Nem todo clube de futebol que vence campeonatos tem o elenco mais caro ou os melhores jogadores do mundo. Por quê?
No mundo empresarial, o trabalho em equipe pode ser comparado ao dos clubes campeões no futebol. O segredo está na gestão do negócio e na estratégia da empresa. Assim, liderança e motivação são pontos que podem levar um empreendimento ao sucesso ou ao fracasso. Inclusive, saiba quais são as tendências para gestão de projetos em 2018.
Sem levar em conta a sua torcida, podemos pensar brevemente no campeonato nacional de maior importância deste ano – o Corinthians venceu sem ter o elenco mais caro. A equipe era formada por atletas que estavam sem contrato ou que vieram da base juvenil.
Os gastos foram baixos se comparados a outros times. Mas, o time tinha algo que sobressaia ao valor de mercado – a estratégia de jogo.
Na prática, o líder foi o treinador Fábio Carille durante toda a competição.
E a motivação tinha vários nomes, mas uma em destaque: o Corinthians foi considerado o time mais fraco de São Paulo, chamado de a 4ª força e isso foi suficiente para motivar todos os jogadores.
Em se tratando de futebol e empresas, encontramos 5 frases de técnicos de futebol que podem ser usadas facilmente nos dois campos profissionais. Leia cada uma delas e considere a importância de aplica-las no seu negócio.
1 – “Eu me preocupo muito mais com a qualidade do que com a quantidade”
Carlos Alberto Parreira, que treinou vários clubes grandes e a Seleção Brasileira.
O treinador disse a frase acima ao se referir ao fato de, em certa ocasião, não ter todos os atletas que poderia a sua disposição. Dessa forma, o que se sabe é que em uma partida de futebol, jogam apenas 11 atletas de cada lado.
Então, o que adianta você ter 20 ou 50 jogadores, se apenas 11 vão jogar?
Claro que quanto mais opções, melhor o seu elenco fica. Mas, ainda assim, é possível dizer que é preferível ter 11 bons jogadores a 30 atletas medianos, certo?
Na empresa, vale a mesma ideia – ainda que você seja um microempreendedor, se você tem uma estratégia de vendas e alguns profissionais situados em cada uma das áreas, o bom resultado deverá aparecer.
No mercado, há várias grandes empresas que tem “excesso” de profissionais sem qualidade. Isso gera gastos, mas não resultados.
Uma equipe bem formada e unida é imprescindível para qualquer empresa atual.
Uma maneira de conseguir essa qualidade é fazendo a otimização de serviços, como a Gestão de Telecom.
A telecomunicação representa uma área grande da empresa, com gastos, serviços, erros das operadoras… Aliás, veja as dificuldades de gerir uma empresa pela primeira vez.
Portanto, ter uma empresa parceira para tomar conta desse setor é importante para manter a ordem da equipe, sem que haja desmotivação.
2 – “É melhor vencer dez vezes por 1 a 0 do que vencer uma única vez por 10 a 0”.
Vahid Vaha Halihodzic, ex-técnico da Seleção da Argélia.
No futebol, é fácil entender: se você vence 10 jogos fica com 30 pontos, de forma geral. E isso é melhor do que vencer apenas um jogo, que ficaria com apenas 3 pontos.
Nesse caso, a quantidade de vitórias é mais importante do que o saldo de gols marcados.
Na empresa, também é fácil entender.
Se você tem um planejamento que é atender 2 clientes por dia, faça isso. E faça bem feito.
É muito mais vantajoso agradar todos os clientes, ainda que seja apenas 2, do que atender 10 e não dar a devida atenção a eles.
Trabalhe com o seu potencial e evite correr contra o tempo.
Traduzindo a frase, poderíamos dizer que é melhor fidelizar 1 cliente do que perder 10.
Já em termos de equipe, é possível dizer que a liderança e a motivação são mais eficientes na montagem de um grupo de profissionais, do que ter 1 ou 2 experts no assunto e nada mais.
O ideal é ter um conjunto que saiba trabalhar em uma sequência lógica.
3 – “Gosto de enfrentar os melhores”.
Pep Guardiola, que é considerado um dos melhores técnicos de futebol da atualidade e fez história no Barcelona, da Espanha.
Se você está dentro de uma empresa, se exponha! Busque o melhor e faça acontecer.
“Enfrentar os melhores”, no mundo empresarial, é o mesmo que assumir responsabilidades. Não tenha medo de pegar tarefas ou de encarar reuniões. Essa é uma ótima forma de mostrar o seu potencial.
Se você tem uma boa equipe, você está apto para enfrentar qualquer concorrente, mesmo que ele tenha mais dinheiro, mais fama, mais recursos.
4 – “O medo de perder tira a vontade de ganhar”.
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Sport.
A frase de Pep é completada pela de Luxemburgo.
O ideal é assumir responsabilidades e não ter medo de errar (ou de perder).
Dizem que só erra quem faz, quem tenta, que se expõe.
No futebol, alguns times têm medo de atacar para não tomar gol. Mas se não atacam, também não fazem gol. E se não fazem gol, dificilmente vão ganhar o jogo. Entende?
É arriscando, buscando conhecimento e se informando que se consegue as melhores oportunidades do mercado de trabalho.
Aqui vale também voltar ao exemplo da Gestão de Telecom. Se você tem medo de investir nesse serviço simplesmente por achar que é um gasto, saiba que os retornos são bem maiores, inclusive, com a economia de dinheiro.
Precisamos estar atento as novas tecnologias para otimizar a produtividade empresarial.
5 – “Uma das certezas que tenho é que sou melhor do que era ontem”.
Dunga, ex-jogador da Seleção Brasileira e que foi técnico do país nos últimos anos.
E aí, para complementar as duas frases acima, escolhemos essa do Dunga.
Ainda que você tente e falhe, saiba que você sempre vai aprender algo. Um dia nunca vai ser como foi o ontem. A experiência é algo que nos fortalece, nos ensina a sermos melhores.
Se você errou, saiba que estará mais bem preparado para outras tentativas.
Bônus – “A oportunidade, ela não bate em sua porta. É preciso se dedicar e se esforçar porque ela chega ao seu colo”.
Tite, atual treinador da Seleção Brasileira.
Nossa linha de pensamento terminaria na 5ª frase, mas não podemos deixar de citar a do técnico Tite.
Independente do que aconteça, você tem que fazer por merecer. Se você não assume responsabilidade, não vai conseguir as melhores oportunidades. É muito mais do que a lei de oferta e procura, é uma questão, talvez, de meritocracia.
Trabalha bastante, cumpra suas metas, assuma responsabilidades… O seu sucesso é garantido.
Quanto mais entrosada a equipe estiver, melhores os resultados.
Como fazer uma empresa evoluir?
Se todas as pessoas de uma organização caminham na mesma direção, o resultado é certo.
Mas, como conseguir isso? Com a liderança (uma pessoa que esteja disposta a auxiliar todos os departamentos e não apenas a julgá-los) e a motivação (que vai fazer com que todos deem o melhor de si em prol de uma meta).
Liderança e motivação é a resposta-chave para o sucesso empresarial.
Para finalizar, temos um exemplo simples par entender a importância de ter uma equipe bem liderada e motivada.
No cinema há um grupo de pessoas que vão assistir a um filme. Mas nem todos se conhecem, ainda que o objetivo seja o mesmo. Isso não é uma equipe. Uma equipe pode ser representada pelo elenco de atores, que interagem entre si para atingir uma meta especifica. E a meta da Sumus é que você insira essas técnicas na sua corporação e transforme completamente sua área, boa sorte!