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Telefonia Inteligente – Sabesp implementa solução de BI para redução de custos com telefonia

Última atualização: 20/10/2020 10:57:26

Notícia em jornal de cor amarela sobre atacadão implementação de soluções para redução de custos de telefonia.

Telefonia Inteligente – Sabesp implementa solução de BI para redução de custos com telefonia

TI Inside
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma concessionária de serviços de saneamento. Fundada pelo estado em 1973, abriu seu capital em 1994, quando tornou-se uma empresa de economia mista. Atualmente, fornece água e trata os esgotos de 366 municípios. Tem ações negociadas nas bolsas de São Paulo e Nova Iorque. Seu maior acionista é o governo do estado de São Paulo.
A partir de 1995, a Sabesp adotou um modelo de administração descentralizado, baseado no conceito de unidades de negócio regionais, divididas por bacias hidrográficas. São 16 unidades, que possuem autonomia de gestão, aplicação e alocação de recursos.
“Quando começou o movimento de criação das unidades de negócio na empresa, cada uma recebeu autonomia total”, explica Sérgio Nakamura, gestor de estratégias de Telecom e redes da Sabesp. “Naquela época os serviços de telecomunicações também foram descentralizados. Depois percebeu-se que a estrutura antiga deveria ter sido mantida, para melhor controle de gastos da holding.”
No entanto, cada unidade já havia adotado sistemas de tarifação para telefonia de diferentes empresas e modelos. “Os principais problemas decorrentes da descentralização foram os gastos consideráveis e descontrolados, além da falta de inventário do que era realmente contratado”, diz Nakamura. “Heranças de uma Sabesp sob o conceito de empresa pública”.
A companhia decidiu então investir em um sistema unificado para controle de custos de telefonia. A Plataforma adotada é fornecida pela Sumus, especialista em gestão técnica e financeira de recursos de telecomunicações. Em 2003 foram instalados alguns pontos piloto para testes, e a adoção em definitivo foi feita em 2007 sendo que, este ano, foi implantada uma nova versão do sistema, o Sumus Servidor for Web BI (SSW-BI).
Acessibilidade
A ferramenta atende a 220 localidades, que reúnem 16 mil ramais e 748 PABX, sendo aproximadamente 80% já com a nova versão do SSW-BI. Com o sistema, relatórios e informações podem ser acessados via web. “ O sistema tem a vantagem de permitir grande acessibilidade por parte dos gestores, eu podem ver essas informações onde estiverem”, diz Vanderlei Ruiz, gerente de pós-vendas da Sumus.
Somente coma a adoção do sistema e da cobrança de particulares, já obteve-se redução de 10% a 13% nos gastos. Além desse recurso, a ferramenta oferece opções de relatórios e gráficos pra dimensionamento de infraestrutura, com identificação de desperdícios, análise de tarifas, rateio de despesas, etc. Há ainda um recurso de autoanálise, que demonstra tendências de crescimento ou queda dos gastos.
“Adotamos a ferramenta da Sumus para unificar nossa rede de telecomunicações, explica Sérgio Nakamura. “Para o processo de centralização, a solução facilitou a unificação de nossas unidades de negócios, padronizando a tarifação.”
O sistema atende tanto plataformas IPT (de telefonia IP) como PABX convencionais, e permite o controle do número ilimitado de sites, usuários, ramais e senhas da empresa em um mesmo sistema.
Uma solução desenvolvida pela própria Sabesp, trabalhando em conjunto com o SSW-BI, identifica os ramais de onde partem as ligações, para quem fez chamadas passíveis de cobrança direta ao funcionário. No futuro próximo, esse recurso permitirá identificar automaticamente quais números chamados são ou não particulares, com o desconto das ligações sendo feito diretamente na folha de pagamento.
A expectativa da Sabesp é economizar ainda mais, conforme os recursos da ferramenta forem incorporados e explorados. Além disso, a empresa está adotando procedimentos empresariais para o uso racional de telefonia fixa e móvel, com limites de utilização pra cada unidade administrativa. Segundo Nakamura, ainda há vários abusos e irregularidades na utilização dos recursos. “Mas a maior mudança já aconteceu. Agora vamos afinar nossas ações com o uso da ferramenta e conseguir redução ainda maior dos gastos com ligações.”

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