Como usar o Benchmark de Tarifas para reduzir custos?

Adotar esse processo pode otimizar muito os custos com telefonia da sua empresa

Você sabia que a gestão de telefonia é um dos processos mais importantes em uma empresa, já que pode representar um valor bem alto no orçamento? Uma das alternativas para a redução de custos nas empresas é o Benchmark de Tarifas.
Essa otimização de custos é possível através da prestação de um serviço profissional e eficiente, que oferece as melhores soluções para cada empresa baseado em uma análise profunda e minuciosa dos dados adquiridos.
Entenda melhor como funciona esse processo e os motivos que fazem com que ele possa representar uma redução de custos ainda mais acentuada do que você pode imaginar.
Benchmark de Tarifas
 

O que é o Benchmark de Tarifas?

O Benchmark de Tarifas é um processo que mostra o potencial de redução de custos nas empresas que pode ser alcançado através de uma nova negociação de tarifas.
O benchmarking é um processo vastamente aplicado nas empresas para buscar as melhores práticas existentes sobre determinada atividade e, então, obter um desempenho melhor. No caso das tarifas, o intuito é oferecer mais economia.
Essa é uma das alternativas mais eficazes para a gestão de custos em telecom, que é cada vez mais procurada pelas empresas para que possam obter o melhor custo-benefício possível.
De acordo com uma pesquisa da Transparency Market Research, com uma análise do mercado de gestão de custos em telecom, sua taxa de crescimento anual composta (CAGR) deve subir 13,5% de 2016 a 2024.
Chama ainda mais a atenção o fato de que o valor de mercado dos serviços de gestão de custos em telecom deve atingir os US$ 4,92 bilhões em 2024, o que mostra a importância dada pelas empresas a eles.
Além disso, a mesma pesquisa ressalta que os mercados emergentes são os que serão mais beneficiados através do Benchmark de Tarifas e dos outros processos para redução de custos nas empresas. Na Ásia-Pacífico, por exemplo, o CAGR até 2024 deve ser de 18,3%.
Como o Brasil é um país emergente, então espera-se que o crescimento do setor seja bastante acentuado pelos próximos anos.

Como funciona o Benchmark de Tarifas?

Os resultados obtidos por esse processo podem ser bastante significativos, o que acontece devido à complexidade e especificidade de seu funcionamento.
Um dos erros que as empresas mais cometem com gestão de telefonia móvel e fixa é acreditar que esses serviços são muito simples. Consequentemente, elas nem sempre atribuem o valor que ele realmente possui.
As etapas do Benchmark de Tarifas, que por sua vez resulta na redução de custos nas empresas, são as seguintes:

Análise de contratos e tarifas

O primeiro passo é solicitar todos os contratos que a empresa tem e, com isso, analisar cada uma das tarifas cobradas pelas operadoras de telefonia.
Em um primeiro momento, já será possível ter um panorama das cobranças. Com a expertise da empresa que presta o serviço, começará a comparação com a média de valores cobrada no mercado.
Isso também permite analisar quais são as melhores opções que as operadoras de telefonia oferecem de acordo com as necessidades da empresa.

Sugestões de melhorias

Depois dessa análise, a empresa especializada em gestão de telecom reunirá as melhores opções oferecidas pelo mercado e as mostrará para o cliente, com a subsequente redução de custos que poderá ser obtida através dessa escolha.
Cabe ressaltar que o Benchmark de Tarifas jamais recomendará um serviço de menor qualidade para o cliente. Suas necessidades sempre são analisadas primeiramente e, depois disso, inicia-se a procura pelo que pode atendê-las.
Os procedimentos que o cliente deverá fazer para poder contratar os serviços mais viáveis para a empresa também serão explicados com riqueza de detalhes, de modo que ele esteja munido de todas as informações que precisa.

Suporte para a contratação do serviço

Faz parte do serviço de Consultoria Telecom prestar suporte na hora de contratar os serviços recomendados. Portanto, caso o cliente deseje, a empresa também pode ajudar nessa etapa do Benchmark de Tarifas.
Essa, inclusive, é uma boa recomendação, já que as tratativas entre a empresa de gestão de telecom e as operadoras serão feitas com muito mais eficiência, justamente por sua experiência com o assunto.

Quando o Benchmark das tarifas pode ser contratado?

O serviço pode ser contratado a qualquer momento, graças ao seu grande potencial de redução de custos.
Muitas empresas acreditam que é preciso esperar até ter problemas com redução de custos em telefonia para a contratação, mas isso não é necessário. Se o problema puder ser evitado, os prejuízos podem ser ainda menores.
Inclusive, devido à complexidade da análise dos custos com telefonia, muitas empresas acreditam que o setor está bem, mas quando o Benchmark de Tarifas é realizado, então elas descobrem que podem economizar a partir daquele momento.
Por isso, o ideal é que quem nunca contou com essa solução para a redução de custos nas empresas o faça o quanto antes para se assegurar de que os processos do setor de telecom estejam devidamente otimizados.
Benchmark de Tarifas

Invista na redução de custos nas empresas e melhore seu faturamento

Todas as empresas desejam aumentar seu faturamento, que é o que as mantêm lucrativas. Porém, um detalhe que pode passar despercebido é que a redução de custos também pode resultar em mais lucros.
É claro que iniciativas e novos projetos que possibilitem um aumento nos lucros sempre são bem-vindos, afinal, tais sugestões fazem parte do dia a dia dos gestores, mas há muitos lados por onde se enveredar para chegar a esse resultado.
A redução de custos em telefonia é capaz de proporcionar uma economia muito maior do que os gestores podem imaginar e evitar que grandes problemas financeiros abalem a empresa.
O Atacadão teve uma economia de R$ 380 mil/ano com telefonia através do benchmarking, valor que é bem considerável. Sua empresa também pode economizar muito, desde que adote as melhores medidas disponíveis.
Por isso, deixe que o Benchmark de Tarifas esteja entre os processos de redução de custos nas empresas. Afinal, uma gestão de telecom eficiente pode fazer com que o faturamento da companhia seja ainda melhor!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER