WhatsApp
Pesquisar
Close this search box.

Abuso no uso de aparelhos altera perfil de contrato fechado entre operadoras de telefonia e empresas

Última atualização: 20/10/2020 10:57:26

Notícia sobre monitoramento de celulares corporativos ser reforçado pelas empresas.

Abuso no uso de aparelhos altera perfil de contrato fechado entre operadoras de telefonia e empresas

O Globo
Ione Luques
RIO – As grandes empresas conseguem, sejam sozinhas ou com a consultoria de empresas especializadas, tarifas reduzidas junto às operadoras de telefonia devido ao grande volume de minutos que utilizam. Porém, a utilização dos aparelhos móveis pelos usuários de maneira incorreta e sem controle pode tornar um plano que, em tese seria vantajoso, num plano oneroso, ressalta Sérgio Ganhito, gerente de RH da Sumus, empresa especializada em gestão de despesas em telecom.
Não menos importante para Ganhito é que, com essas ferramentas, passa a ser possível um correto e detalhado rateio das despesas de telecom entre os departamentos e centros de custo das empresas. Os gestores das áreas passam a ter maior responsabilidade sobre os gastos.
Outro controle de extrema importância, de acordo com o gerente da Sumus, é o inventário dos recursos de telecom – neles se incluem os celulares – já existentes na empresa. Para isso, existe um trabalho minucioso de levantamento de informações contratadas. É necessário realizar esse trabalho antes de inserir as informações corretas no sistema de monitoramento do uso dos aparelhos, pois pode impactar, inclusive, em mudança e melhoria de processos internos.
No que se refere especificamente aos recursos de telefonia móvel, através do controle de inventário, as empresas têm como saber exatamente para qual usuário e departamento foi designado determinado aparelho. A partir daí, fica muito mais fácil controlar, além do trânsito dos aparelhos entre usuários e departamentos, todas as informações sobre o equipamento e até quem pode ou não solicitá-lo.
– É importante lembrar as empresas que, assim como a responsabilidade com o aparelho, o usuário deve também ter responsabilidade com as ligações e com o conteúdo que pode ser acessado com o uso de smartphones. O acesso a conteúdos não autorizados como sites de pedofilia, racistas etc, podem ser extremamente prejudiciais à empresa, já que o recurso pertence à mesma.

Autor:

NEWSLETTER

[contact-form-7 id=”5646″ title=”Form News Sidebar” html_name=”/news-blog-form/”]

Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: