Feliz Ano Novo! 9 Dicas para 2018 ser o Melhor Ano da sua Empresa
A virada de um ano para outro é sempre motivo para muitas pessoas repensarem os meses que se foram e também os que estão por vir. No mundo empresarial, a ideia também é válida
Quando os empresários começam a fazer seus votos futuros pensam logo em expressões como “crescimento”, “desenvolvimento”, “planejamento”, “objetivos”. Só que a estratégia da empresa tem a ver também com outros pontos sumamente importantes.
Se analisarmos os casos de sucesso das maiores empresas do mundo, é possível notar que esse pensamento de fim de ano tem a ver, basicamente, com dois efeitos imediatos: maximizar os pontos fortes do que aconteceu em 2017 e explorar as oportunidades de 2018.
Sobre o ano que passou, as respostas serão todas especificas e vai depender, inclusive, do setor em que você atua. Já para o caso das tendências para o próximo ano, selecionamos as 9 melhores dicas do mercado – e acredite: sua empresa tem tudo para “bombar” em 2018!
Para tornar um pouco mais clara essa visão, confira quais são essas dicas…
1 – Agregar valor
A ideia de agregar valor ao seu produto e serviço deve ser considerada desde a abertura da empresa. Mas, para 2018 esse comportamento deve ser ainda mais consolidado e conceituado em todo mercado empresarial.
Quando o empreendedor inova no seu produto, ele agrega valor à sua empresa. Mas não estamos falando apenas em criar produtos “diferentões”. Não, inovar tem a ver também com otimizar os antigos processos.
Aposte, inclusive, no marketing de conteúdo, que nada mais é do que criar informações, vídeos, webinários, e-books que tenham valor para o seu cliente.
Agregar valor é tudo isso junto… E muito mais.
2 – Buscar competitividade
A competitividade tem a ver com o fato de o seu produto chegar ao mercado por um valor justo e que tenha importância na vida dos consumidores.
Um bom conselho é o que diz que o empreendedor deve buscar um calendário alternativo de fazer ações promocionais – aumentando a visibilidade da marca e vendendo mais.
3 – Aproxime-se dos seus clientes
Para completar o tópico acima, busque alternativas de se aproximar dos seus clientes. Para isso, conhece as necessidades deles – só assim será possível atender de forma eficiente essas questões.
Uma das ideias é realizar um estudo de mercado.
O perfil do consumidor muda muito rapidamente e isso impacta diretamente no mercado – vale a pena analisar as novas tendências e os concorrentes que estão surgindo.
4 – Garantia no mercado
Estar na busca de novas práticas para oferecer o melhor produto ao mercado tem a ver com a inovação e garantir sua presença no mercado.
Apoie-se no Marketing Digital para atrair novos clientes.
É claro que prever o futuro é difícil, só que pensar sobre alguns cenários é possível. Conforme o ambiente econômico e o mercado, o empresário consegue marcar presença no mercado.
Essa é uma forma eficiente de não ser pego de forma desprevenida e estar preparado para as soluções.
5 – Local de Trabalho
Sumus te auxilia: novas empresas têm usado formas mais distribuídas para se organizar.
Isso tem a ver com a automação inteligente, o processamento natural e as linguagens das tecnologias.
O local de trabalho não tem a ver apenas com a estrutura física, mas também com o ambiente de trabalho. O importante é criar conexões entre funcionários e outras hierarquias da companhia.
6 – Medição dos resultados
Forçadas a repensar o big data, as empresas estão usando as máquinas avançadas para melhorar seus poderes na tomada de decisão.
Os primeiros resultados têm apresentado processos de negócios que trazem o aumento de produtividade e a geração de receita.
No marketing digital, os resultados aparecem de forma muito fácil com algumas ferramentas disponíveis na internet. Isso tem um gasto baixo e potencializa os investimentos.
7 – A internet das coisas (IoT)
Nem sempre as empresas consideraram a tecnologia artificial, mas, com o tempo, surgiu um novo conceito: a internet das coisas, que tem a ver com a conexão de coisas e pessoas.
Podemos definir, de forma simplificada, como se fosse o gerenciamento de vários processos de informações – e até mesmo com o arquivamento de documentos importantes. Veja as principais tendências de gestão de projetos para 2018.
8 – Plano de Vendas
Vender tornou-se uma atividade um pouco mais complexa e isso se prova pelas indefinições políticas, a escassez do crédito, o poder aquisitivo das pessoas que está mais baixo, a concorrência, o comércio eletrônico…
As grandes empresas estão investindo cada vez mais em soluções automatizadas e inteligentes.
Evite fazer mais do mesmo – comece a pensar como alguém que se comunica de forma global.
9 – Mantenha o foco
Com tantas inovações, todo empreendedor precisa tomar cuidado: manter o foco é fundamental. Para nunca errar, pergunte-se: qual é o seu objetivo principal e qual meta que a sua empresa quer alcançar no próximo ano?
Até mesmo o líder de mercado precisa focar nas metas e no plano de negócios.
Para você ter uma ideia, é preciso pensar também na equipe de trabalho, que vai além de todo maquinário de inovação. Coloque na ponta do lápis os recursos financeiros disponíveis, os insumos e tudo mais que é necessário para a empresa rodar.
Uma dica é trabalhar com prazos – dessa forma, a execução de cada tarefa pode ser comemorada e cumprida no determinado tempo previsto.
A importância da inovação para o crescimento da empresa
Para o próximo ano, a inovação vai ser um dos temas mais usados e mais necessários. Toda empresa de sucesso precisa responder aos seus clientes à altura – com rapidez e eficácia.
Logo, toda companhia que quer crescer, seja pequena ou grande, deve investir nessa peça-chave para 2018. E ela será importante para cada uma das dicas citadas acima.
Entenda que inovação não é simplesmente criar algo novo, mas se conectar em processos de negócios que sejam eficientes e tragam resultados positivos.
Dessa forma, uma gestão ou uma auditoria poderia ser chamada de inovação – visto que busca encontrar novos clientes, gerar valor, adequar a gestão… Tudo em busca da performance. Confira também as dificuldades de gerir uma empresa pela primeira vez.
Quando usada corretamente, a inovação dá vantagens enormes, especialmente em mercados que já estão saturados ou que são mutáveis.