Para algumas empresas, os custos com TI são significativamente altos, mas imprescindíveis para o bom funcionamento das atividades.
Isso é justificável, pois a Tecnologia da Informação (TI) define todos os recursos de tecnologia, como seu processamento de informações e dados, armazenamento, transmissão, disponibilidade de acesso e segurança.
Esse processamento inclui softwares, hardwares, serviços de comunicação, entre outras soluções.
Ao analisar as planilhas orçamentárias, é possível identificar altos custos com TI, devido a falta de controle e monitoramento.
Podemos destacar principalmente, o custo com a infraestrutura, que costuma ser uma das despesas predominantes.
Porém, há possibilidades efetivas para que o gestor consiga reduzir os gastos no orçamento de TI, colocando em prática algumas estratégias.
Neste artigo, você vai compreender qual a importância da TI na gestão empresarial.
Além disso, a partir desta leitura você saberá as principais dicas para continuar utilizando as funcionalidades da TI, com técnicas para redução de custos.
Qual a importância da TI nas empresas?
Todo e qualquer tipo de recurso tecnológico utilizado com o propósito de produzir dados para os clientes ou até mesmo para seus próprios colaboradores, envolve a TI.
Manutenção de computadores, e-mails, sistemas de gestão, configurações de redes Wi-fi, são exemplos de soluções da Tecnologia da Informação (TI).
Em suma, podemos inferir que a TI é fundamental para que a administração esteja apta a:
- Gerir o negócio
- Produzir resultados
- Transmitir qualidade nos serviços
- Ter o controle sobre o gerenciamento dos dados empresariais
Como abordamos em nosso artigo Fluxo de caixa: 4 passos práticos, é fundamental que a gestão mantenha as despesas e receita do negócio sob controle, para evitar maiores prejuízos e garantir o crescimento da empresa.
Somente monitorando os custos com TI através de métricas, o gestor pode comparar e ter controle sobre os custos com períodos anteriores.
E partir daí, definir ações voltadas para redução de gastos no período seguinte.
Para a realização dessas ações, o gestor precisa ter ferramentas.
Com o aprimoramento constante da tecnologia, as funcionalidades das ferramentas são melhoradas constantemente, contribuindo de forma significativa para o sucesso da empresa.
Com o objetivo de servir de auxílio tanto para empresas de grande porte, quanto para as menores, as inovações tecnológicas permitem a diminuição de gastos em todas as áreas, inclusive em TI.
LEIA TAMBÉM:
4 ganhos que sua empresa vai ter com a Internet das Coisas e você ainda não sabe
4 vantagens do Machine Learning para você aplicar já em sua empresa
4 razões para utilizar Cloud Computing na sua empresa imediatamente
Como reduzir os custos com TI nas empresas?
1.Utilize serviços na nuvem
Os serviços de TI na nuvem são mais acessíveis e muito mais eficientes, uma vez que além de garantir segurança, permite uma maior produtividade, conforme falamos no artigo Serviços que a sua empresa ganha ao utilizar o sistema em nuvem.
É na nuvem também que se utiliza o OPEX para gastos operacionais nas empresas, que tem se mostrado muito mais vantajoso por ser mais flexível.
Outra grande vantagem de utilizar os serviços em nuvem na sua empresa é que os custos com a infraestrutura podem ser reduzidos significativamente.
Já que as empresas com a utilização de serviços em nuvem não precisam investir na compra de máquinas com grande capacidade de memória interna.
Além disso, o custo com manutenção das máquinas e o investimento para a compra delas é reduzido bruscamente, pois os sistemas na nuvem podem ser operados em máquinas básicas.
2.Automatize processos operacionais
Com o avanço da tecnologia, as empresas ganharam muitos benefícios, entre eles está a possibilidade de automatizar processos utilizando softwares de gestão.
Os processos operacionais automatizados garantem a redução dos custos com TI e o aumento da produtividade da empresa.
Existem algumas tarefas repetitivas feitas por colaboradores que estão sujeitas a erros e retrabalhos.
Automatizando os processos de TI, é possível aumentar a qualidade do trabalho feito, à medida que possibilita a eliminação das chances de erros e amplia a sua rastreabilidade.
Especialistas da área de TI ressaltam que a automatização é fundamental e urgente para melhorar o desempenho das atividades.
3.Contrate serviços de consultores externos
O ideal para o gestor é avaliar quais setores dentro da empresa precisam de profissionais especializados.
Seguindo a premissa de que um profissional bom no que faz, vale por dois ou três na gestão empresarial.
E para que a administração de um negócio tenha sucesso, o gestor precisa contar com soluções especializadas.
É por isso que a consultoria externa tem ganhado espaço cada vez mais.
Os motivos para isso são vários, mas podemos destacar duas razões pelas quais você como gestor deve procurar uma consultoria externa. Elas são:
1.Expertise em um determinado setor ou assunto, trazendo know-how e uma visão mais detalhada sobre o assunto.
2.Realiza um mapeamento completo e possui om uma visão diferenciada sugerindo ações e oportunidade de redução de custos.
Se você quer saber mais vantagens de contar com uma consultoria especializada, conheça a Sumus.
A Sumus possui serviços diferenciados e bem conceituados desenvolvidos para a redução dos custos com TI e Telecom.
Por isso, pode oferecer uma consultoria completa para seus clientes.
Saiba mais sobre como podemos contribuir na sua gestão, através da nossa consultoria!