Gestão de Telecom sob controle
Power Channel – IBM
A base de telefonia celular ganhou no último semestre 12,1 milhões de novos assinantes, totalizando 133,1 milhões de acessos aos serviços de telecomunicação e todo o país. Os dados são da Anatel, que registrou mais de 2,6 milhões de celulares habilitados somente no mês de junho.
Para atender essa demanda, a Sumus, especializada na gestão técnica e financeira dos recursos corporativos de telecom, oferece a solução Sumus TEM+ que gerencia tanto o uso de telefonia fixa como a móvel no ambiente corporativo. Baseada no conceito de gerenciamento TEM (Telecom Expenses Management), organiza e controla a rede de telecomunicações da empresa por meio de melhores práticas e sistemas robustos, desenvolvidos especialmente para esta finalidade.
Outro diferencial da solução Sumus Tem+ é que, integrada à plataforma IBM e aos servidores Power Systems, pode potencializar os ganhos e performance do ambiente de TI. A alta performance e grande escalabilidade para a solução são garantidas através do suporte ao hardware e middleware IBM, baseados em processadores Power6, banco de dados DB2, WebSphere Application Ser ver com os Sistemas Operacionais i OS, AIX e Linux. O Sumus TEM+ é composto por três serviços, que, de forma integrada, permitem por meio da Web o acesso rápido, simples e organizado às informações. Em adicional, possuem uma poderosa ferramenta de Business Intelligence incorporada, onde o próprio usuário pode criar e manipular as informações. O primeiro é o Sumus Expenses Solution, que faz o gerenciamento de todas as contas e contratos de telecom, assim como a auditoria das faturas das Operadoras. A solução é customizada, desenvolvida após a realização de consultoria especializada para a avaliação do ambiente do cliente. A centralização e importação das informações corporativas para o sistema Sumus Expenses permitem análises automatizadas. Essa solução também efetua um completo inventário dos recursos da rede de telecom.
Já o Sumus Billing Solution fornece informações estratégicas corretas e atualizadas para o gerenciamento técnico e financeiro do sistema de telefonia. As configurações e cadastros são incluídos no sistema Sumus e-Billing, que gerencia os recursos de telecom que necessitam de controle. Essa funcionalidade está preparada para atender as centrais e equipamentos TDM ou IP. A operação e a manutenção diária ficam sob responsabilidade da Sumus, que gera e envia mensalmente relatórios e gráficos aos usuários e gestores. Como diferencial, permite controlar ao mesmo tempo informações da telefonia fixa e de telefonia móvel corporativa, no mesmo sistema e de forma descomplicada. O terceiro serviço é o Sumus Consulting, que garante consultoria especializada e soluções planejadas de acordo com o perfil de cada empresa. Pode ser contratado de forma avulsa por companhias que utilizam, ou não, algum modelo de solução Sumus e que desejam o planejamento e execução de um projeto específico.
Alguns exemplos de consultoria e projetos especiais são: Auditoria de Contas para Telefonia Fixa e Móvel, Negociação com Operadoras, Análise de ROI para Projetos de Telefonia IP, Análises e Ações para Redução de Custos. Ao longo de seus 21 anos de mercado, a Sumus consolidou parceria com as principais organizações do mercado de telecomunicações e hoje possui aproximadamente 25 mil sistemas operando em empresas de todos os tamanhos, com atividade em diversas áreas e localizadas em todo território nacional. A Sumus atende as maiores empresas do país e clientes localizados em 14 países da América Latina. Por meio da gestão especializada e softwares desenvolvidos especialmente para o controle dos recursos corporativos de telecomunicação, consegue promover reduções entre 16% e 52% nos gastos de seus clientes.