Ambos serviços podem ajudar muito a sua empresa, mas é fundamental saber qual deles pode ser mais benéfico
Conseguir gerenciar o máximo de variáveis possíveis em uma empresa é a melhor recomendação possível para que se obtenha sucesso, e a gestão de telecom é um dos fatores que mais podem impactar em seus resultados.
Porém, existem diferentes opções de software que podem atender a tais necessidades. Por isso, cabe à cada empresa escolher o que seja melhor para o que ela precisa, e para tal é preciso conhecê-los.
Depois de aprender as características de cada uma dessas opções, a decisão poderá ser baseada em fatos e dados e os resultados serão muito mais assertivos.
Quais São as Diferenças Para a Gestão de Telecom da Minha Empresa?
A melhor solução para a sua empresa pode não ser a mais adequada para outra. Por isso, é imprescindível conhecer cada uma delas primeiro para, então, chegar à melhor conclusão possível.
Analisador de Faturas
Esse software é responsável pela gestão de contas e contratos da sua empresa. Por isso, sua atuação se dá mais na parte burocrática, que envolve as faturas e cada um dos itens descritos nelas, além dos contratos firmados com as operadoras.
Com um software específico para a análise das faturas, será possível acompanhar mensalmente como se dão os gastos com as linhas telefônicas, de modo a saber se está tudo bem ou se algo fugiu do que era esperado.
A gestão de telecom da sua empresa poderá ser feita com muito mais eficiência com o auxílio de um analisador de faturas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, já que a análise das faturas é uma tarefa bastante complicada.
Muita gente se pergunta como funciona o software de faturas telefônicas, o que é comum, já que esse não é um conhecimento muito comumente disseminado pelos gestores, mas seu funcionamento não é tão complicado de se compreender.
Com ele, é possível acompanhar cada uma das ligações realizadas e recebidas que constam na fatura, para que a empresa possa entender melhor como ocorrem os gastos com telefonia e, então, tomar as medidas necessárias.
O analisador de faturas funciona com todas as operadoras do mercado brasileiro, sejam elas de telefonia fixa ou móvel, e o resultado será uma otimização bastante considerável nos gastos com telefonia.
Também é importante ressaltar que o uso desse software faz com que sua empresa tenha totais condições de contestar determinadas cobranças junto à operadora de telefonia, caso se identifique que houve algum erro na cobrança.
Software de Gestão de Telecom
Também conhecido como Telecom Expense Management (TEM), esse é um software que também atua na análise das faturas, embora seja ainda mais completo e traga mais recursos e possibilidades à sua empresa.
Um dos erros que as empresas mais cometem com gestão de telefonia móvel e fixa é não acompanhar como se chegam aos valores que aparecem na fatura, ou seja, geralmente a ação é feita apenas quando a conta chega, não antes disso.
Esse é um equívoco muito grande, já que uma gestão de telecom bem feita precisa abranger muitos outros detalhes para que os resultados obtidos sejam realmente satisfatórios.
Porém, também é um equívoco que a empresa tente fazer isso sozinha, sem o auxílio de nenhuma ferramenta. A gestão de telefonia é bastante complexa e precisa ser feita com total precisão para se obter os dados certos.
É justamente aí que atua o software de gestão de telecom: ajudar a gerenciar todo o setor de telecomunicações de uma empresa, para entender o que acontece, quais são os motivos e o que pode ser feito para começar a economizar o quanto antes.
O processo começa com o alinhamento das necessidades do cliente e a empresa que realizará a gestão de telecomunicações, de modo que se saiba o que ela deseja e como se pode chegar a esse ponto.
Depois disso, uma consultoria é prestada exclusivamente para a sua empresa para entender qual é a situação atual do setor de telecom e ter os parâmetros necessários para começar a agir.
Posteriormente, toda a parte de telecomunicações da empresa será monitorada de perto, como as ligações realizadas, sua duração, quais colaboradores mais usam suas linhas telefônicas e afins, para que todas as informações possam ser coletadas.
Então, no final, com os resultados dessa análise minuciosa, a empresa terá tudo o que precisa para tomar as atitudes que preferir, sempre com o objetivo de proporcionar maior economia e qualidade na prestação de serviços.
Qual é a Melhor Opção?
É verdade que as duas soluções são excelentes, mas não há como cravar qual delas é melhor, já que essa é uma questão muito subjetiva e depende diretamente do que a sua empresa necessita.
O analisador de faturas é um software mais simples. Ainda que seja muito eficiente, seu campo de atuação fica apenas em uma parte mais burocrática, que é a análise das faturas e contratos de telefonia da sua empresa.
Por outro lado, o software de gestão de telecom é mais completo, já que também conta com a possibilidade da análise de faturas e também muitas outras funcionalidades, que podem melhorar exponencialmente a gestão de sua empresa.
Logo, quem procura por uma solução mais simples pode optar pelo analisador de faturas, ao passo que o software de gestão de telecomunicações é mais completo e abrangente, ideal para empresas com necessidades mais específicas.
Deve-se ressaltar que é muito importante contar com uma empresa de boa qualidade, que possa prestar esses serviços com maestria e realmente proporcionar resultados vantajosos, que façam valer a pena o investimento.
Tempo de experiência, cases de sucesso, prestatividade da equipe de atendimento e soluções oferecidas são alguns dos critérios que podem ser levados em conta na hora de escolher a melhor empresa para ajudar com o setor de telecom.
Seja qual for a opção escolhida para a gestão de telecom, tenha certeza de que ela ajudará muito a sua empresa e dará vários recursos para que haja um controle completo do setor de telecomunicações!
O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer os serviços da Sumus e sua qualidade em auditoria de contas!