoedas estarão a salvo de interceptações e outras ações online que visam prejudicar os detentores das moedas.

Adquira moedas físicas

Pode parecer estranho, mas é verdade: o Bitcoin também existe em sua forma física, e embora não seja uma solução desenvolvida por quem inventou a criptomoeda, vale a pena conhecer mais sobre ela para ter outras alternativas.
Há empresas, como a Denarium, que confeccionam moedas físicas com o endereço dos Bitcoins e um código privado. Como ela possui um selo inviolável, o valor não pode ser gasto por qualquer pessoa.
O “resgate” da moeda física pode ser feito de diferentes maneiras e a alternativa é interessante e curiosa, já que foge das demais possibilidades.
Pessoa segurando moeda de Bitcoin

Venda seus Bitcoins

Pode ser que você tenha sido um dos primeiros a conhecer os Bitcoins e comprado uma grande quantidade deles quando o preço ainda era baixo. Se for esse o caso, o investimento terá trazido um retorno absurdo, já que não é raro que sua cotação supere os R$ 30.000, valor bem maior que os menos de US$ 5 que já custou.
Caso não saiba muito bem como armazenar Bitcoin ou não esteja tão confiante com o armazenamento de sua criptomoeda, uma boa alternativa pode ser vendê-la, pegar o dinheiro e usar para outras finalidades, como a aquisição de algum bem ou mesmo guardá-lo no banco.
Essa é uma alternativa viável para quem não se sente seguro com a criptomoeda e deseja correr o menor risco possível, já que o prejuízo poderia ser bem grande. Porém, caso decida proceder desta forma, apenas faça negócio com empresas de qualidade comprovada.

Guarde seus Bitcoins com segurança!

O funcionamento diferente do Bitcoin faz com que seja necessário tomar muito cuidado com ele, já que se trata de uma iniciativa descentralizada, que não funciona baseada em bancos ou transações comerciais tradicionais.
Existe a alternativa dos exchanges, que funcionam como carteiras online, mas quem entende a fundo como guardar Bitcoin sabe que essa não é a melhor das opções pelo fato de que os serviços podem ser interceptados e resultar no prejuízo dos clientes, como visto anteriormente.
O mais indicado é procurar pelo armazenamento frio, já que o poder da internet é tão grande nos dias de hoje que pessoas mal intencionadas conseguem interceptar informações de outros para várias finalidades, entre elas o roubo de Bitcoins, mesmo sem que os afetados percebam.
A criptomoeda não é tecnicamente nova, já que existe desde 2009, mas é natural que a adaptação leve um certo tempo, ainda mais ao pensar que as moedas físicas tradicionais já existem há milênios.
Agora que você já aprendeu como guardar Bitcoin, tome todo o cuidado com eles a partir de então. Assim como a gestão de telecom é essencial para qualquer empresa, esse conhecimento é imprescindível para qualquer pessoa ou empresa detentora de criptomoedas!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER