Aplicativo pode ser um meio poderoso de comunicação e marketing para a sua empresa
O WhatsApp é um serviço que veio para mudar a forma com a qual pessoas se comunicam, já que é prático e gratuito. Quando o WhatsApp corporativo foi lançado, então, o que já era bom para as empresas ficou ainda melhor.
A ferramenta pode proporcionar excelentes resultados para o seu negócio, principalmente para os de menor porte, com a praticidade de não demandar nenhum recurso adicional além do smartphone.
Entenda como sua empresa pode utilizar essa ferramenta da maneira correta para ter resultados ainda melhores e estar presente na internet e nos aplicativos de mensagens, onde os clientes também estão.
Como usar o WhatsApp corporativo da maneira correta?
Através de seu uso pensado como uma solução repleta de recursos comerciais, que o torna bem mais completo e efetivamente voltado ao mundo dos negócios do que o aplicativo original, voltado para fins pessoais. Os principais passos são os seguintes:
Criação de perfil
A criação de um perfil no WhatsApp business é bem simples: basta fazer o download do aplicativo (Android / iOS) e digitar o número da linha corporativa. É recomendável fazer o processo já no celular em que a conta será utilizada para facilitar a verificação.
Configuração de perfil
Em seguida, basta adicionar os detalhes da empresa no menu Configurações > Configurações da empresa > Perfil, onde será possível adicionar as seguintes informações:
- Foto de perfil: insira aqui uma imagem relacionada à empresa, de preferência seu logo. O tamanho deve ser de, pelo menos, 192 x 192 pixels.
- Endereço: insira aqui o endereço completo da empresa, para ajudar os clientes a encontrá-la. Inclusive, depois de configurar o endereço corretamente, ao clicar no mapa, o cliente poderá utilizar seu aplicativo de GPS ou mobilidade preferido para receber a rota da empresa.
- Categoria: selecione a categoria que melhor se enquadra à da empresa.
- Descrição: aqui, você pode colocar uma breve descrição do negócio para que os clientes possam conhecer a empresa e entender o que ela faz.
- Horário de atendimento: é fundamental colocar o horário correto aqui, pois isso pode ser utilizado para a configuração de mensagens automáticas quando os clientes quiserem falar com a empresa e ela estiver fechada.
- E-mail: informe o e-mail de contato da empresa. Caso ela ainda não tenha um, você pode colocar o seu e-mail pessoal.
- Site: por fim, coloque aqui o site da empresa. Se ela não tiver um site, é possível colocar o perfil de alguma rede social, como Facebook, Instagram ou LinkedIn, por exemplo.
Depois de colocar todas as informações, confirme se elas estão corretas e clique no botão “Salvar”.
Configuração de mensagens automáticas
Não são apenas ferramentas digitais caras e complexas que permitem enviar mensagens automaticamente: o WhatsApp corporativo também, e sua configuração é bem simples.
Ao abrir o menu Configurações > Configurações da empresa, na seção “Ferramentas de mensagem”, você tem três opções, que são as seguintes:
- Mensagem de ausência: ao habilitar o envio de mensagens de ausência, você pode digitar um texto que será enviado a quem mandar algo para o seu perfil. Essa mensagem pode ser enviada sempre, nos horários que quiser programar ou quando estiver fora do horário comercial definido no perfil.
- Mensagem de saudação: quando habilitada, é possível digitar uma mensagem a ser enviada quando os clientes mandarem uma mensagem pela primeira vez ou ficarem 14 dias em inatividade com o seu perfil.
- Respostas rápidas: aqui, o funcionamento é um pouco diferente. Ao clicar no botão “+” localizado no canto inferior direito, no campo “mensagem” é possível escrever textos padronizados, para evitar ter que digitar as mesmas mensagens todas as vezes. No campo “atalho”, digite qual será o atalho para acessar aquela mensagem rápida. Depois de salvar, é só acessar qualquer conversa, digitar “/” e, depois, o atalho escolhido para enviar aquela mensagem.
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Etiquetas para conversas
Para uma empresa, ter todos os chats na mesma página, sem distinção entre eles, pode ser complicado. Por isso, é possível usar o recurso de etiquetas no WhatsApp corporativo, que é um de seus principais destaques.
Quando estiver dentro de uma conversa, abra suas configurações e escolha o item “Nova etiqueta”. Então, crie todas as etiquetas que desejar e clique em “Salvar”.
Para adicionar conversas a uma etiqueta já criada, é só abrir o menu dentro dela, selecionar a que melhor se encaixa e, então, salvar.
WhatsApp Web
Essa é uma dica bem simples, mas que merece ser destacada. Assim como acontece com o WhatsApp tradicional, o Business também pode ser utilizado em computadores e notebooks.
O acesso ocorre da mesma maneira: no computador, abra o site do WhatsApp Web. Então, no menu inicial do aplicativo em seu celular, abra as configurações, selecione a opção “WhatsApp Web” e escaneie o QR Code da tela do computador. A partir de então, é só utilizá-lo normalmente.
Domine o WhatsApp Business e tenha uma empresa mais conectada!
A importância do mobile marketing é bem grande, principalmente na sociedade de hoje em dia, em que os smartphones são tão importantes para a vida pessoal e profissional. Por isso, quem souber como usar o WhatsApp corporativo adequadamente tem muito a ganhar.
Há mais de 1,5 bilhão de usuários de WhatsApp em todo o mundo, sendo 1 bilhão de usuários ativos. Apenas no Brasil, estima-se que o número seja maior de 120 milhões, ou seja, 57,55% de toda a população está no aplicativo de mensagens.
Deve-se ressaltar que essa é uma forma de comunicação gratuita também por parte dos clientes, que não precisam pagar pela ligação para entrar em contato com a empresa, o que é mais um ponto positivo e pode favorecer a conquista de uma maior clientela.
Assim como a gestão de telecom é imprescindível para este setor em seu negócio, o WhatsApp corporativo é importante por seu viés tecnológico. Passe a utilizá-lo em sua empresa e veja como os resultados obtidos tendem a ser satisfatórios!