Sabesp reduz gasto com ligações
Decision Report
Cada vez mais, as empresas estão na busca por redução de custos. Para Sabesp, um deles diz respeito às ligações telefônicas. Os números mostram que o impacto delas na receita da empresa era considerável. Anualmente, são mais de dois milhões de minutos de ligações de telefone fixo para fixo dentro da cidade de São Paulo, 4,5 milhões de minutos para telefone fixo para celular e 4,2 milhões de minutos gastos em ligações interurbanas (fixo para fixo) dentro do estado paulista. Para solucionar a questão, a empresa optou pela adoção do SSW-BI da Sumus, o que, em 10 meses de implantação, já gerou uma redução de 10% nos gastos com ligações.
Segundo Sérgio Nakamura, gestor de estratégias de telecom e redes da Sabesp, a adoção do sistema partiu da identificação das medidas adotadas na gestão de telecom, que naquele momento estava descentralizada. “Com a decisão de voltar a centralizar a gestão, fui em busca do que estava sendo feito para reduzir os gastos e acabei identificando essa solução da Sumus como uma alternativa viável.”
Com o sistema, que abrange mais de 16 mil ramais em 748 PABXs, a empresa conseguiu identificar ligações feitas a serviço da Sabesp ou particulares, o que a levou a fazer a cobrança das ligações particulares para reduzir os gastos com telefonia. “Os usuários já estão se acostumando com a nova ferramenta, o que nos permite planejar a implementação de novos controles da ferramenta, o que vai ajudar a reduzir ainda mais esse gasto com ligações”, explica Nakamura.
A ferramenta permite ainda a emissão de relatóríos e gráficos para auxiliar na análise de dimensionamento da estrutura, além da identificação de abusos e desperdicios, incluindo também a avaliação das melhores tarifas, entre outras funcionalidades. E pode controlar um número ilimitado de sites, usuários, ramais e senhas em um mesmo sistema.
De acordo com o executivo da Sabesp, é possível ampliar em dois pontos percentuais essa redução de gastos. “Esse aumento pode vir como uma contribuição, já que o Sumus passou a fazer parte da redução de custos da Sabesp como um todo.”