A telefonia fixa é uma das áreas que mais impactam os custos das empresas atualmente. Muitos empresários enfrentam problemas como faturas altas, contratos confusos e falta de controle sobre o uso dos serviços.
A falta de uma gestão adequada nessa área corrobora para “surpresas” desagradáveis e desnecessárias nas faturas mensais, em especial quando há a necessidade de chamadas interurbanas e internacionais no dia a dia da companhia.
Além disso, muitas empresas ainda mantêm sistemas de telefonia fixa desatualizados, que não apenas têm uma manutenção mais cara, como também limitam a flexibilidade e a eficiência nas comunicações.
Mas há meios de contornar essa situação e conseguir reduzir significativamente os custos com telefonia fixa corporativa. A seguir, revelaremos sete segredos para garantir a economia sem sacrificar a qualidade das comunicações dentro e fora do seu negócio.
Segredo #1: Avalie as necessidades da sua empresa
O avanço da telefonia móvel e telefonia VoIP enxugou o número (e a necessidade) de linhas de telefone fixo dentro de uma empresa. Portanto, comece avaliando a real necessidade do serviço na sua companhia. Quantas linhas estão em desuso ou são subutilizadas?
Ao identificá-las, é possível cancelá-las ou unificá-las obtendo economia com a telefonia fixa.
A avaliação das necessidades é uma abordagem estratégica que visa, não apenas economia, mas manter a evolução tecnológica e a comunicação eficaz dentro e fora do ambiente corporativo.
Este segredo serve como um ponto de partida para uma gestão mais inteligente e eficiente dos serviços de telefonia fixa de uma empresa.
Segredo #2: Considere migrar para tecnologia VoIP
A tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) permite realizar chamadas telefônicas utilizando a internet, o que pode resultar em economia significativa nos custos com telefonia fixa corporativa.
Uma tecnologia flexível que permite realizar videoconferência, encaminhar chamadas, correio de voz virtual, entre outros recursos, dentro ou fora das dependências da empresa, por meio de dispositivos móveis e aplicativos.
Tais recursos podem ajudar a reduzir drasticamente os custos com chamadas, principalmente as chamadas de longa distância (interurbanas e internacionais).
Segredo #3: Negocie com as operadoras
As operadoras de telefonia fixa geralmente estão dispostas a negociar contratos para manter os clientes. E isso pode resultar em melhores condições contratuais e tarifas mais baixas para a sua empresa.
É importante pesquisar e estar ciente das opções disponíveis no mercado e buscar alternativas que sejam mais vantajosas para a sua empresa obtendo, assim, economia nos custos mensais.
Segredo #4: Monitore o serviço continuamente
Monitorar o uso dos serviços de telefonia fixa é importante para identificar possíveis desperdícios ou abusos.
Alguns softwares de gestão permitem acompanhar o uso das linhas em tempo real, identificando padrões de uso e áreas de desperdício. Dessa forma, é possível tomar medidas imediatas para controlar os custos excessivos.
Além disso, analisar as faturas de telefonia fixa com atenção é fundamental para identificar possíveis erros ou cobranças indevidas, e contestá-los junto às operadoras – quando houver – e reduzir os custos com telefonia fixa.
Leia também: Dicas para o controle de gastos com telefonia móvel em empresas
Segredo #5: Consolide fornecedores
A consolidação de fornecedores é uma ótima estratégia essencial para reduzir custos e simplificar a gestão de serviços de telefonia fixa corporativa.
Muitas empresas mantêm vários fornecedores de telecomunicações, o que pode resultar em uma dispersão de recursos e custos mais elevados.
Ao consolidar um fornecedor desse serviço, é possível negociar contratos mais vantajosos. Por exemplo, as operadoras de telefonia fixa corporativa costumam ceder descontos e pacotes exclusivos para empresas que centralizam sua comunicação, resultando em economia.
Ao optar por um único fornecedor, a integração entre serviços como telefonia, internet e pacote móveis se torna mais fluida, contribuindo para a produtividade. A empresa também ganha maior visibilidade dos gastos e a gestão se torna muito mais simples e eficiente.
Segredo #6: Treine seus funcionários
Ao educar a sua equipe sobre a importância de evitar chamadas desnecessárias ou de longa duração, a empresa incentiva um uso mais consciente dos recursos de telefonia fixa. Isso pode levar a uma redução significativa nos gastos a longo prazo.
Segredo #7: Considere adotar o trabalho remoto
O trabalho remoto ou home office tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Por isso, é importante revisar a necessidade de linhas fixas para cada funcionário. Muitas vezes, soluções móveis ou VoIP são mais eficientes e econômicas nesse contexto.
7 segredos em uma única ferramenta: Conheça a SUMUS e saiba porque ela é a parceria ideal na gestão de custos em telefonia fixa
A SUMUS é uma parceira ideal para empresas que buscam simplificar a gestão e reduzir custos com telefonia de várias maneiras.
Através de suas soluções avançadas de análise de custos de telecomunicações como o Billing Fixo, Bill Control e Easy Bill da SUMUS, por exemplo, sua empresa pode auditar faturas, identificar desperdícios e oportunidades de economia de maneira muito mais ágil e assertiva.
Além de outras possibilidades como:
Gestão de Contratos e Negociações: através da análise de preços e dados coletados no mercado, podemos ajudar a negociar contratos com fornecedores de serviços de telefonia fixa, garantindo as melhores tarifas e condições contratuais.
Gestão de Ativos de Telecomunicações: módulos que permitem rastrear e gerenciar ativos, como dispositivos móveis e linhas fixas. Isso facilita a alocação eficiente de recursos e a redução de custos associados a dispositivos não utilizados.
Suporte à Migração para Tecnologia VoIP e Soluções Móveis: orientação e suporte especializado para fazer essa transição de maneira eficiente, ajudando a maximizar as economias.
Integração com Outras Ferramentas Empresariais: nossas soluções podem ser integradas facilmente a outros sistemas empresariais, como sistemas de gestão empresarial (ERP) e ferramentas de colaboração, tornando a comunicação mais eficaz e eficiente.
Além de muitas outras possibilidades como detalhamento de faturas, rateio de custos mais justo entre as áreas da empresa, e muito mais. Tudo isso contando com uma equipe de consultores experts em tecnologia e telecomunicações
Leia mais: Estratégias inteligentes para redução de custos de telecom
Conclusão
Reduzir os custos com telefonia fixa é um objetivo alcançável que pode trazer benefícios significativos para a sua empresa. Agora que você conhece os sete segredos, basta colocá-los em prática para começar a economizar.
Agora, se você pensa em obter todos esses benefícios e mais, de maneira mais ágil e eficiente, conte com a SUMUS. Ajudamos a sua empresa a otimizar os gastos em telefonia fixa, liberando recursos valiosos para investir em outras áreas estratégicas do seu negócio.
Lembre-se de que a gestão eficaz dos custos é fundamental para o sucesso empresarial a longo prazo.
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