RTI
A Sumus, empresa especializada na gestão técnica e financeira de recursos de telecomunicações, de São Paulo, desenvolveu e incorporou a seu software tarifador de ligações uma ferramenta de BI – Business Intelligence. Com a novidade, o usuário tem uma melhor visualização dos dados, facilitando o cruzamento e análise das informações. “O sistema oferece muito mais agilidade e flexibilidade para a tomada de decisão”, diz Guilherme Lousada, gerente de produtos e marketing da Sumus. A nova versão do tarifador com ferramenta de BI é fácil de usar: traz um menu intuitivo, bastando clicar e arrastar os campos desejados.
Assim, o profissional não precisa ser especialista para entender e gerenciar as informações fornecidas. Para quem já possui o software tarifador, pode-se fazer a atualização via web da nova versão.
Com a ferramenta incorporada no tarifador é possível, por exemplo, a geração de gráficos resumidos por departamento e relatórios de análise de melhores operadoras e planos, com base no mapeamento automático do perfil de ligações da empresa, além de relatórios de ranking que auxiliam no controle de abusos na utilização.”Também gera relatório de minutagem, que fornece informações para a empresa negociar com as operadoras taifas especiais”. Diz o gerente.
Há 25 anos no mercado, a Sumus é uma empresa nacional e pioneira no segmento de tarifação e gestão, baseado no conceito TEM – Telecom Expense Management, com mais de 30 mil sistemas vendidos no Brasil.
Software Tarifador
O tarifador telefônico realiza a coleta de todos os tipos de ligações enviadas por uma ou mas centrais telefônica de qualquer marca ou modelo, efetua a tarifação dessas ligações, inclusive VoIP. O sistema pode ser utilizado por empresas a partir de 16 ramais. Com a consolidação das informações , as empresas podem ter um melhor gerenciamento dos recursos de telefonia e, consequentemente, reduzirem os custos com a operadoras.
A gestão de ligações telefônicas, de contas e contratos, vem crescendo de forma significativa no grupo, hoje com 70 contratos firmados com grandes empresas, como a Sabesp, Infraero, Casas Bahia, Braskem e EBX.” Temos clientes há mais de 10 anos, que sempre renovam seus contratos”, diz.
A redução de custos é de no mínimo 20%, mas temos casos em que a conta caiu mais de 50%.Houve casos de clientes que tinham mais de 300 linhas telefônicas contratadas, mas sem uso. Outros sofriam com o abuso de ligações particulares ou com irregularidades na cobrança das contas telefônicas.”A auditoria das contas permite o reembolso de valores indevidos”, diz.
Assim, a empresa, que nasceu comercializando o software de tarifação, oferece hoje uma série de serviços que envolvem toda a gestão dos processos do cliente, como análises dos gastos com telefonia, inventário dos recursos instalados, negociação de planos com a operadora para garantir melhores tarifas, reunião com gestores e auditorias de contas telefônicas. O cliente pode contratar somente o serviço de gestão ou, se preferir, somente adquirir ou alugar o software.
Indicado para sistemas de grande porte, acima de 500 ramais, o serviço de gestão pode ir além da telefonia: por meio da importação de dados, é capaz de realizar o controle de qualquer recurso de TI existente na empresa, como notebooks, desktops, impressoras e servidores.”O controle de recursos é uma tendência nas empresas e queremos estar preparados para atendê-la quando se tornar uma realidade”, finaliza o gerente.