Pesquisar
Close this search box.

Como contratar um plano de telefonia móvel corporativa

Como contratar um plano de telefonia móvel corporativa

Saiba quais itens você deve levar em consideração na hora de adquirir um plano empresarial de telefonia celular

Os serviços de telefonia estão entre os mais importantes para o funcionamento de uma empresa.
Se antes apenas o telefone fixo era a ferramenta principal de vendas, hoje os planos de telefonia móvel assumiram um papel ainda mais relevante, pois permitem a comunicação entre executivos e colaboradores em qualquer lugar.
Contudo, na mesma medida que são importantes, os planos de telefonia móvel também estão entre aqueles que geram os maiores custos para a empresa. Dessa forma, é preciso pesquisar bastante e ficar atento a cada detalhe para não acabar pagando mais do que o necessário.
Existem muitas formas de economizar e fazer escolhas inteligentes em se tratando de telefonia móvel. Nesse artigo, listamos as principais dicas para você poupar o dinheiro da sua empresa.

1 – Defina seus objetivos antes

gestão de telecom e financeira
Antes de contratar um serviço de qualquer espécie, é preciso ter em mente um objetivo claro para que você não acabe comprando um item desnecessário para a sua empresa.
A mesma regra se aplica à contratação de um serviço de telefonia móvel. Você precisa ter uma noção exata de qual será a intensidade de uso por parte dos seus colaboradores.
Assim, antes de sair fazendo orçamentos, faça um levantamento de tudo que você vai precisar, desde o número de linhas, até a quantidade de aparelhos, quantidade de minutos para ligações e franquias de dados para acesso à internet.
Lembre-se: os planos é que têm que atender às suas necessidades, e não o contrário.

2 – Verifique as regras de contrato

Em alguns momentos somos tentados com ofertas que, à primeira vista, parecem irresistíveis e com as empresas de telefonia móvel a situação não é diferente.
Há muitas delas que oferecem uma condição diferenciada nos primeiros meses de contrato, para posteriormente começarem a cobrar o valor normal.
O que nem todos prestam atenção são às cláusulas contratuais, que muitas vezes podem fazer com que você fique preso a um plano por até um ano.
Além disso, em alguns casos, existem multas por cancelamentos que podem colocar a perder aquele desconto que parecia vantajoso no início. Assim, analise com cautela os contratos antes de tomar uma decisão.

3 – Fuja as ofertas prontas

Sempre que possível, as operadoras de telefonia móvel vão tentar empurrar para você uma oferta do tipo combo, reunindo uma série de serviços a um preço mais acessível.
Entretanto, o que muitos não se dão conta é que por trás de um preço convidativo estão muitas vezes serviços que a sua empresa não vai usar, o que encarece desnecessariamente o valor final das contas.
É por essa razão que o combo deve ser evitado. Para isso, existem os consultores especializados em customizar planos para empresas.
O ideal é conversar com um deles e pedir um orçamento que atenda às suas necessidades, e não apenas os pacotes prontos das companhias. Prefira sempre um desconto do que a inclusão de um serviço extra que você não vai utilizar no pacote.

4 – Analise os celulares a serem comprados

Pessoas no celular
Frequentemente vemos empresas comprando smartphones para os seus funcionários e há companhias que chegam a incluir modelos top de linha entre as alternativas.
Esse é um dos pontos onde você pode economizar bastante, caso analise com cautela quais são as reais necessidades dos seus funcionários.
Em linhas gerais, a maioria das pessoas utiliza os planos de telefonia móvel com duas finalidades: ligações e troca de mensagens de texto – ou no máximo imagens e vídeos. Para suprir funções como essas não é necessário gastar mais do que R$ 1 mil em um smartphone.
Os aparelhos intermediários disponíveis no mercado atendem bem esses requisitos de forma que comprar um top de linha aqui é simplesmente luxo.

5 – Oriente o uso e tenha um sistema tarifador telefônico

Antes de compartilhar um plano de telefonia móvel com seus colaboradores, é de suma importância que a empresa estabeleça uma política de uso, indicando claramente o que que pode e o que não pode ser feito.
Dessa forma, desde o início há uma conscientização sobre as políticas mais adequadas de telefonia, e se algum imprevisto ocorrer todos sabem como proceder.
Uma das maneiras de fazer isso é adotar um sistema tarifador telefônico, que registra em uma única central todas as ligações realizadas, bem como os dados gastos ao longo do mês.
A ideia é que o sistema interno seja integrado ao sistema disponibilizado pela operadora, fazendo com que os gestores tenham uma visão geral das despesas a qualquer momento durante o mês.

6 – Tenha referências sobre o pós-venda e o suporte

Automatização de processos
Não importa a operadora, problemas e dúvidas sempre podem surgir. Se for esse o seu caso, entenda que a companhia de telefonia móvel que você contratou de estar disponível para esclarecer todas as dúvidas, bem como resolver os problemas da forma mais rápida possível.
Assim, fique de olho também em informações relacionadas ao pós-venda e ao suporte.
Para descobrir se a empresa que você está em vias de contratar é mesmo uma boa escolha, pesquise na internet em sites como o Reclame Aqui se há denúncias ou relatos de problemas e, principalmente, note como a empresa se esforçou para resolver os impasses.
Quanto melhor for a reputação e o índice de problemas resolvidos, maiores são as garantias de que, caso aconteça alguma coisa de errado com o seu contrato, ao menos o atendimento e a resolução serão tratados com atenção e eficiência.

Autor:

NEWSLETTER



    Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: