3 Ted Talks Que Todo Profissional de Telecomunicações Deveria Assistir
Atualmente, muito tem se falado em Gestão de Telecom. Mas por que será que esse assunto é tão importante?
As telecomunicações fazem parte um ramo da engenharia elétrica que contempla toda rede de comunicação, como os satélites, as redes telefônicas, de televisão, rádio, internet. A função é a de tornar a comunicação humana mais próxima e instantânea.
Na prática, toda essa tecnologia envolve dimensionamento, controle, gestão, redução de gastos, contratos, processos, faturas. E para entender isso, temos que nos envolver no processo histórico da telecomunicação.
Por exemplo, será que a internet é a “nova televisão”? E os telefones celulares, como surgiram e como será possível prever o futuro deles? Esses questionamentos são imprescindíveis para todo profissional da área.
Mais do que isso, é muito importante considerar como esses processos tão inovadores e eficazes podem impactar no nosso bolso e no nosso comportamento pessoal – até que ponto o mundo virtual vai se encontrar com a vida real?
Sobre isso, separamos 3 Ted Talks atuais sobre a telecomunicação global. Confira!
Sobre os Ted Talks
Ted é uma organização sem fins lucrativos que se dedica “aos temas que merecem ser compartilhados”. O projeto tem 26 anos e iniciou na Califórnia, durante uma conferência.
Todos os Ted Talks são publicados no site (TED.com), com traduções para mais de 90 idiomas. Há iniciativas para que o projeto seja compartilhado em TV, rádios, Netflix.
O nome TED é um acrônico para Technology, Entertainment, Design, que em português pode ser traduzido como Tecnologia, Entretenimento e Planejamento.
A ideia inicial era a de que os vídeos não levassem mais do que 18 minutos, mas hoje há algumas exceções. Normalmente, as palestras são influenciadas pela região mais tecnológica do mundo, o Vale do Silício.
3 Ted Talks que todo profissional de telecomunicações deveria assitir
A lista abaixo é de algumas palestras listadas no site TED.com e que tem tudo a ver com o tema da telecomunicação. Se você é um profissional da área, não pode deixar de ver agora mesmo!
1 – The Shape-Shifting future of the mobile phone
No português: O futuro do formato do celular.
Fabian Hemmert é um designer que estuda a teoria e a filosofia de encarnação, resistência e coisa. Ele fez uma apresentação em uma audiência no TEDxBerlin.
O vídeo de apresentação é curto, pouco mais de 4 minutos e nesse tempo ele faz uma demonstração incrível – imaginando o futuro do telefone celular a partir de conceitos simples da Gestão de Telecom.
Ele fala em “mudança na maneira de informar” e não em mudança de visual.
“É uma maneira deliciosamente intuitiva de se comunicar”.
Confira um trecho:
“[…] Como podemos tornar o conteúdo digital compreensível? Porque você vê, por um lado, há o mundo digital e sem dúvida, muitas coisas estão acontecendo agora. E para nós, não é bastante material, não está realmente lá – é virtual”.
Confira o vídeo na íntegra:
2 – The web is more than “better TV”
No Português: A web é mais do que uma “melhor TV”.
A apresentação tem a ver com a mídia emergente e toda a história da tecnologia. Narrada por Peter Hirshberg, que é um especialista executivo do Vale do Silício, a história é contada através de lições regionais.
Hirshberg é considerado uma “voz definitiva sobre como as novas tecnologias afetam negócios e cultura”.
“[…] O mundo tecnológico é melhor compreendido não como um ciclo de negócios, mas como um movimento messiânico. Nós prometemos algo de bom, nós evangelizamos, vamos mudar o mundo”, diz o executivo.
Ele também cita o primeiro computador, que foi construído logo após a Segunda Guerra Mundial e tinha a finalidade de resolver as questões militares da época. Só que as descobertas ficaram ainda mais interessantes na área de Telecomunicações…
“Jay Forrester estava construindo isso para a Marinha, mas você não pode deixar de ver que o criador desta máquina tinha em mente uma máquina que poderia ser uma potencial estrela da mídia”.
Veja na íntegra!
3 – The anthropology of mobile phones
No português: A antropologia dos telefones celulares.
O pesquisador da Nokia, Jan Chipchase fala sobre as formas com a qual interagimos com a tecnologia e como isso levou algumas aldeias de Uganda para o bolso da companhia – as descobertas são inesperadas.
Atualmente, Jan vive em Tóquio, no Japão e tem se especializado em pesquisas comportamentais humanas.
A pesquisa levou em conta responder à simples pergunta: “O que você carrega”?, ele diz, enfático.
E a resposta é, no mínimo, interessante – se você considerar todas as culturas e gêneros, a maior parte das pessoas vai dizer: “chaves, dinheiro e um telefone celular”.
O pesquisador tem uma justificativa óbvia: as chaves fornecem o acesso ao abrigo, o dinheiro é útil para comprar comida e o sustente e o telefone celular é uma ótima ferramenta de recuperação.
“Em particular, é a capacidade do celular permitir que as pessoas transcendam espaço e tempo fazendo uma simples chamada de voz. As pessoas valorizam essa conectividade”, garantiu.
Se você achou essa visão totalmente inovadora e interessante, pode acessar a palestra toda na íntegra, no link.
A Gestão de Telecom nos dias atuais
Com uma crescente exponencial do número de aparelhos celulares no mundo, todo profissional da área que souber gerenciar os processos relacionados ao clico de vida desses dispositivos serão solicitados de maneira imediata.
No final de 2016, uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que o número de pessoas que têm celulares aumentou em quase 150% na última década.
As variadas formas de telecomunicações podem ser seguras se tiverem sistemas com informações confiáveis – isso é importante até mesmo para a tomada de decisões.
Imagine que você precise solicitar, transferir, fazer a manutenção, cancelamento e o inventário de ativos… Nesse caso, só quem tem uma boa Gestão de Telecom conseguiria chegar ao êxito dos processos tecnológicos.
Ah, e respondendo ao questionamento do início deste artigo, sobre a importância da Gestão de Telecom, podemos dizer que esse serviço implanta processos padronizados totalmente customizados para atender às necessidades de uma empresa.
Dessa forma, o empresário consegue reduzir custos, evitar gastos e ter processos automatizados seguros. E o melhor é que esse atendimento é feito desde a telefonia fixa até a móvel, incluindo a rede de transmissão de dados (internet).