Entenda como a solução pode contribuir com o sucesso de pequenas empresas
O tarifador telefônico é um elemento da gestão de telefonia importante para todas as companhias, não importa qual seja o seu tamanho, o que significa que as de pequeno porte também podem se beneficiar com isso.
Geralmente, quando se pensa no assunto, é comum relacionar às grandes empresas, que possuem dezenas, centenas ou até milhares de linhas fixas e móveis, mas saiba que as de menor porte podem ganhar muito em termos de economia e eficiência.
Vamos entender como os tarifadores funcionam, como podem ser aplicados às pequenas empresas e o que elas têm a ganhar com essa adoção.
Qual é a finalidade do tarifador na gestão de telefonia?
Monitorar as despesas de cada linha de telefonia fixa e móvel, de modo que seja possível ter total controle sobre elas e, assim, ajudar na organização e na tomada de decisões por parte dos gestores.
Os sistemas de tarifação telefônica permitem que as linhas da empresa sejam cadastradas e, a partir de então, tenham seus dados coletados e exibidos em tempo real em uma plataforma online, a qual pode ser acessada pelos gestores, diretores e demais usuários devidamente autorizados.
Esse é o primeiro passo para uma gestão de telefonia eficiente, moderna e organizada, já que é possível monitorar o uso de cada linha de telefonia fixa ou móvel por colaborador ou por setor, o que traz insights poderosos para a tomada de decisões.
O sistema mostra quais e quantas foram as ligações recebidas e realizadas e qual foi sua duração, o que permite analisar se o uso das linhas está sendo feito da maneira correta ou não.
Com essas informações coletadas e exibidas em um dashboard prático e de simples compreensão, os gestores, diretores e demais usuários envolvidos podem tomar decisões importantes para a economia da empresa, como a mudança de planos ou a implantação de uma política de uso mais restrita.
Qual é seu impacto nas empresas de pequeno porte?
Maior do que se pode imaginar. A economia obtida com telefonia pode ser surpreendente e atingir as mais de 6,34 milhões de empresas de pequeno e médio porte no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Sebrae.
São consideradas empresas de pequeno porte aquelas com receita bruta anual maior de R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 3,6 milhões, ou seja, com receita mensal média de R$ 30 mil a R$ 300 mil.
Graças ao seu menor poder de investimento em relação às outras companhias do mesmo segmento, é necessário proceder com a redução de gastos em pequenas empresas, já que cada economia conta para a sua saúde financeira.
Ao perceber essa situação, os gestores e diretores começam a procurar oportunidades de economia que podem ser alcançadas sem prejudicar a produtividade, a qualidade e a eficiência da companhia, já que isso poderia trazer mais males do que benefícios.
A gestão de telefonia é uma área em que a economia pode ser considerável e que muitas vezes não é levada em conta, já que os valores das faturas telefônicas variam mensalmente, mas é raro analisá-las de perto sem o auxílio de um sistema especializado.
Ao utilizar um tarifador telefônico, será possível acompanhar de perto o uso de cada linha fixa ou móvel, compreender quais são as reais necessidades da companhia e, assim, saber o que pode ser feito para cortar custos sem afetar sua eficiência.
Como resultado, o valor economizado pode ser guardado no caixa ou investido em melhorias para a companhia, que terá condições de apresentar resultados ainda mais satisfatórios e, assim, crescer em seu mercado.
Quais são as maiores vantagens do tarifador telefônico para pequenas empresas?
Entre tantas, as que mais se destacam são as seguintes:
Economia
A primeira vantagem não poderia ser diferente, já que o tarifador é um elemento da gestão de telefonia com excelente potencial de economia.
Não há como cravar o valor ou a porcentagem que será economizado por cada empresa, já que isso varia de acordo com seu uso, quantidade de colaboradores, planos contratados e afins, mas é possível obter economias maiores de 30% ao mês.
Se a empresa gasta R$ 2.500 por mês com telefonia, essa economia seria de R$ 750 mensais e de R$ 9.000 anuais, isso sem qualquer prejuízo na eficiência dos serviços prestados.
Organização
A organização do setor de gestão de telefonia é algo difícil de ser alcançado manualmente. Quem já tentou analisar uma fatura telefônica sabe que não é tarefa fácil, já que são muitos números, dados e valores.
Com o tarifador telefônico, esses dados são coletados automaticamente e organizados de maneira visual, com gráficos, tabelas e índices fáceis de serem interpretados, o que pode ser aplicado a centenas de linhas ao mesmo tempo.
Através desta organização, é possível saber quais são as necessidades de cada linha e, assim, ajustar os planos junto às operadoras de acordo com o que é realmente importante, o que traz um grande potencial de economia.
Possibilidade de crescimento da empresa
O intuito de qualquer companhia é o de crescer sempre e aumentar seu faturamento, o que é fundamental em um mercado que se mostra competitivo para todos os setores.
Os benefícios trazidos pelo tarifador e pela gestão de telefonia como um todo permitem que a empresa tenha condições de crescer e prosperar, o que é bem interessante para os diretores e gestores.
Além disso, graças à sua escalabilidade, os sistemas de tarifação telefônica podem continuar a ser usados mesmo que a empresa cresça e tenha que contratar mais linhas, o que torna o processo contínuo e sustentável.
Invista no tarifador e melhore sua gestão de telefonia!
Ser uma pequena empresa não é empecilho para os sistemas de tarifação, que podem proporcionar vantagens notáveis já a curto prazo, como a organização e a economia no setor de telefonia.
Se você está nessa posição, aproveite a revolução que pode ser trazida pelo tarifador telefônico e por um projeto de gestão de telecom completo. Assim, será possível comprovar o real custo-benefício trazido por essa alternativa!
Conheça nossas soluções para Gestão em Telecom e contrate!