Sumus oferece produtos para controle de ligações
RTI
A crise econômica está fazendo com que muitas empresas busquem formas de reduzir custos sem prejuízos à produtividade. O controle de ligações é uma boa alternativa. A Sumus, empresa especializada na gestão técnica e financeira de recursos de telecomunicações, de São Paulo, oferece soluções capazes de reduzir pela metade os gastos com telefonia. “O retorno se dá em poucos meses”, diz Guilherme Lousada, gerente de produto da Sumus.
A empresa, que nasceu em 1986 para desenvolver softwares de tarifação, hoje oferece uma série de serviços voltados para a gestão de processos na qual os sistemas de bilhetagem são apenas uma parte. Entre os serviços oferecidos está a auditoria das irregularidades na cobrança das contas telefônicas. “Dos clientes que possuem esse serviço, mais de 70% puderam solicitar reembolsos dos erros identificados pela Sumus, diz.
A Sumus pode também negociar planos com operadoras para garantir melhores tarifas e estimar, por exemplo, quantas linhas são necessárias para a real necessidade de cada empresa. “Hoje há mais de 60 planos oferecidos pelas operadoras, o que dificulta a escolha da opção mais adequada”, afirma.
Um outro problema comum nas empresas diz respeito ao abuso de ligações particulares. Por meio do sistema da Sumus, cujos números são informados uma única vez pelos próprios funcionários e depois ficam arquivados no sistema, a economia pode ser bem significativa. “As pessoas têm mais cuidado quando sabem que estão sendo monitoradas”, diz. A empresa também pode recomendar ações para redução de custos e fazer a viabilidade de migração para telefonia IP.
“As possibilidades são diversas”, afirma. O cliente pode contratar somente o serviço de gestão ou, se preferir, adquirir ou alugar o software da Sumus, que pode gerenciar um número ilimitado de ramais e ter seus dados e relatórios via browser. O produto é totalmente desenvolvido pela Sumus, uma característica que pesa a seu favor, segundo o gerente. “O mercado tem muitas particularidades que somente quem está aqui consegue entender e se adaptar”, diz.
Também podem ser integrados ao sistema outros recursos de TI, através da importação de dados. O rateio das ligações ou do uso de recursos é feito por departamento e ramal. “Ao permitir um acompanhamento mais detalhado e preciso das ligações, a empresa pode identificar com exatidão o perfil das ligações”, diz. O produto pode ser usado tanto na telefonia fixa tradicional ou IP, e estendido à telefonia móvel. No Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo, de Porto Alegre, RS, a economia, em um único mês, foi de R$ 15 mil com a solução de tarifação e monitoramento da sua rede IP.
Outra possibilidade é a gestão das contas e contratos, que realiza o inventário e auditoria dos recursos instalados e das faturas, fazendo a checagem e validação de cada item.
Hoje a Sumus tem mais de 25 mil sistemas operando em empresas de todos os portes. Entre outros clientes estão a Schincariol, que ampliou de 1 para 26 o número de unidades gerenciadas, totalizando 1750 usuários; a LBV – Legião da Boa Vontade, que também ampliou o controle, utilizando o sistema para o gerenciamento de 3500 usuários em 10 de suas unidades; e o grupo Operandi, que tem como clientes bancos e financeiras e passou a monitorar as ligações de160 funcionários de cobrança. Em todos os casos, a economia é de no mínimo 30%. Além de fornecer para o país todo, a empresa exporta para 14 países da América Latina.
Com mais de 90 funcionários, a Sumus hoje trabalha para ampliar ainda mais o escopo de seus serviços e produtos até em outras áreas. “Hoje a tendência é o controle de recursos de telefonia de modo geral, não apenas de telefonia, é isso que pretendemos oferecer, finaliza.