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3 Exemplos de Sucesso na Hora de Trabalhar com Branded Content

3 Exemplos de Sucesso na Hora de Trabalhar com Branded Content

Saiba o que é o chamado conteúdo de marca (branded content) e como exemplos de sucesso podem ajudar a alavancar o seu negócio.
3 Exemplos de Sucesso na Hora de Trabalhar com Branded Content
Branded Content. Possivelmente você já deve ter ouvido falar bastante nesse termo nos últimos anos. A ideia não é nova – na verdade surgiu no século XIX – mas têm ganhado cada vez mais força em uma época em que se destacar em redes sociais está cada vez mais difícil e ter conteúdo significa influenciar seus consumidores de uma forma muito mais inteligente e duradoura.
Mas você sabe o que é branded content, quais empresas estão fazendo isso de maneira correta e de que maneira as histórias de sucesso podem influenciar você a pensar em novidades para a sua companhia? Nesse artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre essa estratégia de marketing e entender como empresas como Coca-Cola, Red Bull e O Boticário estão usando isso a seu favor.

Branded Content: Conteúdo de Marca para Agregar Valor

Em linhas gerais, branded content é todo aquele conteúdo produzido pelas marcas para conversar com o seu consumidor. Entretanto, esse conteúdo não tem como objetivo prioritário vender diretamente um item, como é o caso da publicidade. A ideia aqui é apostar em qualidade e relevância sobre um determinado assunto visando se tornar uma referência sobre ele.
Por exemplo: quando você pensa em Red Bull, qual é a primeira coisa que vêm à sua mente? Se a sua resposta foi qualquer coisa diferente de “bebida energética”, provavelmente você já foi “fisgado” pelo conteúdo produzido pela marca. A Red Bull se posiciona como referência em esportes radicais e ações ousadas que levam o homem além do seu limite – tanto é que muitos associam a empresa primeiramente a isso do que ao seu produto.

Coca-Cola: a Estratégia Correta para Gerar Valor

Não é de hoje que a Coca-Cola se assumiu como uma marca que vende muito mais um conceito do que o seu produto em si. O público associa o principal produto da empresa à sensação de refrescância ou mesmo a um grupo de amigos reunidos se divertido – valores que a propaganda mostra. Mas esses conceitos são explorados de forma ainda mais rica por meio do marketing de conteúdo.
A própria empresa afirma que o Marketing de Conteúdo gera três vezes mais audiência que outras estratégias. Dessa forma, a companhia atingiu mais de 1,2 milhão de visitas em seu blog, local onde apresenta um conteúdo interativo e dinâmico e que não fala necessariamente dos seus produtos, mas muito mais das experiências que você pode viver em sua vida e que possam, de alguma forma, remeter àqueles valores que a empresa prega em seus comerciais.
Em outras palavras, a empresa se mostra útil para os seus consumidores ao disponibilizar conteúdos que estimulem experiências de felicidade – e essa estratégia, ao menos nesses canais, é muito mais importante do que falar das características e qualidades dos seus produtos. Dessa forma, há um alto engajamento e as vendas não param de subir.

Red Bull: Entretenimento Levado a Sério

Como pode uma marca de bebidas energéticas ser a principal patrocinadora de eventos cujo foco está na prática esportiva? Pense bem, alguma vez você viu algum atleta bebendo um energético em uma propaganda? A resposta para essa pergunta provavelmente é “não”. Contudo, para muitas pessoas, basta falar em Red Bull para que elas imediatamente associem a marca com esportes radicais. Se você também pensa assim, então não está sozinho.
Para se mostrar dessa forma, a Red Bull investe pesado no marketing de conteúdo, sendo que o seu “conteúdo” é o entretenimento. E com isso estamos falando não apenas de patrocínio de eventos de esportes radicais, mas muitas vezes na criação do contexto de tudo aquilo que envolve as competições, ou mesmo as quebras de recordes mundiais.
Em 2012, o austríaco Felix Baumgartner saltou da estratosfera, a uma altura de 39.040 metros, numa queda livre de 4 minutos e 20 segundos. O recorde mundial foi transmitido ao vivo pelo YouTube e a transmissão reuniu milhares de pessoas simultâneas. Toda a proposta foi criada pela empresa, que pode mostrar os seus ideais de forma prática, apresentando a marca sem mostrar uma vez sequer uma lata de energético.

Volvo: Segurança Acima de Tudo

Outra companhia que trabalha muito bem o seu branded content é a sueca Volvo. A empresa costuma associar seus veículos ao fato de eles estarem entre os mais seguros do mundo. E transmitir a ideia de segurança é justamente o que ela faz por meio dos seus conteúdos, seja em redes sociais ou em peças publicitárias.
A ideia é que ao ouvir o nome de sua marca, o consumidor possa associa-la de imediato com um valor. Quanto mais pessoas citarem um mesmo valor, melhor é estratégia de comunicação da marca junto ao público. Um caso bastante emblemático foi o do vídeo que foi ao ar no final de 2013, estrelado pelo ator Jean-Claude Van Damme.
Na produção, ele faz um espacate (abertura total das pernas) entre dois caminhões da Volvo em movimento. A ideia era mostrar que a direção dos veículos era tão segura e suave a ponto de até mesmo uma proeza como essa, digna de um filme de Hollywood, ser possível. Além da performance ter sido real, o vídeo ultrapassou a marca de 84 milhões de visualizações no YouTube, se tornando um dos maiores fenômenos da história do Marketing de Conteúdo.

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