Atacadão adota solução de gestão de telefonia
TI Inside
Atuando no segmento “cash and carry”, o Atacadão tem como estratégia de negócio atender as necessidades dos clientes com a prática de valores competitivos. Para que essa prática pudesse ser aplicada, a gestão estratégica dos custos com telefonia se tornou essencial para o bom desempenho da empresa em todo Brasil. Por isso, o Atacadão contratou uma empresa especializada na gestão técnica e financeira dos recursos de telecom, a Sumus,que desenvolveu um pacote de serviços adequado às necessidades da empresa.
A solução oferecida pela Sumus, além de proporcionar redução e racionalização das despesas com telecomunicações, possibilitou o planejamento para o controle do uso além de análises periódicas e acompanhamento das ações implantadas e gastos com telefonia da empresa. A partir da implantação da solução, foi possível extrair informações estratégicas, corretas e atualizadas para o eficiente gerenciamento do sistema de telefonia. Para que melhores resultados fossem alcançados, o trabalho da Sumus junto ao Atacadão foi realizado em três fases.
Na primeira, os levantamentos realizados permitiram traçar o real perfil de utilização da empresa e a partir daí, desenhar o escopo do projeto a ser desenvolvido. Na etapa seguinte, a Sumus realizou análises específicas focando a redução de custos e em paralelo o Atacadão disparou uma campanha de conscientização do uso dos recursos de telefonia junto ao público interno. Baseado nas informações levantadas, foi possível realizar um leilão da minutagem com as operadoras (terceira etapa do projeto), que resultou em uma economia anual projetada em torno de R$ 380 mil.
A parceria entre o Atacadão e a Sumus foi selada e está consolidada desde 1998, o que resultou numa redução, aproximada de mais de 30% nos custos de telefonia. Marco Antonio Tadeu da Silva, gerente de Tecnologia, Informação e Comunicação do Atacadão, afirma que, antes da parceria, o controle sobre as ligações era ineficiente, faltavam informações e o custo com telefonia era muito alto. “Para o Atacadão, a gestão oferecida pela Sumus é extremamente estratégica e contribui fortemente em nossa missão, que é atender o nosso cliente com preço justo”, diz.